As velas perfumadas não são apenas peças de decorações simples. São também uma forma de criar uma atmosfera acolhedora e agradável. O único problema é que não duram muito tempo e tens de estar sempre a comprar velas novas.

No entanto, podes fazer as tuas próprias velas perfumadas, com ingredientes fáceis de comprar e seguindo alguns passos simples. Vê o nosso guia sobre o processo de criação de velas aromáticas caseiras.

Do que são feitas as velas perfumadas? – Materiais necessários

Quer sejam para decorar a tua casa, para presenteares uma pessoa especial ou até para abrires um pequeno negócio, as velas perfumadas caseiras são uma ótima oportunidade para pores à prova a tua criatividade e desfrutar de todo o processo de confeção.

Para começar, aqui estão os ingredientes, ferramentas e acessórios de que vais precisar:

  • Recipientes: São geralmente usados potes transparentes de diferentes tamanhos. No entanto, podes também podes optar por reutilizar frascos e outros recipientes que já tenhas em casa. As velas podem ficar nestes recipientes ou podes retirá-las. Podes ainda utilizar moldes de bolos para obter velas no formato de estrelas, corações ou outro tipo de formas.
  • Cera: Usa velas prontas para moer e derreter ou então flocos de cera soltos, de soja ou de parafina.
  • Óleos essenciais: Para obteres velas perfumadas, vais precisar de usar óleos essenciais com os aromas que mais gostas.
  • Corante: Para que as velas sejam o mais naturais possíveis, recomenda-se o uso de corante alimentar, mas podes optar por outros tipos de pigmentos.
  • Pavio: É recomendado o uso de pavio para velas feitas de cera natural que possua um suporte de metal, para facilitar o posicionamento do pavio no recipiente, mas existem muitas outras opções.
  • Fitas coloridas: Fitas ou outros acessórios para decorar as velas perfumadas.
  • Paus chineses: Paus de espetada ou palitos – eles vão-te ajudar a ajeitar o pavio.
  • Panela: Para derreter a cera.
  • Tesoura: Para cortar o pavio ou outros acessórios.

Como fazer sabonetes em casa

Como fazer velas perfumadas caseiras – Passo a passo

Fazer velas perfumadas em casa envolve essencialmente 5 etapas:

  1. Medir a quantidade de cera;
  2. Consertar o pavio;
  3. Derreter a cera;
  4. Adicionar outros ingredientes (por exemplo, corantes, óleos essenciais e decorações);
  5. Despejar a cera derretida em recipientes.

À primeira vista pode parecer uma operação complicada, mas se seguires estas regras simples e tentares desfrutar de todo o processo, pode tornar-se em algo divertido e até relaxante. Vamos a isso?

Passo 1 Mede a quantidade de cera

Antes de mais, garante que a superfície onde vais trabalhar é plana e está limpa e protege-a com jornal, com um plástico ou uma toalha. Remove todos os objetos que não precisam de ser usados durante o processo e que não queres estragar ou manchar com a cera ou tinta.

Então, a primeira coisa que precisas de fazer para criares as tuas velas perfumadas é medir a quantidade de cera necessária. Enche o recipiente da vela com cera e dobra a quantidade. Ou seja, a quantidade de cera que vais derreter deve ser o dobro da cera que cabe dentro do recipiente.

Passo 2 Posiciona o pavio corretamente

Certamente não vais querer ter velas com os pavios de um lado. Além de mexer com o teu lado perfecionista, isso vai basicamente arruinar a estética da vela. Para teres certeza de que o pavio fica no centro e na altura certa, coloca dois palitos ou um pau de espetada partido ao meio na parte de cima do recipiente, um ao lado do outro.

Depois de pores o pavio entre os dois palitos, deves prendê-lo com uma mola (de roupa ou de madeira, de forma que estas molas fiquem apoiadas nos palitos, como podes ver na imagem acima.

Tens outro método que consiste em derreter a cera primeiro e só depois mergulhar o pavio nela e colocar a ponta no fundo do recipiente. Depois, esperas cerca de 5 minutos para a cera endurecer.

Por fim, uma outra alternativa é usar cola no fundo de um pavio com suporte de metal e fixá-lo à base do recipiente.

Cera para vela caseira

Passo 3 – Derrete a cera

Corta a cera em pequenos pedaços, se não conseguires encontrar flocos de cera. No fogão, aquece uma panela com água e põe uma outra panela dentro, mais pequena do que a anterior.

É nesta segunda panela que vais colocar a cera a derreter por cerca de um quarto de hora. Vai mexendo sempre, com a ajuda de uma colher de pau ou de silicone.

Ingredientes para velas caseiras

Passo 4 – Adiciona os restantes ingredientes

Depois de derreteres a cera, é hora de adicionares os outros ingredientes que vão compor as tuas velas perfumadas: os óleos essenciais, corantes e as decorações.

Lê atentamente todas as instruções de uso da cera que escolheste e dos pigmentos para veres que quantidades usar. Coloca os ingredientes diretamente na cera derretida e mistura até ficar tudo homogéneo.

Velas caseiras

Passo 5 – Despeja a cera nos recipientes

Antes de virares a cera derretida para os recipientes, deixa arrefecer um pouco – alguns minutos são suficientes.

Usa um termómetro de cozinha e quando vires que a temperatura atingiu 60ºC, é hora de verter a cera lentamente para os frasquinhos. Segura o pavio enquanto viras a cera para assegurar que fica bem posto.

Receitas caseiras de velas perfumadas

As velas perfumadas podem ajudar a decorar a tua casa e, ao mesmo tempo, podem tornar-se numa fonte de rendimento, se transformares este hobby num pequeno negócio.

Abaixo, encontras algumas das receitas mais populares de velas perfumadas que te podem inspirar a dar este passo.

Receita de velas florais

Velas florais
Velas florais

Antes de despejares a cera nos recipientes, pega num pincel e unta algumas pétalas de flores secas com cera derretida e cola-as nas extremidades dos frascos.

Para deixar as velas ainda mais coloridas e interessantes, podes misturar diferentes folhas e pétalas de flores. Podes ainda usar óleos essenciais com o mesmo cheiro das plantas que colocaste nas velas.

Receita de velas perfumadas coloridas

Velas coloridas
Velas coloridas

Se quiseres criar velas perfumadas coloridas, podes usar, por exemplo, minas de lápis de cor. Só tens de os cortar em pequenos pedaços ou moê-los e juntá-los à cera enquanto derrete.

Escolhe lápis que sejam da mesma gama de cores e depois de veres que a cera está colorida, desliza ou deixa assim, com os pedaços de lápis dentro, para uma decoração mais interessante.

Receita de velas perfumadas com surpresas

Velas caseiras com café
Velas perfumadas com surpresas

As surpresas são sempre bem-vindas e, quando se encontram dentro de uma vela perfumada caseira, tornam-se ainda mais especiais.

Escolhe um pequeno presente (um brinquedo, um anel, um colar) e coloca-o no fundo do recipiente antes de despejares a cera.

Podes também usar grãos de café e fitas para decorar a vela no final, para que fique parecida com uma caixa de presente exclusiva.

Receita de velas caseiras perfumadas

Velas caseiras perfumadas
Velas caseiras perfumadas

Enquanto derretes a cera, adiciona os óleos ou essências perfumadas. É importante colocá-los nesta fase de confeção da vela para manter o aroma intenso. Se quiseres, podes até escolher plantas perfumadas como alfazema, manjericão ou hortelã.

Entregas OLX

Agora que sabes fazer velas perfumadas caseiras, podes decorar a tua casa, podes surpreender amigos com um presente especial ou, ainda, transformar esta atividade num pequeno negócio.

É tudo uma questão de deixares a tua imaginação fluir. Tens inúmeras possibilidades de criares velas que se podem destacar neste mercado.


Próximas leituras:

Como reutilizar garrafas de plástico
Sabias que podes proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolver a …
Como fazer sabonetes caseiros: receitas simples e fáceis
Queres saber como fazer sabonetes caseiros e transformar este hobby num negócio? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *