Fazes parte do grupo de que precisa de viajar, conhecer outras terras, gentes, cidades, com os teus próprios olhos e debaixo dos teus próprios pés? Ou fazes parte do grupo que anseia por fazer a sua primeira viagem, sentir a sensação de levantar voo e o gosto da saudade de casa? Seja como for, aqui reunimos sete dos melhores livros de viagem.

Através deles podes cruzar fronteiras, conhecer novos horizontes e saborear lugares espalhados pelo mundo. E o melhor de tudo isso: podes comprá-los em segunda mão, contribuindo para uma economia circular, um planeta mais sustentável e feliz.

Tem um papel ativo na economia circular!

7 fantásticos livros de viagem no OLX

1. Viagem por África, Paul Theroux

Nesta obra, o escritor Paul Theroux faz uma crítica social aos ex-colonizadores, que tentaram passar a sua cultura às ex-colónias, sem nunca conseguir compreender as gentes e os costumes dos nativos destes países.

A linguagem une o humor negro e o sarcasmo do autor, relatando o que denomina de estranho mundo das viagens por África, entre imprevistos, desenrascanços e encontros inusitados.

Este é um dos excelentes livros de viagem para conhecer o continente africano de Norte a Sul, num registo com cerca de 600 páginas, entre ação e aventura, convidando os leitores a explorar o destino com emoção.

Encontras este livro emocionante à distância de um clique, no OLX.

2. A Arte da Viagem, Paul Theroux

Ainda no mesmo registo riquíssimo de livros de viagem, podes continuar com o escritor Paul Theroux agora num livro que compila várias descrições de viagens e formas de viajar, que te vão facilmente transportar pelos cinco continentes.

A Arte da Viagem reúne uma série de citações de vários autores que escrevem sobre viagens, por vários países e em diferentes estilos, sendo umas mais profundas e detalhadas que outras. É impossível não te identificares com pelo menos uma das aventuras relatadas.

Em suma, esta obra é como um guia filosófico, que retrata toda a bagagem espiritual ou física do autor, com todos os paradoxos afetos às viagens, como os prazeres e sofrimentos do viajante, a solidão, o anonimato e o encontro com estranhos.

Neste registo sobre o quanto uma viagem causa transformação no viajante, podes ainda ler autores como Vladimir Nabokov, Samuel Johnson, Evelyn Waugh, Mark Twain, Bruce Chatwin, Graham Greene, Isak Dineses, Anton Tchekov e Ernest Hemingway.

É mais um dos livros de viagem que podes encontrar em segunda mão, no OLX.

3. As Ilhas Desconhecidas, Raul Brandão

Considerado um dos mais originais livros de viagem, esta obra nasce de uma expedição aos arquipélagos dos Açores e Madeira, no ano de 1924. Trata-se de um diário impressionista das paisagens insulares em que o escritor descreve a vida a bordo do vapor em comunhão com as paisagens do mar e do céu.

Raul Brandão, que realizou a viagem aos 57 anos de idade, consegue captar a essência das ilhas em cada página da sua obra. Esta é considerada a mais completa homenagem aos arquipélagos atlânticos, onde se descreve não apenas a sua beleza natural, como também a condição dos seus habitantes.

Assume-se como um clássico na literatura sobre viagens, com uma leitura capaz de cativar o leitor e de o transportar para cada local retratado.

Encontras esta obra disponível no OLX por apenas 5 euros!

Vê aqui como podes fazer os teus negócios nos encontros Pontos de Encontro do OLX

4. Comer, Orar, Amar, Elizabeth Gilbert

Entre Itália, Índia e Indonésia, a escritora parte sozinha, aos 34 anos de idade, numa viagem de 12 meses. Com um espírito irreverente, joga com a autoironia e conta tudo sobre a sua fuga desesperada do sonho americano.

De uma carreira estável e de sucesso, um casamento, uma casa nos subúrbios de Nova Iorque, passa um ano a viajar sozinha com o percurso delineado entre comer em Itália, orar na Índia e amar na Indonésia.

Começando por Roma, aprendeu a falar italiano e engordou os 23 kg mais felizes da sua vida. Com a ajuda de um guru nativo e de um cowboy do Texas, praticou a arte de devoção por terras indianas. Por fim, em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina, acabando a apaixonar-se inesperadamente.

Entre os livros de viagem, neste os leitores encontram uma escrita emotiva, por vezes cómica, num caminho de autodescoberta e autodesenvolvimento que os vai deixar sem perceber qual das partes foi a sua favorita.

Esta obra de Elizabeth Gilbert, escritora premiada e conhecida jornalista da GQ e da SPIN, está disponível na montra do OLX a partir de apenas 3,5 euros!

5. O Esplendor do Mundo, Gonçalo Cadilhe

Gonçalo Cadilhe nasceu em 1968, na Figueira da Foz, e é reconhecido atualmente por escrever sobre as suas viagens. Começou a palmilhar o mundo em 1993 e desde então reuniu histórias para documentários televisivos, livros de viagem e, ainda, o registo de uma volta ao mundo sem aviões.

Em O Esplendor do Mundo, Gonçalo fala de 99 destinos e experiências de viagem que o marcaram para sempre. E este é o livro que te vai dar a vontade de fazer as malas e de partir, mas podes sempre viajar garantidamente, sem sair do lugar.

Este convite à viagem, leva-te a um verdadeiro check-in imaginário, que se inicia ao nascer-do-sol nas dunas da Namíbia até ao entardecer em Cinque Terre. Desde a descida do rio Mekong, à travessia do Pacífico num cargueiro, aos Templos de Tikal ao exército de terracota de Xian. 

Os destinos escolhidos são apresentados com texto e fotografias do próprio autor, num registo muito pessoal, numa divisão entre locais turísticos, alguns bastante inóspitos e outros tantos impressionantes.

No OLX encontras esta aventura a partir de 9 euros!

6. 1 Km de Cada Vez, Gonçalo Cadilhe

“Não há maior liberdade do que viajar ao sabor do tempo” é a primeira coisa que vais ler na capa de mais um livro de viagem de Gonçalo Cadilhe. Entre os encontros, de terra em terra, o autor partilha todas as alegrias e contratempos de uma viagem em slow-motion.

Este livro contém textos inéditos, onde o autor apresenta as suas impressões sobre os quinze meses que andou, sem pressas ou datas, por destinos tão fabulosos quanto longínquos, como as Galápagos, o Sudeste Asiático, a América Central, a África Austral, a Polinésia, as Caraíbas ou a Oceânia.1 Km de Cada Vez está ainda recomendado no Plano Nacional de Leitura, para o Ensino Secundário.

Encontras disponível no OLX a partir de apenas 4 euros!

7. O Murmúrio do Mundo, Almeida Faria

Este é um autêntico livro de viagem com um belo retrato da viagem do autor à Índia. Depois de vários romances e prémios que consagraram a sua escrita, Almeida Faria traz esta obra, partilhada com Bárbara Assis Pacheco, cujas ilustrações criam a narrativa visual perfeita.

Entre Goa e Cochim, o autor explica como o hinduísmo e o cristianismo se contaminaram, explora os rituais religiosos e transmite com clareza as maravilhas arquitetónicas que vão emergindo.Se a Índia é o teu destino de sonho, com o escritor vais poder viajar através das palavras até outra realidade, entre o passado e o presente.

No OLX encontras a obra disponível a partir de 6 euros.

Entregas OLX: o que faltava para realizares os teus negócios

Seja porque a circunstância atual nos remete para um distanciamento social, exigido pela pandemia que surgiu na Europa no início de 2020, ou apenas para agilizares os teus negócios, agora podes continuar a usar o OLX, mesmo sem sair de casa.

Os serviços de entrega permitem-te enviar ou receber artigos de qualquer parte, seja em casa ou num ponto de entrega perto de ti. Na escolha de um serviço de envio online, as entregas são sempre feitas no dia útil seguinte.

Para além disso, podes escolher já os teus livros de viagem preferidos e acompanhar o estado da tua entrega pelo site, assim como, fazer alterações, sempre que precisares.

Como podes receber o teu livro de viagem em casa

  1. Procura pelos artigos que apresentem o símbolo de Entregas OLX ou fala com o vendedor e menciona que gostarias de o receber através desse serviço;
  2. Indica os dados de entrega ao vendedor: nome, morada e telefone;
  3. Recebe o teu livro de viagem em casa. Se tiveres optado pelo método à cobrança, o pagamento é feito diretamente aos CTT, que depois o transfere ao vendedor.

Podes encontrar vários artigos com Entregas OLX aqui mesmo!


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

3 comentários a “7 livros de viagem para descobrires outros locais sem sair do sofá”

  1. Manuel António Matias da Silva Moreira diz:

    Adorei está forma de comunicar do olx.

  2. ana paula ribeiro diz:

    adorei este artigo sobre livros

  3. Isabel Cruz diz:

    Faltou falar do Bill Bryson…várias viagens por todo o mundo com muito humor à mistura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *