Secar a roupa no inverno pode ser um autêntico filme de terror. As condições meteorológicas não ajudam e muitas vezes a roupa leva dias até estar completamente seca. Pior: algumas peças mais grossas até acabam por ganhar cheiro a mofo por nunca secarem totalmente.

Para quem não tem máquina de secar roupa, esta pode ser uma das tarefas doméstica mais complicada nesta época. Para te desempatar a vida, decidimos reunir as nossas 5 dicas infalíveis para secar roupa no inverno sem máquina de secar.

Como secar roupa no inverno sem máquina?

1# O segredo está na lavagem

Se não tens uma máquina de secar roupa, os cuidados começam no momento da lavagem:

  • Define prioridades: Que peças de roupa têm obrigatoriamente de estar sempre lavadas, secas e prontas a usar? Por exemplo, roupa interior e de trabalho devem ter mais prioridade do que peças que usas esporadicamente.
  • Conhece a tua roupa: Ou seja, as peças de roupa que demoram mais tempo a secar devem ser as primeiras a ir para o estendal. Roupa da cama, casacos, toalhas de banho, etc., são peças que demoram muito tempo a secar e, por isso, deves pô-las a secar logo de manhã para que dê tempo de secarem totalmente até ao final do dia.
  • Não enchas a máquina na totalidade: Apesar de poupares mais água e energia ao fazer cargas completas de roupa, no inverno aconselhamos-te a reduzir o número de peças por ciclo. Isto porque a roupa fica mais bem lavada, o intervalo de tempo entre lavagens reduz e não enches o estendal de roupa molhada.
  • Usa a centrifugação: Para evitares retirar a roupa da máquina a pingar, o que torna ainda mais demorado o processo de secar roupa no inverno, usa a centrifugação. Isso ajuda a retirar o excesso de água das peças sem as danificar e, em alguns casos, a roupa vem quase seca. Verifica nas instruções de lavagem das peças para verificar se podem ser centrifugadas. Se não tiveres esta função ou se as peças não puderem ser centrifugadas, podes sempre torcer à mão, com cuidado para não danificares os tecidos.

10 dicas para uma lavagem de roupa mais eficiente

2# Usa o estendal de forma eficiente

Secar roupa no inverno é um dos piores cenários para quem trata desta tarefa em casa. Mas este cenário pode dever-se não só às condições meteorológicas, mas também aos acessórios usados para secar a roupa, nomeadamente o estendal.

  • Escolhe o estendal certo: Escolher o estendal adequado às tuas necessidades é mais importante do que possas imaginar. Deves tem em conta vários fatores, incluindo a divisão onde o vais colocar e a quantidade de roupa que normalmente lavas por ciclo. Vamos imaginar que não tens uma lavandaria em casa onde possas secar a roupa e não queres ter o estendal no meio da sala. Talvez o estendal de teto ou de parede seja o ideal para ti, pois não ocupa espaço no chão e quando está vazio ninguém dá por ele.
  • Não enchas o estendal com roupa encharcada: Quanto mais encheres o estendal de roupa molhada, mais tempo demora a secar a roupa. Garante que deixas espaço entre as peças, para que o ar circule e chegue a toda a roupa, e que as peças estão bem esticadas. Nada de peças dobradas, encolhidas ou umas em cima das outras. Sacode sempre a roupa antes de colocar no estendal e coloca as peças mais grossas e difíceis de secar nas extremidades do estendal. Intercala entre peças finas e peças mais grossas.
  • Posiciona-o corretamente: O estendal deve estar posicionado de forma a que o processo de secar roupa seja mais rápido. Devem ser priorizados ambientes arejados, próximo de janelas, varandas ou locais com corrente de ar e vento. Além de ajudar a secar roupa mais rápido, esta dica também previne o aparecimento de humidade. Se tens a sorte de receber alguns raios de sol em casa durante o inverno, deves colocar lá o estendal.
Roupa pendurada no estendal

3# Desumidificador

Se ainda não tens um desumidificador, está na hora de visitares o OLX e comprares um em segunda mão. O desumidificador ajuda-te a combater a humidade em excesso, prevenir o aparecimento de bolor, manchas e a evitar condensação. Se colocares um desumidificador junto a um estendal de roupa a secar, o aparelho vai absorver a humidade em excesso da roupa e facilitar o processo de secar roupa.

A humidade recolhida é transformada em água que vai enchendo o reservatório do desumidificador e que pode depois ser utilizada para regar plantas, por exemplo.

O que deves ter em conta ao comprar um desumidificador

4# Técnica da toalha

A técnica da toalha é perfeita para secar roupa mais delicada. E como funciona? Tens de estender a peça molhada sobre uma toalha seca e felpuda e, em seguida, enrolar a toalha, mantendo a peça de roupa dentro. Depois, só tens de apertar várias vezes a toalha para que esta absorva o excesso de água.

5# Recorre a outros acessórios de secar roupa

Para conseguires secar roupa mesmo com pouco espaço em casa, recorrer a acessórios pode ser a melhor solução.

Existem mini estendais para peças pequenas, como a roupa interior, que libertam espaço no teu estendal para outras peças maiores. Tens ainda a corda retrátil que permitem criar estendais de parede extensíveis e os estendais de janela ou varanda, que podes remover sempre que não precisares de os usar.

Os cabides também são uma excelente dica para secar roupa, essencialmente naqueles dias em que precisas de secar uma peça ou outra mais urgente. Para isso, só tens de colocar as peças em cabides junto à janela – podes mesmo pendurá-los no varão das cortinas.

Garante apenas que as peças são penduradas pelas pontas e nunca dobradas. Os cabides com molas são perfeitos para pendurar calças.

Banner com botão "desempata no OLX".

Ninguém gosta de ficar dias e dias à espera que a roupa seque por completo. Com estes truques para secar roupa no inverno sem recorrer à máquina de secar roupa, já não tens de passar por isso.

Deixamos-te uma dica final: verifica sempre se as peças estão totalmente secas antes de as usares e de as guardares no armário. Caso contrário, a probabilidade de aparecer humidade, mau cheiro, mofo ou bolor é muito maior.


Próximas leituras:

Como reutilizar garrafas de plástico
Sabias que podes proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolver a …
Garrafas reutilizáveis: o primeiro passo para cortar no plástico
O consumo de plástico é um problema global com uma solução individual. …

Um comentário a “5 truques infalíveis para secar roupa no inverno sem máquina”

  1. Margarida Oliveira diz:

    Gostei das vossas dicas.
    Ajudam em muito.
    Obrigada!
    Saúde para toda a equipa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *