7 dicas para criares a tua própria horta em casa
Se vives num apartamento no meio da cidade podes achar que é impossível ter uma horta em casa mas há formas de o conseguir. Aprende a criar e a cuidar da tua horta caseira.
Da varanda diretamente para o prato. Consegues imaginar a sensação de poder plantar, colher e usar as tuas próprias ervas aromáticas e outros vegetais? Para quem não vive no campo pode parecer uma realidade muito distante, mas acredita que ter uma horta em casa é possível, até mesmo em apartamentos pequenos.
Só precisas de reunir os materiais certos, escolher as plantas mais indicadas e de alguma paciência.
A lista de vantagens de ter uma horta em casa é longa, mas decidimos escolher as 3 principais razões para começares hoje:
Criar uma horta em casa é muito simples e barato. Com um pouco de imaginação, os materiais certos e as nossas dicas consegues criar uma horta caseira que te permite poupar dinheiro nas compras do supermercado, desde especiarias aos vegetais e legumes.
Descobre como fazer compostagem caseira
Já deves ter ouvido que tudo o que é caseiro é muito melhor. A verdade é que ao teres a tua própria horta em casa podes confirmar que não há aditivos, conservantes e outros químicos que podem não ser tão boas para a tua saúde. Além disso, pode até ser o incentivo que precisas para adotares um estilo de vida mais saudável, começando pela alimentação.
As ervas aromáticas que plantares, por exemplo, vão permitir-te criar pratos divinais e vão encher a tua cozinha com aromas deliciosos. Vão dar mais tempero à tua vida.
Quanto espaço tens em casa para criares a tua hora? Não precisa de muito: um jardim, uma varanda, um quintal, um pátio, uma marquise ou apenas as janelas da cozinha são suficientes para começar.
Mesmo em espaços pequenos é possível criar uma horta em casa. Existem várias soluções que te permitem ajustar a horta mediante o espaço que tens, nomeadamente:
Além do espaço, também deves ter em conta o tipo de plantas que vais querer ter na tua horta. Por exemplo, as ervas aromáticas têm raízes grandes, por isso, deves optar por canteiros, vasos ou floreiras com maior profundidade.
A forma como as plantas precisam de ser regadas também deve pesar nesta equação. Se uma planta em particular precisar de ser regada através de água num prato, para ir “bebendo” à medida que necessita, obriga-te a escolher vasos ou canteiros com furos por baixo e com o tal prato.
A quantidade de sementes e plantas que podes ter na tua horta em casa é muito maior do que possas imaginar. Tomate, tomilho, alface, salsa, batata, couve-coração a crescer na tua horta em casa são algumas das opções.
Deves ter sempre em conta o espaço que tens, a tua própria rotina, necessidades e gostos pessoais. Deixamos-te algumas sugestões:
Depois de teres a tua horta em casa finalizada, é hora de regar as plantas. Mas é preciso ter muito cuidado. Caso não saibas, a rega, tanto a mais como a menos, é um dos principais motivos que fazem com que a missão de manter uma horta em casa seja um fracasso.
Para evitares que as raízes das plantas acabem por morrer por terem água a mais, podes recorrer às pedras de argila, que ajudam a absorver a água em excesso. Ou então, deves optar por vasos de barro que também fazem o mesmo efeito.
O melhor é optares por vasos com furos na base para colocares a água no prato e as plantas absorverem apenas o que precisam.
As plantas são como as pessoas: cada uma tem a sua identidade, necessidades e preferências. Por isso, deves ter em atenção a iluminação que cada planta necessita e as temperaturas que as ajudam a desenvolver-se melhor.
As hortaliças, por exemplo, necessitam de pelo menos 5 horas de luz solar por dia e não suportam temperaturas muito baixas. O tomilho e o alecrim tanto suportam o calor como o frio, mas a salsa e o manjericão preferem ficar resguardadas do sol.
Explora e estuda em detalhe as características e exigências de cada planta que desejas ter na tua horta em casa.
Como podes ver, ter uma horta em casa é muito mais simples do que imaginavas. Com muito ou pouco espaço, com mais ou menos tempo (ou dinheiro), podes plantar as tuas próprias especiarias, hortaliças ou até fruta. Só precisas de seguir as dicas que partilhamos e ter um bocadinho de paciência.
Vais ver que à medida que vais praticando e ganhando mais experiência, a tua horta vai começar a crescer de dia para dia. Agora é hora de pôr as mãos na terra. Diverte-te!
Próximas leituras:
O vosso blog é simplesmente fantástico. Os temas são interessantes e a escrita feita de forma organizada e de fácil leitura, o que me levou a ler até ao fim, o que raramente acontece comigo. Achei tbém interessante ler sobre o Slow Cooker, imprescindível na minha cozinha mas pouco conhecido em Portugal. Parabéns! Vou partilhar!