As câmaras de segurança são o tipo de gadget que nunca queremos ter de usar. Estão lá, dão uma sensação reconfortante e se tudo correr bem podemos esquecer-nos delas durante vários anos. Mas se algo inesperado acontecer, podem ser um poderoso aliado. Mais: a sua mera presença pode ter um potente efeito dissuasor. E com a inovação no setor nestes últimos anos, nunca foi tão fácil ter toda a casa debaixo de olho.

Descobre o que ter em conta para escolher câmaras de segurança

Local de instalação

O primeiro passo é determinar a área que a câmara de segurança deve cobrir, os pontos de instalação e número de equipamentos necessários. É importante incluir os locais de entrada mais óbvios, bem como as áreas pelas quais um intruso teria que passar.

Além disso, determina se precisas de câmaras internas, externas ou ambas. Certifica-te também que as câmaras de segurança estão altas o suficiente para que ninguém as consiga agarrar ou cobrir.

Ligação WiFi

A maioria das câmaras atuais vêm com ligação Wi-Fi que permite acompanhar o que está a acontecer em casa a partir de qualquer lugar, em direto, receber notificações no smartphone e até controlar a câmara remotamente. Estes modelos são também conhecidos por câmaras digitais ou IP, por oposição às analógicas (sem ligação Wi-Fi), que gravam diretamente num cartão micro-SD ou disco rígido.

Estes modelos são mais baratos mas, naturalmente, não permitem acompanhar o que se passa em tempo real. As imagens têm de ser descarregadas posteriormente.

Amplificador WiFi: para te manteres conectado 24/7

Ligação à tomada

Outra decisão importante é se a câmara estará ligada a uma fonte de energia ou se, em alternativa, terá uma bateria acoplada.

As câmaras com ligação à tomada, geralmente recomendadas para uso interno, têm a vantagem de nunca exigir que as baterias sejam substituídas. A desvantagem é que, em caso de corte de energia, a câmara deixa de gravar. 

As câmaras sem fio são muito mais fáceis de instalar, mas exigem trocar de bateria aproximadamente a cada ano. Algumas câmaras externas vêm ainda com painéis solares, nunca exigindo a troca da bateria.

Alta definição

Quanto maior a resolução de vídeo de uma câmara, melhor. A maioria das câmaras de segurança atuais já oferecem vídeo Full HD ou até Ultra HD (4K), recomendado para ver pormenores como caras de pessoas ou objetivos.

Outra funcionalidade a considerar é a capacidade de fazer zoom, pelo menos 8x a 12x. Para além da resolução e zoom, verifica também o campo de visão. Quanto maior for, menos câmaras terás que instalar para cobrir toda a casa. Procura um campo de visão entre 130 e 180 graus.

Visão noturna

As câmaras de segurança externas devem ter visão noturna com um bom alcance, que pode variar entre cerca de 10 a 100 metros. Alguns modelos vão ainda mais longe, oferecendo visão noturna a cores.

Resistência

Nas câmaras de exterior, é importante avaliar a chamada classificação IP. Esta métrica avalia a capacidade para lidar com temperaturas extremas, choques, água e salpicos.  Por exemplo, uma classificação IP de 65, comum para câmaras externas, é completamente à prova de poeira e capaz de suportar água a baixa pressão, como a chuva.

Áudio

Um microfone embutido permite que ouças o que está a acontecer. E, se optares por modelo com uma pequena coluna e microfone, podes até falar através da câmara com quem estiver em tua casa.

Deteção de movimento

Uma câmara deve começar a gravar assim que detetar movimentos. A isto se chama gravação com base em eventos. Alguns modelos mais evoluídos conseguem detetar apenas o movimento de pessoas ou ter alguma forma de reconhecimento facial para evitar gravar pessoas “conhecidas” do sistema.

Comandos por voz

Os assistentes virtuais já chegaram ao mundo das câmaras de segurança. As chamadas câmaras “inteligentes” conseguem comunicar com a Alexa da Amazon ou Google Home, por exemplo, e permitem que uses comandos de voz para ver imagens de segurança numa TV compatível.

E aquilo que até agora parecia ficção científica é possível com câmaras ligadas à porta de entrada de casa: integradas com fechaduras inteligentes, podes desbloquear a porta de casa para receber entregas. E sempre que alguém tocar à campainha, recebes uma notificação no smartphone.

À procura de colunas inteligentes? Estas são as melhores no OLX

Armazenamento

As câmaras de segurança sem fios gravam as filmagens diretamente na cloud, para que as possas ver em qualquer lado – até um determinado limite de espaço. Antes de escolher o modelo, verifica a quanto armazenamento na nuvem gratuito tens direito.

A quantidade de espaço online gratuito e o custo dos planos de armazenamento podem variar drasticamente de acordo com o fabricante e o modelo. Tem em conta também que a maioria dos planos armazena apenas clipes de vídeo acionados por movimento, não feeds de vídeo contínuos. Esta opção é normalmente cobrada à parte, se estiver disponível.

Privacidade

Embora as câmaras de segurança ofereçam tranquilidade, é importante lembrar que, para fazer isso, estão a gravar a tua casa e ligadas à internet. E que se tu consegues ver a tua casa online, talvez outras pessoas também o estejam a fazer – a começar pelo próprio fabricante.

Para não trocar um intruso físico por outro digital, procura câmaras de segurança com autenticação de dois fatores, uma camada adicional de segurança que te envia uma senha de uso único por meio de uma mensagem de texto, um e-mail ou app de autenticação.

Com tantos tipos de modelos e recursos, pode ser difícil saber o que procurar. Aqui, esclarecemos os fatores mais importantes a ter em conta no momento de escolher a câmara de segurança certa para proteger a tua casa. Agora, é só procurar o modelo certo a um preço fantástico no OLX.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *