É muito provável que o home office já faça parte da tua vida. Mas talvez já tenhas reparado que com o passar das horas fica mais difícil encontrar uma posição confortável e que aparecem dores na zona lombar ou no pescoço. É sinal de que estás a precisar de uma destas cadeiras de escritório para tornar o teletrabalho mais suportável. Mas uma cadeira de escritório é apenas um dos elementos essenciais a uma vida profissional em casa.

7 dicas para manteres a tua produtividade em home office

Ao trabalhar em casa, é necessário estabelecer uma organização que mantenha as características necessárias para que o teu trabalho seja realizado de forma produtiva.

  1. Mantém a tua rotina de trabalho: A rotina é imprescindível para tirares o melhor proveito do teu tempo. Estabelece um horário, que pode ser o mesmo do trabalho no escritório. Os horários de descanso não devem ser esquecidos. Veste-te como te vestirias no dia a dia na empresa. Vê aqui como conciliar a vida pessoal e o trabalho em casa.
  2. Evita distrações: Em casa torna-se mais difícil resistir às distrações que nos fazem perder o foco, e tal não se refere apenas à tecnologia, mas também relativamente a tarefas domésticas.
  3. Decoração: Pode parecer, à priori, um não assunto no home office, mas o ideal é que prepares um ambiente que te confira bem-estar e tranquilidade. Cores neutras e sóbrias proporcionam um ambiente mais propício à produtividade. Procura espaços com luz natural e boa luminosidade.
  4. Organização: Este ponto afeta diretamente a tua capacidade de foco. Investe na organização do espaço de trabalho, na separação de áreas pessoais e profissionais e em encontrar um local menos sujeito a interrupções constantes.
  5. Local apropriado: Escolhe um local onde possas trabalhar com alguma tranquilidade, sem que sejas constantemente interrompido. Se partilhas a casa com outra pessoa em home office ou se até tens crianças em casa, ao mesmo tempo do teu horário de trabalho, a divisão dos espaços é muito importante.
  6. Acústica do espaço: Os ambientes individualizados são sempre os mais recomendados para desenvolver as atividades de home office, prevenindo que outras interferências sonoras atrapalhem a produtividade ou interrompam alguma chamada ou vídeo, por exemplo.
  7. Postura: Sozinho em casa é fácil deixar cair as regras de postura que mantinhas no escritório, como trabalhar no sofá ou até na cama. Pode parecer uma opção confortável no momento, mas a curto prazo o desconforto e as dores instalam-se. É aqui que uma boa cadeira de escritório é fundamental.

A importância uma boa cadeira de escritório

Se trabalhas em casa, provavelmente passas uma boa parte do tempo sentado. Para evitar desconforto e problemas de saúde provocados pela falta de ergonomia da cadeira de escritório que usas, esta compra deve ser bem ponderada. Uma cadeira de escritório ergonómica alivia a pressão sobre a coluna vertebral e pode melhorar a postura.

Ergonomia no teletrabalho: guia para tornar o home office mais ergonómico

5 dicas para escolher uma boa cadeira de escritório

Cadeira de escritório preta ao lado da secretária

Durabilidade do material

Quanto maior for a densidade da espuma, maior vai ser a durabilidade da cadeira. A densidade da espuma vai também influenciar a circulação sanguínea. As bordas do assento devem ter um acabamento arredondado, para o mesmo efeito.

O estofo da cadeira de escritório deve ser robusto, tornando-a mais resistente a pequenos choques e que evitam rasgos indesejáveis.

Dimensão adequada

É importante considerar os ajustes de altura do assento e do encosto, para que se adaptem às tuas necessidades. O assento deve ser liso, com uma ligeira inclinação para trás, e convém que possua as dimensões adequadas às tuas nádegas e coxas.

O encosto da cadeira deve incorporar um apoio para a região lombar, uma vez que esta área da coluna vertebral está apoiada durante bastante tempo na cadeira. Quando sentado, deves ter os pés pousados no chão ou sobre um apoio, garantindo assim a postura correta.

Apoios reguláveis

Assim como o encosto e o assento, os braços devem ser reguláveis, para que possas ajustá-los à tua medida. O encosto deve ser articulado e quanto maior o espaldar, melhor é o apoio geral das costas. 

Os braços não devem dificultar a aproximação da mesa, obrigando-te a ficar numa posição desconfortável. A posição correta é quando os cotovelos ficam apoiados e as mãos no nível do teclado.

As tuas pernas e cintura devem ficar devidamente apoiadas, sendo que o ângulo entre as coxas e o torso deve situar-se entre 90º e 105º. Os joelhos devem ficar dobrados e relaxados, a uma posição de 90º em relação ao assento.

Base com rodas

Uma cadeira de escritório com rodas permite uma mobilidade mais facilitada e evita algum esforço desnecessário para movê-la.

Procura testar a cadeira, se possível. Podes ainda verificar para que pisos é que a cadeira de escritório em questão é recomendada e, se necessário, adquirir uma proteção para o chão.

Estabilidade

As molas de suporte são importantes para diminuir o impacto dos teus movimentos e, dessa forma, garantir uma maior estabilidade durante o uso.

Amplificador WiFi: para te manteres conectado 24/7

Conhece os 4 tipos de cadeiras de escritório que podes encontrar no OLX

  1. Utilização esporádica (menos de 1 hora por dia): A opção mais simples será suficiente. Procura cadeiras de escritório económicas, práticas, fáceis de limpar e de organizar.
  2. Utilização média (entre 1 e 3 horas por dia): Devem ter ajuste de altura, acionado por manivelas. Devem ter rodas para serem de fácil locomoção. 
  3. Utilização intensiva (3 a 5 horas por dia): Devem ter um encosto alto e o assento largo. Devem ser giratórias ou permitir aproximação, com rodas ou pés fixos. O assento e o encosto devem ser fixos ou de ajuste, sendo que algumas têm também sistema de inclinação.
  4. Utilização permanente (mais de 5 horas por dia): Se este é o teu caso, deves procurar a mais completa das cadeiras de escritório, com sistemas integrados ergonómicos. Idealmente deve ter ajustes e apoios em pontos específicos e personalizáveis. Tem cuidado redobrado na escolha da espuma e apoio lombar.

Encontra a cadeira de escritório perfeita para ti

Na secção Movéis encontras mais de 2.000 anúncios de cadeiras de escritório, com oportunidades excelentes. Os melhores negócios de cadeiras de escritório estão à distância de um clique e é no OLX que podes comprar praticamente tudo!


Próximas leituras:

As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …
Como preparar a casa para o inverno? 9 dicas imperdíveis
As temperaturas baixas estão aí. Descobre como preparar a casa para o …

Um comentário a “Como escolher cadeiras de escritório perfeitas para teletrabalho”

  1. Jorge Silva diz:

    Melhor site para compras e vendas online! Seguro, inovador, honesto, transparente, eficaz, compensador, com otima aproximação com o utilizador e rapido no apoio ao utilizador. O OLX possui todas as qualidades necessarias para plena satisfação dos utilizadores. Em nome de todos, o meu muito Obrigado pelo vosso trabalho. Um Enorme Bem Haja, e Feliz Natal para todos vós, mas também um ano novo de 2021, melhor que este que está a terminar. Que Deus vos abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *