Categories: Mobilidade

5 motos que podes conduzir com carta de carro

As scooters continuam a ser as mais vendidas em Portugal, à boleia da “Lei das 125”, as motos que podes conduzir com carta de carro. Ou seja, no teu caso, que estás a pensar mudar das quatro para as duas rodas, e habilitação legal já tens, só falta mesmo escolher o modelo mais adequado.

Mas, avisamos-te: não será fácil. O mercado está recheado de boas propostas, com todos os trunfos que mais interessam: preços acessíveis, a economia no dia-a-dia e a facilidade de condução na cidade. Nós tentamos ajudar partilhando uma lista com cinco modelos que nos enchem as medidas.

5 motos que podes conduzir com carta de carro:

Vespa Sprint 125 – o ícone eterno

O mercado das duas rodas renova-se a toda a velocidade e as novidades aparecem em catadupa, mas a clássica italiana não sai de moda. Mantendo-se fiel à estética deliciosamente retro, a Vespa é eterna, tendo nesta versão Sprint 125 Sport uma das mais dinâmicas. Automática e com um motor monocilíndrico moderno, com 10,7 cv de potência e arrefecido a ar, capaz de autorizar andamentos despachados e consumos baixos – a marca a anuncia uma autonomia a rondar os 300 km com um depósito de combustível (8 litros) –, a Vespa tem como trunfo a agilidade e a qualidade de construção elevada. Os intervalos de manutenção alargados (revisões a cada 10.000 km) também pesam numa altura em que é importante poupar todos os euros. Mais ainda quando o investimento inicial é um pouco elevado.

Quanto custa uma Vespa 125 em segunda mão?

Honda PCX 125 – a “best-seller”

Desde que a legislação tornou as 125 cc acessíveis a quem tem apenas carta de categoria B, as vendas dispararam e a Honda PCX 125 nunca mais largou o ‘top’ das vendas na Europa e em Portugal. O que tem de tão especial? Desde logo, o preço competitivo. Depois, a imagem moderna e a sofisticação, dispondo já de travagem combinada e sistema start&stop, que desliga o motor sempre que estás parado no trânsito, poupando combustível e o ambiente. O monocilíndrico com 12,4 cv de potência é um dos mais rápidos, mas também mais poupados da categoria.

Procuras uma Honda PCX usada?

SYM Orbit III 125 – a económica

Nos tempos que correm, em que andas certamente mais preocupado em fazer contas a todos os euros na carteira, uma scooter é uma opção interessante por ser também económica. E, no campeonato das mais acessíveis, este modelo da marca de Taiwan também tem uma palavra a dizer, sem que o seu preço mais acessível signifique uma qualidade dinâmica ou de construção abaixo dos padrões atuais. A Orbit III 125 é uma scooter urbana muito competente, compacta, com apenas 99 kg a seco, mas que se desenrasca muito bem em estradas abertas. O motor monocilíndrico com potência máxima de 10,2 cv atingida às 8.500 rpm não é nenhum poço de força, mas não te vai deixar ficar mal, rolando confortavelmente a 80 km/h. Um ponto menos positivo é que a forquilha telescópica hidráulica da suspensão dianteira podia ser mais competente no piso irregular. Trunfo: garantia de fábrica de 5 anos ou 100.000 km!

Gostavas de ter uma Sym Orbit?

Yamaha X-Max 125 – a confortável

Para quem procura uma moto urbana, mas não abdica de muito conforto e sofisticação, a Yamaha X-Max 125 é uma opção a ter em conta. O porte avantajado penaliza o peso do conjunto, com 175 kg a cheio, mas são precisamente as dimensões que permitem configurar uma das mais confortáveis 125 do mercado. O sistema “keyless” faz parte do equipamento de série, o que permite o arranque com a chave no bolso, bem acomodado no assento alto e largo. O motor monocilíndrico com 14 cv de potência não conta com sistema Start&Stop, o que penaliza os consumos. Mas a média ronda os 3,5 l/100 km, o que é ótimo para uma moto que responde sempre de forma imediata às solicitações de acelerador. Anda bem, curva melhor e não facilita em matéria de segurança, tendo o controlo de tração disponível de série. Cereja no topo do bolo: capacidade para transportar dois capacetes integrais debaixo do assento e dois compartimentos na consola para arrumos.

Vê já todas as Yamaha X-Max 125 usadas à venda no OLX

Bullit Bluroc 125 – a radical

Porque o mercado das 125 cc não é feito apenas de scooters, aqui está uma racer urbana com muita pinta para marcares a diferença. Com imagem vincadamente retro e um motor pequeno monocilíndrico a quatro tempos, refrigerado a ar e a debitar 11,6 cv de potência, a Bluroc desembaraça-se nas voltinhas de todos os dias e também nos passeios de fim de semana. A caixa é de cinco velocidades, fácil de manusear, e não dispõe de ABS, confiando antes num sistema hidráulico combinado que aciona os travões à frente e atrás em simultâneo. A ergonomia é correta, mesmo parecendo mais indicada para condutores de estatura baixa.

Procura já a tua Bullit no OLX

Como vês, existem óptimas opções de motos que podes conduzir com carta de carro! Se quiseres mais opções, podes pesquisar no OLX por mais motos até 125 cc.


Próximas leituras:

View Comments

Recent Posts

Como transferir dados de um telemóvel para outro

Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um telemóvel para o…

1 ano ago

Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?

Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z Fold 4 e…

1 ano ago

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber

O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede o contrato definitivo.…

1 ano ago

Cálculo salário líquido: como fazer

Sabes se os teus descontos estão a ser bem feitos? Descobre como fazer o cálculo…

1 ano ago

10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios

Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, mesmo nos dias…

1 ano ago

Salamandra a pellets ou a lenha: qual a melhor opção?

Existem diferenças importantes entre a salamandra a pellets e a lenha. Conhece as vantagens de…

1 ano ago