Segundo as recomendações da OMS, deveríamos ingerir cerca de cinco porções de frutas e vegetais por dia. No entanto, vários estudam mostram que muito poucos o conseguem. Isto apesar da dieta ser um fator de risco em uma a cada cinco mortes. E de que as últimas evidências mostrarem que consumir frutas e vegetais traz maiores benefícios para a saúde do que cortar na ingestão de açúcar e gordura.

Consumir batidos de frutas é bom para a saúde. Isto porque o sumo mantém a maioria das vitaminas e minerais encontrados na fruta. Os batidos de frutas ajudam a reduzir o risco de cancro, estimular o sistema imunológico, remover toxinas do corpo, ajudar na digestão e levar a perder peso.

9 ideias de batidos de frutas e vegetais

Beber batidos de frutas frescos e ter um estilo de vida saudável é mais fácil com estas sugestões. Vamos começar com algumas das ideias mais simples e evoluir para outros mais complexos.

1# Espinafre

Esta é um bom batido de frutas para iniciantes. O espinafre tem um sabor suave, mas cheio de vitaminas, propriedades anticancerígenas e é um dos alimentos mais saudáveis do planeta. E para fazeres o batido preferido do Popeye não precisas de muito equipamento. Basta uma liquidificadora como estas.

2# Cenoura

Os sumos e batidos de cenoura são uma boa fonte de fibra, vitamina K e potássio. As cenouras têm sido associadas a níveis mais baixos de colesterol e também a melhor saúde ocular.

3# Açaí

O açaí é outro super ingrediente. Com fama de ser um dos melhores antioxidantes, é a base perfeita para batidos de frutas. Combina bem com abacaxi, morango e banana.

4# Ameixa

É hora de reiniciar. Agita a tua dieta com delicioso batido de ameixas suculentas. Para um toque especial, usa puré de ameixas e leite condensado que arrefecem o batido num dia quente de verão.

5# Romã, beterraba e aloe vera

O nível de dificuldade começa a subir um pouco com esta sugestão para quem evoluir um pouco. A beterraba, por si, já é um desintoxicador. Quando adicionada a aloé vera e romã, este batido ajuda a construir um sistema imunológico forte.

6# Abacate e papaia

Como um superalimento, o abacate oferece uma grande variedade de vitaminas, incluindo as vitaminas K, C, B5, B6 e E, mas também grandes quantidades de potássio e ácido oleico, que reduzem a pressão arterial e o stress.

Já a papaia injeta uma boa dose de antioxidantes no organismo. Um batido perfeito para melhorar a saúde da pele, o coração e até para prevenir algumas formas de cancro.

7# Pepino, couve e pera

Esta combinação refrescante reduz o colesterol e reforça o sistema digestivo. A quantidade de fibra que possui significa que vai minimizar o apetite. Adiciona couve, rica em nutrientes e que contém todas as vitaminas essenciais. O pepino fresco completa esta mistura poderosa.

8# Mel, maçã verde e leite

Dentes e ossos fortes. Isto é o que vais obter se consumires estes batidos de frutas cremosos e refrescantes, graças ao mel e ao leite. O mel também contém um alto nível de cálcio e potássio, que alivia a hipertensão.

As maçãs verdes têm mais fibra do que as vermelhas e também conferem uma acidez agradável a esta mistura. A fibra auxilia na manutenção digestiva, reduz o risco de cancro de cólon e diminui o colesterol.

9# Papaia, abacaxi e limão

Essas frutas tropicais são grandes auxiliares de digestão. Tanto a papaia como o abacaxi estão cheios de enzimas proteolíticas. Esta combinação é perfeita após uma refeição com muita carne, pois ajuda a digerir as proteínas. A papaia também alivia a congestão intestinal.

Escolher este trio significa que o teu sistema recebe uma grande dose de betacaroteno, vitamina C e bioflavonoides, que são alguns dos pilares de um corpo saudável.

O que precisas para criar batidos de fruta saudáveis

Talvez a melhor coisa sobre estes batidos de fruta saudáveis seja a facilidade de os preparar. Exigem muito pouco tempo e apenas alguns utensílios essenciais de cozinha para que o processo de preparação e limpeza seja eficaz.

Liquidificador

O segredo por trás de todo ótimo batido é um ótimo liquidificador. Mas com tantas opções para escolher, pode ser difícil saber exatamente qual é a mais adequada. Tamanho, preço, potência, ruído e algumas das características a considerar antes de comprar um novo liquidificador.

Máquina de sumos ou espremedores

Para muitas destas sugestões de batidos de frutas, tudo o que precisas é de uma máquina de fazer sumos.  Estes equipamentos são ideais para citrinos (como laranja ou limão), porque extraem o sumo da polpa sem destruir as vitaminas do fruto.

 Centrifugadoras

Estas centrifugadoras são perfeitas para sumos de fruta e legumes porque separam o líquido da polpa e libertam as vitaminas e minerais. Também retém a fibra dos alimentos. Podes ainda utilizar a polpa que sobra para fazer gelados ou dar sabor a bolos e panquecas.

Slow Juicers

As Slow Juicers são espremedores de baixa velocidade, não motorizados, tipicamente verticais. Estas máquinas pressionam e espremem o sumo a baixa temperatura e velocidade, o que preserva os nutrientes. São ideias para sumos de fruta, legumes e até leites vegetais.

No OLX encontras tudo o que precisas para uma alimentação saudável. E não precisas de gastar muito dinheiro, basta alguma criatividade e seguir estas dicas. Pronto para beber saúde? 


Próximas leituras:

Vais viajar? Vê como fazer a mala de viagem
Reunimos as dicas essenciais sobre como fazer a mala de viagem, seja …
5 malas de viagem por menos de 50€
Fazer a mala é o primeiro passo da aventura. E comprar uma …

Um comentário a “9 batidos de frutas e vegetais práticos e saudáveis”

  1. José Pimpão diz:

    Excelente artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *