São cada vez mais os equipamentos ligados à corrente. Isto leva a um crescimento significativo do consumo energético e, também, à procura de novas formas de como poupar energia no dia-a-dia.

Sabias que a energia consumida anualmente em Portugal equivale a mais de 2 toneladas de petróleo por habitante? Deste valor, cerca de metade corresponde ao consumo do segmento residencial.

Os valores podem ser assustadores, mas são reais e é preciso baixá-los urgentemente. Se queres saber como poupar energia no teu quotidiano, de forma simples e sem grandes stress, deixamos-te 9 dicas úteis para pores em prática já hoje.

Como poupar energia no dia-a-dia

1# Descobre os culpados pelo aumento do teu consumo de energia

O segredo para poupar energia em casa é ter consciência daquelas que são as principais fontes dos teus consumos energéticos. Faz uma análise dos eletrodomésticos que tens em casa e qual o peso de cada um na fatura da luz.

Numa casa média portuguesa, os principais responsáveis pelo consumo energético são televisões (cerca de 30% do total), frigorífico (20%), forno (20%), climatização (16%) e luz (14%).

Para saberes ao certo qual é a origem dos teus gastos podes instalar sistemas de medição inteligente ou falar com um especialista em auditoria energética para saberes onde e como poupar energia.

2# Usa corretamente os teus equipamentos

Se procuras saber como poupar energia em casa diariamente, deves refletir sobre a forma que utilizas os teus eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos. Ao usares incorretamente estes aparelhos podes estar a gastar mais energia (e dinheiro) do que é suposto.

Considera o exemplo do frigorífico, um dos eletrodomésticos que mais energia consome numa habitação:

  • O teu frigorífico está, pelo menos, a 10 cm de distância da parede?
  • Está longe de fontes de calor, como a placa ou o forno?
  • A temperatura do frigorífico costuma estar acima dos 3 graus?

Se respondeste “não” a alguma destas perguntas, já sabes o que fazer.

Vamos a outro exemplo? Desta vez, vamos testar a utilização da tua máquina de lavar roupa:

  • Utilizas os ciclos mais curtos (e adequados), com as temperaturas mais baixas?
  • Enches a máquina na totalidade, até à capacidade recomendada?
  • Desligas a máquina de lavar roupa depois de cada utilização?

Se todas as tuas respostas foram “sim”, estás no caminho certo.

Começa a poupar com eletrodomésticos mais eficientes

3# Desliga aquilo que não estás a usar

Já ouviste falar em consumos de energia “fantasma”

Estamos a falar dos consumos stand by e off-mode que são, nada mais nada menos, do que os gastos de energia de equipamentos que aparentam estar desligados, mas que continuam a consumir energia. 

Por exemplo, quando desligas a tua televisão no comando, ela fica com uma luz ligada, certo? Isso significa que a TV está em stand-by, desligada no comando, mas ligada à corrente e a gastar energia.

Se não sabes como poupar energia, troca as tuas tomadas atuais por tomadas inteligentes. Assim, consegues programar a hora de ligar/desligar os equipamentos.

4# Não deixes os carregadores ligados

Ainda na onda dos “consumos fantasma”, a mesma regra aplica-se aos carregadores de computadores e telemóveis.

A tentação é grande, nós sabemos, mas consegues imaginar a energia que o carregador do teu PC está a gastar só por estar ligado à tomada? Ou o carregador do telemóvel, que deixas sempre ligado na mesinha de cabeceira.

5# Troca os banhos longos por duches

Depois de um dia de trabalho ou de estudo intensivo, não há nada melhor do que chegar a casa e tomar um banho longo para relaxar. 

Para evitar picos de consumo, seja de energia ou de água, dá preferência aos duches rápidos e evita os banhos de imersão. Se for algo mesmo necessário e se tiveres um termoacumulador elétrico, tenta tomar banho a meio da manhã ou a meio da tarde. Assim, a resistência do aparelho ativa-se fora das horas de maior consumo de energia.

6# Não te esqueças do ferro de engomar ligado

Pode parecer óbvio, mas acontece mais vezes do que possas imaginar. Atualmente, muitos ferros têm uma funcionalidade que os permitem desligar-se automaticamente após alguns minutos sem serem utilizados. Mas eles continuam ligados à corrente e a gastar energia. Sabias que um ferro de engomar gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts? Esquece esta funcionalidade e desliga-o da tomada.

7# Desliga o fogão antes da refeição estar pronta

Sempre que estiveres a cozinhar no fogão ou a utilizar o forno, desliga-os alguns minutos antes da refeição estar totalmente pronta. O calor acumulado no forno, placa ou qualquer eletrodoméstico para este efeito, irá acabar de cozinhar os alimentos sem teres de gastar tanta energia.

8# Mantém os testos nos tachos enquanto cozinhas

Sabias que se mantiveres os tachos e panelas tapados com os testos consegues poupar energia? Além disso, os alimentos ficam cozinhados muito mais rapidamente.

O mesmo se aplica ao forno. Quando estiveres a assar ou a fazer o teu bolo preferido, não abras a porta do forno muitas vezes: estás a desperdiçar o calor acumulado e vais ter de gastar mais energia para o forno voltar à temperatura ideal.

9# Encontra o melhor plano de eletricidade

Muitas vezes, o plano de eletricidade que escolhemos não é o mais acertado tendo em conta as nossas necessidades, estilo de vida e características da casa.

Através do simulador da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos podes comparar todas as ofertas comerciais de energia e gás natural disponíveis tendo em conta o teu perfil de consumidor. Ao escolheres o plano de energia mais adequado, podes poupar bastante ao final do mês, todos os meses do ano.

Descobre qual é a tarifa energética que pode ajudar-te a poupar ao final do mês

Não são precisas grandes mudanças na tua vida, para fazeres uma grande mudança no mundo. Neste caso, com pequenos gestos diários vais conseguir ajudar a reduzir o desperdício de energia e os teus gastos.


Próximas leituras:

Aerotermia: a alternativa sustentável para o conforto da tua casa
A aerotermia está a revolucionar o controlo de temperatura nas nossas casas. …
Batch cooking: poupa tempo e diminui o desperdício
Cansado de cozinhar todos os dias? O batch cooking é uma técnica …

9 comentários a “Como poupar energia? Experimenta estas 9 dicas”

  1. Ferreira diz:

    Tudo o que foi aqui sugerido é verdade! Está na responsabilidade civica de cada um melhorar as emissões negativas. Temos placas solares para aquecimentos de águas há 12 anos,temos placas fotovoltaicas há 4 anos. Os ganhos em economia são brutais e os aparelhos já foram pagos através destas poupanças. Utilizem com inteligência o que temos mais….o sol!

  2. Filomena Duarte diz:

    Gostaria de receber notícias dos estudos recentes e preços dos serviços e produtos de energia solares.

  3. Barbara andre diz:

    Gostei das dicas obrigado

  4. Fernanda Gonçalves diz:

    Sao sempre informaçoes interessantes e aplicáveis

  5. Nuno Miguel Carreto dias da Silva diz:

    Gostei das vossas informações.uma boa informação para um futuro sustentável.
    Obrigado

  6. Fernanda Gonçalves diz:

    Importtantes infofmaçoes

  7. António da Silva R. Pereira diz:

    Boas dicas e conselhos, Obrigado

  8. Arlindo Vasques diz:

    Boas sugestões ! Mas o fundamental , a meu vêr , é o preço da energia ! É dos mais caros do mundo ! Claro que racionalizar é importante . Taxas mais taxas , é sempre a somar ! A EDP apresenta lucros elevados todos os anos ! E é isso que os acionistas , querem ! Mas quem defende os consumidores ?

  9. Inocencio Soares diz:

    Excelentes dicas que nos alertam para promenores que parecendo pequenos sao muito importantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *