É a compra mais importante que vais fazer nos próximos tempos: a de um carro usado. No OLX, poderás descobrir um carro à tua medida, e à medida da tua carteira. Mas, antes de mergulhares no mundo dos usados, estuda a lição e descobre como podes realizar o negócio no OLX com toda a segurança. E não te esqueças: a compra de um usado requer alguma sorte, mas sobretudo ciência – e se seguires os seguintes passos não há como errar.

Usa a plataforma de contacto

O número de telemóvel do anunciante está mesmo ali e até podes achar que será mais prático. Mas isso não é verdade – não só não o é, como se o fizeres perderás a oportunidade de ter um registo da correspondência entre ti e quem está a vender o carro usado que procuras. Por isso, de forma a te protegeres, opta sempre por usar a plataforma do OLX para trocares mensagens e para pedires informações. Mantém esse canal de comunicação aberto, mesmo depois de teres outras formas de chegar à fala com o vendedor.

Encontros só de dia

Combinar um encontro presencial com o vendedor para poderes ver primeiro o que vais comprar é essencial com quaisquer bens, mas mais ainda quando se trata de um carro usado. Primeiro, pelo preço (é que mesmo um usado vai custar-te uma quantia significativa). Depois, porque há qualidades e defeitos que só podem ser detetados de perto. No entanto, quando se trata da compra de um carro, há outro detalhe que é importante: marcar o encontro de dia, num lugar bem iluminado. É certo que isso trará mais segurança a um encontro com um estranho, mas poderás aproveitar a luz natural para conseguires avaliar o bólide com todo o cuidado: do lado de fora, procura sinais de ferrugem, borrachas ressequidas ou lassas, cromados riscados; por dentro, além de algum tempo a apreciar estofos e restantes revestimentos, confirma o bom funcionamentos de todos os cintos de segurança e experimenta quaisquer botõezinhos.

Descobre já todos os carros usados à venda no OLX.

Verifica a documentação

Não esperes que o vendedor te passe para a mão quaisquer documentos – assim, como tu te preocupas com a segurança, também ele se mostrará cauteloso. Mas isso não te impede de pedires para ver e analisar a documentação do carro usado que pretendes comprar, cruzando os dados da mesma com os exibidos pelo veículo, nomeadamente o número do quadro – este, composto por um conjunto de caracteres gravados num elemento da estrutura do veículo, constitui o elemento básico da identificação do carro e através dele poderás saber mais sobre o seu historial. Verifica ainda o seguro e o certificado de inspeção – caso este inclua defeitos, confirma se os mesmos foram reparados ou se terás de acrescentar esses consertos à “fatura”.

Faz um test-drive

Regra de ouro na compra de um carro usado: nunca feches um negócio sem experimentar. Por isso, se quem está a vender recuse, vira as costas à compra – esse não é carro para ti. Se, pelo contrário, o proprietário do desejado veículo se manifestar disponível para dares uma voltinha, aproveita a mesma para desenvolveres todas as velocidades disponíveis da caixa, acelerando e reduzindo – se conseguires, testa o carro em traçados diferentes. Mas não te limites à estrada; pratica algumas manobras, acionando primeira e marcha à ré várias vezes – são estas as engrenagens que te vão permitir perceber o estado de saúde da caixa de velocidades.

Procuras uma carrinha usada por menos de 10.000€?

Guarda toda a informação reunida

Claro que não estamos a dizer que deves entrar num negócio a pensar que vais ser enganado. Mas, por alguma razão se costuma dizer que não acontece só aos outros, principalmente na compra de um carro usado. E não é por se tratar de um automóvel que não corres risco de ser vítima de fraude. Além do mais, não vale a pena dar razão ao ditado que diz que “depois de roubado, trancas à porta”. Por isso, guarda tudo: ID do anúncio, mensagens, dados de pagamento, etc. Todos esses elementos servirão para oficializar uma queixa, para a qual poderás contar connosco – se forem precisos mais dados, a própria polícia entra em contacto com o OLX.

Tens um carro que pretendes vender? Do que é que estás à espera para o colocar no OLX?

Banner com mensagem desempata no OLX e botão para o site.

Próximas leituras:

Como funciona o ar condicionado de um carro?
O ar condicionado veio salvar a vida de quem passa muito tempo …
Comprar carro: a importância do test drive
Vais comprar carro? Ótimo. Agora só falta o test drive: não esperes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *