Tamanho, peso, materiais. Descobre o que ter em conta para escolher cada tipo de bicicleta e encontra o modelo perfeito no OLX.

Os 6 principais tipos de bicicletas e como escolher

O primeiro passo para eleger uma bicicleta é perceber que existem muitos tipos diferentes, cada um com as suas especificidades.

Clássica

A bicicleta clássica é o modelo mais comum e habitual de se ver. Perfeita para passeios ao fim de semana, idas para o trabalho ou para quem procura fazer exercício físico, ou seja, para pequenas ou médias distâncias.

Assim, deves optar por uma bicicleta com rodas maiores, pneus mais grossos e texturados para preencher os buracos e más condições das vias, o guiador deve ser mais alto de forma a manter uma posição reta e confortável.

O fundamental é estares confortável e seguro e este é o ponto forte destes modelos. Um conselho? Aposta em bons cadeados para que fique estacionada com toda segurança e os cestos serão sempre uma mais-valia para levar os teus pertences pessoais.

Descobre como escolher o tamanho ideal da bicicleta, para homens e mulheres.

Guia de dimensão para homens:

Altura (cm)Dimensão interior da pernaDimensão da roda
147 – 15266 cm 47 cm 
152 – 16069 cm 49 cm 
160 – 170 71 cm51 cm
170 – 175 76 cm54 cm
175 – 180 79 cm57 cm  
180 – 188 81 cm59 cm
188 – 19686 cm61 cm
196 + 91 cm 63 cm 

Guia de dimensão para mulheres:

Altura (cm)Dimensão interior da pernaDimensão da roda
147 – 155 66 cm 45 cm 
155 – 160 69 cm 48 cm 
160 – 16571 cm 51 cm 
165 – 17276 cm54 cm
172 + 79 cm 57 cm 

O peso médio de uma bicicleta clássica é de 16 kg. O peso destas bicicletas varia de acordo com o tamanho do quadro, o material do quadro e os componentes.

Dobrável

Se andas de um lado para o outro da cidade e não dispensas da companhia da tua bicicleta, os modelos dobráveis podem ser os mais adequados. As características são bastante idênticas da “clássica”, tendo a mais-valia de ser facilmente transportada e arrumada. Dica: a viagem em transportes públicos será muito mais fácil e cómoda, e os outros utentes também te vão agradecer.

O tamanho da bicicleta dobrada é geralmente proporcional ao diâmetro de roda.

Polegadas da rodaDimensão dobradaVolume ocupado 
16’’585 x 565 x 270 mm89 litros
20’’660 x 820 x 320 mm173 litros
26’’810 x 900 x 380 mm277 litros
27.5’’870 x 950 x 460 mm380 litros

Outro aspeto a ter em conta é a velocidade de dobragem. As bicicletas dobráveis mais rápidas levam cerca de 10 segundos, sendo que as mais lentas podem demorar até mais do que 5 minutos.

As bicicletas dobráveis pesam cerca de 13kg, dependendo da marca e do modelo. Existem algumas bicicletas dobráveis de fibra de carbono de última geração que pesam menos de 9kg, mas têm um custo superior. Se estás à procura de uma bicicleta dobrável, verifica o peso exato, sabendo o vais ter de carregar quando estiver dobrada.

Montanha

A escolha das bicicletas de montanha deve obedecer a critérios mais exigentes a nível dos materiais utilizados e dimensões recomendadas.

Os modelos de montanha são mais robustos e “pesados”. Por isso, é importante que os travões e a suspensão devem ser dos melhores materiais e é aconselhado a que sejam revistos todos os anos por forma a não perder segurança e eficácia.

O quadro é também muito importante, se é de carbono ou de alumínio uma vez que tem influência no peso e nas vibrações.

As bicicletas de montanha são mais pesadas do que as bicicletas de estrada por vários motivos. Uma mountain bike geralmente tem mudanças extras para ajudar o ciclista a pedalar em trilhos íngremes e com todos os tipos de obstáculos que se encontra na natureza.

Também vêm equipados com pneus grandes e suspensão para tornar o percurso mais suave. Com a suspensão, pneus maiores e mudanças extras, a maioria das mountain bikes podem pesar em média 15 kg (dependendo do modelo, material de construção, tamanho, componentes, etc).

Artigo relacionado: Melhores locais para fazeres BTT em Portugal

Estrada / Perfomance

Se já és um pró, e fazes da bicicleta a tua companheira de competições então os pneus ultrafinos, os guiadores em formato “drop” e a leveza dos materiais serão uma mais-valia das bicicletas de estrada, que aumentam a tua impulsão e aceleração.

Estas bicicletas normalmente necessitam de um maior investimento financeiro mesmo nos modelos de entrada, se comparares aos outros tipos de bicicleta. As bicicletas de performance podem pesar cerca entre 8 – 10.5kg (dependendo do modelo, material de construção, tamanho, componentes, etc).

Crianças

A idade e a altura são determinantes no momento da escolha das bicicletas para crianças, de modo a torná-la mais robusta e segura possível. Numa primeira fase, as “rodinhas” devem estar presentes, mas também podes optar por bicicletas sem pedais, ideais para que ao mais pequenos ganhem rapidamente o equilíbrio necessário para manobrarem este tipo de equipamento.

Dimensão da rodaIdadeAltura (cm)
12 ”3 a 5 anos98 – 112
14 ”4 a  6anos105 – 117
16 ” / 18 ”5 a 7 anos112 – 127
20 ”6 a 9 anos117 – 136
24 ”8 a 11 anos127 – 145
26 ”9 a 12 anos138 – 154

Aqui as cores e bonecos ganham vida e alegram a vida dos mais novos.

As bicicletas para crianças pesam em média 8 kg. Há 2 motivos para pesarem tanto: a primeira razão é que o peso ajuda a manter a bicicleta estável. À medida que as crianças estão a aprender a andar de bicicleta, o peso ajuda a manter a criança com os pés no chão. Uma bicicleta mais leve será mais frágil e menos estável.

Em segundo lugar, as bicicletas infantis são pesadas porque têm de ser robustas. As crianças são mais propensas a bater com as bicicletas. Os fabricantes de bicicletas infantis projetam bicicletas infantis para aguentarem maus-tratos.

Como escolher uma bicicleta para crianças?

Elétricas

A consciência ambiental é cada vez mais importante na nossa sociedade. Para os mais preocupados com o ambiente, e se os percursos que realizas assim o permitam, as bicicletas elétricas podem ser a opção mais viável.

TOP 4 bicicletas elétricas OLX

Com uma bicicleta elétrica, aquela colina que tens de subir para chegar ao trabalho, vai deixar de ser um pesadelo!

É importante atender que quanto maior o número de volts, maior será a potencia do motor, que na maioria está nos 250W. Tem atenção que o limite de velocidade está nos 25Km/hora e o uso de capacete é obrigatório. Pontos negativos: é uma opção mais cara e é necessário o recarregamento que é, habitualmente, medido por horas de utilização.

As E-bikes são pesadas. Para além do tamanho, também têm uma bateria. Dependendo do tipo de e-bike, pode pesar entre 18 e até 30 kg. A diferença de peso dependerá do tipo de e-bike. Existem modelos dobráveis que são feitos para serem mais leves e fáceis de transportar. Estas e-bikes dobráveis estão mais perto da marca de 20 kg. Se estiveres à procura de uma bicicleta de motanha elétrica, estas poderão pesar até 30 kg.

Qual é o quadro ideal de uma bicicleta?

O quadro é a componente principal da geometria da bicicleta. Serve de base para uma posição mais adequada para o ciclista, de acordo com as diferentes modalidades. Além disso, é o que te permite conseguir um melhor desempenho e conforto na condução da bicicleta.

Todos os quadros apresentam diferentes geometrias diferentes dependendo do tipo e modelo de bicicleta. Isto é, o quadro de uma bicicleta de montanha difere do quadro de uma bicicleta de estrada ou de uma bicicleta de trekking, por exemplo. Assim, escolher o tamanho e o tipo correto do quadro é fundamental para poderes usufruir da tua bicicleta por mais tempo e com mais conforto.

Calcular as medidas dos quadros das bicicletas

Não existe uma medida standard para os quadros das bicicletas. Depende muito do tipo de bicicleta, do fabricante, do modelo, da idade ou género do ciclista, etc. No entanto, existem algumas formas de tornar este processo mais fácil e de encontrar a bicicleta com o quadro no tamanho ideal para ti.

O tamanho da estrutura deve corresponder à distância entre o meio do eixo pedaleiro  e a extremidade superior do tubo do selim. A distância tanto pode ser indicada em centímetros ou polegadas, sendo que uma polegada é igual a 2,54 centímetros.

Para calcular o tamanho do quadro de um adulto deve começar por medir o comprimento da virilha até ao pé. Esta medida deve ser usada agora de acordo com o tipo de bicicleta:

  • Bicicleta de Montanha: no caso das bicicletas de montanha, deves multiplicar o comprimento obtido em centímetros por 0,225. Desta forma, obténs o tamanho do tubo do selim em polegadas, que servirá de unidade padrão para obteres o tamanho do quadro destas bicicletas.
    Exemplo: 84cm (comprimento do eixo pedaleiro a extremidade do tubo de selim) x 0,225 = 18 polegadas
  • Bicicleta de Estrada: usando a mesma medida obtida, podes agora obter o tamanho adequado do quadro de bicicletas de estrada. Para isso, basta multiplicá-la por 0,665.
    Exemplo: 84cm (do eixo pedaleiro a extremidade do tudo de selim) x 0,665 = 55 cm

Pensa bem qual será o melhor modelo de bicicleta para ti. Se já tens uma e achas que precisa de um upgrade, vende-a no OLX, certamente será ótima para outra pessoa e tu podes sempre rentabilizar, adquirindo uma que te encha verdadeiramente as medidas. Se ainda não tens, está na hora de dar ao pedal e arriscares. Lembra-te que a moda das bicicletas veio para ficar.

As melhores ciclovias – de norte a sul de Portugal

Existem atualmente cerca de dois mil quilómetros construídos de ciclovia no país, sendo o objetivo atingir os 10 mil em 2030. Por isso não tens desculpa, pega na tua  bicicleta, na garrafa de água e na máquina fotográfica e parte à descoberta de Portugal. Junta um ou dois amigos para te acompanharem nesta aventura e aproveita ao máximo as paisagens maravilhosas que temos, sejam elas urbanas ou rurais.

Estas são algumas das ciclovias que não podes perder.

  • Pista de cicloturismo de Guimarães-Fafe: Com 15km quase sempre planos, o percurso é rural com as paisagens características do norte de Portugal como pano de fundo.
  • Ecopista do Sabor – Percurso de Torre de Moncorvo: Com vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro acompanhado do verde da natureza, a paz e tranquilidade serão uma constante.
  • Ciclovia de Mira: Com cerca de 10km, permite um agradável percurso entre zona florestal, com lagoas, ribeiras, floresta e dunas. Uma verdadeira diversidade do meio envolvente.
  • Ciclovia de Lisboa: Em Lisboa tens muitas opções desde o ar puro de Monsanto e o silêncio dos passarinhos ou a movimentada zona ribeirinha do Cais do Sodré-Algés com o Tejo como melhor amigo. Ao longo da zona ribeirinha encontrarás aproximadamente 20kms de ciclovias em terreno plano, do centro de Lisboa em direção a Leste até ao Parque das Nações, e em direção a Oeste até a área de Belém.
  • Ciclovia de Cascais: Com mais de 16km de extensão, a mais conhecida é a ciclovia do Guincho, perfeita para os amantes do mar, praia e arribas. Ao longo do caminho os pontos de interesse passam pela Boca do Inferno, Farol de Santa Marta e para um lanche ao final da tarde a Casa da Guia.
  • Rota Vicentina: Uma das mais famosas rotas no nosso país. Uma combinação entre aventura, natureza e o mundo rural ao longo de mais de 1000km de trilhos cicláveis. Difícil será não parar para tirar fotografias.
  • Ecopista do Ramal de Moura – Évora: Inserida numa antiga estação ferroviária desativada desde 1990, foi transformada pela autarquia numa ecopista. O percurso com nove quilómetros envolve-se numa extensão rural com o vislumbre da planície alentejana.

Agora o que nunca te podes esquecer, é da tua segurança e da dos outros. Toma sempre todas as medidas de prevenção e estuda bem o código da estrada para os ciclistas. Sabias que existe?


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Um comentário a “Como escolher uma bicicleta? Vê este guia completo”

  1. Alfredo Santos Pina diz:

    Falta aqui uma Ciclovia que é de Santa Comba a Viseu onde foi substituir a linha Férrea onde é conhecida por conselhos Viseu piso ENCARNADO Tondela Piso VERDE e Santa Comba piso AZUL é muito digno de ser pisado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *