Pensar numa casa inteligente pode levar-te a assumir grandes investimentos, mas não é necessariamente assim. Existem alguns dispositivos essenciais que já te trazem muitas vantagens com muito pouco custo.

Descobre o que é uma casa inteligente, quais os principais benefícios e como podes dar um upgrade ao teu lar sem gastar muito.

O que é uma casa inteligente?

As casas inteligentes são habitações que utilizam a tecnologia para tornar a vida mais cómoda, mais barata e mais amiga do ambiente. Trazem vantagens a nível de segurança, conforto, conveniência e consumo energético da tua casa.

Esta evolução ocorre através da utilização de equipamentos e eletrodomésticos inteligentes que podem ser controlados através de aplicativos, a partir do teu smartphone ou outros dispositivos móveis, necessitando, para isso, de apenas uma conexão WiFi.

Amplificador WiFi: para te manteres conectado 24/7

Na prática, uma casa inteligente trata da gestão dos equipamentos. Um dos exemplos mais comuns é a programação da subida e descida das persianas para se ajustar à intensidade da luz solar. Ou, por exemplo, a forma como o brilho das lâmpadas se altera de acordo com a luminosidade natural.

Mas existem muitos outros exemplos de aplicações das casas inteligentes. A domótica também vai permitir que detetes comportamentos irregulares e corrigir esse problema numa fase inicial, evitando reparações ou substituições frequentes de equipamentos. Para além disto, permite um controlo remoto e em tempo real, tornando qualquer tarefa mais rápida, simples, cómoda e eficaz.

Conhece os benefícios da domótica

6 vantagens de ter uma casa inteligente

1# Poupança de tempo

Imagina estares a sair do trabalho em direção a casa e, pelo caminho, colocares alguns eletrodomésticos a trabalhar. Quando chegas já tens parte do trabalho concluído. Isto é muito comum com os aspiradores robot, por exemplo. Mas também acontece com outros dispositivos bem mais baratos na lista mais à frente.

2# Maior eficiência energética

A partir do momento em que tens os teus eletrodomésticos e equipamentos conectados, podes controlá-los e programá-los a partir do teu telemóvel. Com isto, podes definir um período de funcionamento de tomadas, deixar de ter equipamentos em standby e programar a sua atividade para horários económicos.

3# Maior segurança

É possível controlar uma casa inteligente em tempo real e saber, em primeira mão, caso algo não esteja em conformidade. Através de dispositivos como câmaras inteligentes, sensores de movimentos, fumo, gás ou água, vais saber se existir uma tentativa de roubo ou invasão, um incêndio ou uma fuga.

4# Maior controlo e conforto

Podes controlar tudo numa casa inteligente, desde a iluminação de cada divisão, à utilização dos eletrodomésticos ou de outros equipamentos, em qualquer momento e a partir de qualquer lugar. As tarefas domésticas ficam assim bem mais simples.

10 dicas para uma lavagem de roupa mais eficiente

5# Entretenimento

Uma casa inteligente permite-te aproveitar melhor o teu tempo e relaxar. Podes criar ambientes intimistas com um toque num botão ou um comando de voz. A música? Ajustável a cada capricho teu, e de forma integrada por toda a casa. Uma casa inteligente é uma casa de entretenimento.

6# Valorização da tua casa

Os sistemas de automação tornam as casas inteligentes mais apelativas no mercado imobiliário. Investe na tua casa, e vê o valor do imóvel aumentar aos olhos de possíveis compradores.

9 dispositivos inteligentes que te podem ajudar no dia a dia

Tornar a tua casa inteligente não precisa de custar uma fortuna. Basta que tenhas estes 9 equipamentos essenciais.

1# Termostatos

Nada como chegar a casa e encontrá-la a uma temperatura confortável, em pleno inverno ou num dia de extremo calor. O termostato inteligente vai permitir que faças esse controlo à distância, através do teu telefone. Pode ser com ou sem fios, preso à parede ou móvel, para uma maior liberdade.

2# Iluminação

Com a iluminação inteligente podes ligar e desligar as luzes, diminuir a sua intensidade, ajustar cor, temperatura e muito mais, dentro ou fora de casa. Aproveita este sistema de personalização para criar diferentes ambientes e aproveitar ainda mais do conforto do teu lar.

3# Tomadas

Ter uma casa inteligente passa por ter tomadas também inteligentes, o que é possível através de pequenos adaptadores que se ligam às tomadas atuais. Este sistema vai permitir controlar e automatizar os teus dispositivos elétricos de forma mais eficiente.

4# Smart speakers

As smart speakers são um daqueles gadgets indispensáveis. Se tu também aprecias uma boa música ambiente, ouvir notícias ou a rádio, também vais querer ter na tua casa inteligente.

As funcionalidades são imensas. Servem para ligar ou desligar a televisão, sem que tenhas de procurar pelo comando, são perfeitas para a cozinha, especialmente os modelos com ecrãs, e também te mostram o passo a passo de cada receita.

As melhores colunas inteligentes estão aqui!

5# Câmaras de vigilância

As câmaras ligam-se diretamente à tua rede Wi-Fi e são ativadas após certos movimentos ou sons na área. Algumas oferecem ainda o sensor meteorológico, que pode ser usado para controlar a temperatura ambiente e a humidade do espaço.

6# Persianas

Imaginas abrir e fechar a tua persiana elétrica através do teu smartphone ou tablet? Sim, é possível. Aliás, podes controlá-la através de qualquer dispositivo de controlo de voz doméstico, como a Amazon Alexa ou Google Home.

As persianas fecham quando a luz é ligada, adaptando o funcionamento à exposição solar e raios ultravioleta. O conforto e a privacidade estão garantidos, e o clima da tua casa mantém-se ideal a qualquer altura do dia.

7# Fechaduras

Com uma fechadura inteligente consegues controlar a porta de tua casa, mesmo a partir do teu smartphone, tablet e qualquer dispositivo habilitado para Bluetooth. Podes atribuir códigos de acesso a familiares e amigos, assim como pré-definir acessos por dias e horas.

Com mais alguns automatismos, consegues fazer com que a porta abra automaticamente assim que te aproximas, e que volte a fechar após a tua saída.

8# Sensor de movimento

O sensor de movimento pode ser utilizado como parte de um sistema de segurança ou simplesmente para ligar mecanismos dentro de uma divisão da casa. Foi concebido para monitorizar a existência de movimentos na tua casa, enviando-te notificações para o smartphone.

9# Sensor de fuga de água

Se já tiveste uma fuga de água em casa, sabes perfeitamente as dores de cabeça que isso causa. Com um sensor inteligente consegues manter a habitação protegida contra inundações e danos causados por água.

Os sensores inteligentes podem ser colocados na cave, lavandaria, casa de banho ou cozinha, e respondem à presença de água, avisando-te através de um alarme através de uma notificação no teu dispositivo móvel.

Como podes tornar a tua casa numa casa inteligente

Fechadura casa inteligente junto smartphone

Se o tema te interessa e queres tornar a tua casa mais eficiente, poupando no ambiente e no teu orçamento familiar, começa por avaliar as tuas necessidades e definir que sistemas é que queres integrar na tua casa inteligente.

Escolhe os ambientes que pretendes automatizar, estabelece o teu budget e faz um orçamento. Depois de definires o que pretendes adquirir, procura os equipamentos no OLX. Passando por estas fases, encontra um especialista para tratar da instalação dos sistemas que escolheste, caso ultrapasse as tuas competências.

Após a instalação concluída, está na hora de programar todos os controlos, sejam eles através do teu telemóvel, de um tablet, keypads ou outros.

Casa inteligente com iOS ou Android

Se és um fã acérrimo da Apple, então talvez já saibas que a marca possui o aplicativo Home, que permite sincronizar vários equipamentos inteligentes, compatíveis com iOS. Através desta app podes controlar a iluminação, tomadas, portões, áudio e muitos outros equipamentos.

Semelhante ao aplicativo da Apple, a app para Android da Google também permite o controlo de equipamentos inteligentes.

As casas inteligentes esperam-te

As casas inteligentes não são algo para daqui a uns anos. Já chegaram, e introduziram sistemas que permitem eliminar ou substituir partes desnecessárias da nossa rotina por ações mais rápidas o que te liberta tempo para o que realmente gostas.

Podes começar por alterar a tua casa aos poucos, adquirindo alguns equipamentos chave em segunda mão, no OLX. À medida que fores adicionando mais, integra-os numa central de controlo inteligente. Pronto para começar?


Próximas leituras:

Como fazer churrascos em casa sem fumo
Todos gostamos de fazer churrascos em casa mas ninguém quer a casa …
Como organizar a cozinha: 10 dicas imperdíveis
Estás cansado de arrumar e nunca ter um espaço totalmente funcional? Revelamos-te …

Um comentário a “Casa inteligente: 9 dispositivos para poupar energia”

  1. Nuno Borges diz:

    Muito bem elaborada a informação, obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *