Como poupar energia? Experimenta estas 9 dicas
Não sabes como poupar energia de forma simples e prática no dia-a-dia? Temos 9 dicas para reduzires o valor da fatura e da pegada ambiental.
São cada vez mais os equipamentos ligados à corrente. Isto leva a um crescimento significativo do consumo energético e, também, à procura de novas formas de como poupar energia no dia-a-dia.
Sabias que a energia consumida anualmente em Portugal equivale a mais de 2 toneladas de petróleo por habitante? Deste valor, cerca de metade corresponde ao consumo do segmento residencial.
Os valores podem ser assustadores, mas são reais e é preciso baixá-los urgentemente. Se queres saber como poupar energia no teu quotidiano, de forma simples e sem grandes stress, deixamos-te 9 dicas úteis para pores em prática já hoje.
O segredo para poupar energia em casa é ter consciência daquelas que são as principais fontes dos teus consumos energéticos. Faz uma análise dos eletrodomésticos que tens em casa e qual o peso de cada um na fatura da luz.
Numa casa média portuguesa, os principais responsáveis pelo consumo energético são televisões (cerca de 30% do total), frigorífico (20%), forno (20%), climatização (16%) e luz (14%).
Para saberes ao certo qual é a origem dos teus gastos podes instalar sistemas de medição inteligente ou falar com um especialista em auditoria energética para saberes onde e como poupar energia.
Se procuras saber como poupar energia em casa diariamente, deves refletir sobre a forma que utilizas os teus eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos. Ao usares incorretamente estes aparelhos podes estar a gastar mais energia (e dinheiro) do que é suposto.
Considera o exemplo do frigorífico, um dos eletrodomésticos que mais energia consome numa habitação:
Se respondeste “não” a alguma destas perguntas, já sabes o que fazer.
Vamos a outro exemplo? Desta vez, vamos testar a utilização da tua máquina de lavar roupa:
Se todas as tuas respostas foram “sim”, estás no caminho certo.
Começa a poupar com eletrodomésticos mais eficientes
Já ouviste falar em consumos de energia “fantasma”?
Estamos a falar dos consumos stand by e off-mode que são, nada mais nada menos, do que os gastos de energia de equipamentos que aparentam estar desligados, mas que continuam a consumir energia.
Por exemplo, quando desligas a tua televisão no comando, ela fica com uma luz ligada, certo? Isso significa que a TV está em stand-by, desligada no comando, mas ligada à corrente e a gastar energia.
Se não sabes como poupar energia, troca as tuas tomadas atuais por tomadas inteligentes. Assim, consegues programar a hora de ligar/desligar os equipamentos.
Ainda na onda dos “consumos fantasma”, a mesma regra aplica-se aos carregadores de computadores e telemóveis.
A tentação é grande, nós sabemos, mas consegues imaginar a energia que o carregador do teu PC está a gastar só por estar ligado à tomada? Ou o carregador do telemóvel, que deixas sempre ligado na mesinha de cabeceira.
Depois de um dia de trabalho ou de estudo intensivo, não há nada melhor do que chegar a casa e tomar um banho longo para relaxar.
Para evitar picos de consumo, seja de energia ou de água, dá preferência aos duches rápidos e evita os banhos de imersão. Se for algo mesmo necessário e se tiveres um termoacumulador elétrico, tenta tomar banho a meio da manhã ou a meio da tarde. Assim, a resistência do aparelho ativa-se fora das horas de maior consumo de energia.
Pode parecer óbvio, mas acontece mais vezes do que possas imaginar. Atualmente, muitos ferros têm uma funcionalidade que os permitem desligar-se automaticamente após alguns minutos sem serem utilizados. Mas eles continuam ligados à corrente e a gastar energia. Sabias que um ferro de engomar gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts? Esquece esta funcionalidade e desliga-o da tomada.
Sempre que estiveres a cozinhar no fogão ou a utilizar o forno, desliga-os alguns minutos antes da refeição estar totalmente pronta. O calor acumulado no forno, placa ou qualquer eletrodoméstico para este efeito, irá acabar de cozinhar os alimentos sem teres de gastar tanta energia.
Sabias que se mantiveres os tachos e panelas tapados com os testos consegues poupar energia? Além disso, os alimentos ficam cozinhados muito mais rapidamente.
O mesmo se aplica ao forno. Quando estiveres a assar ou a fazer o teu bolo preferido, não abras a porta do forno muitas vezes: estás a desperdiçar o calor acumulado e vais ter de gastar mais energia para o forno voltar à temperatura ideal.
Muitas vezes, o plano de eletricidade que escolhemos não é o mais acertado tendo em conta as nossas necessidades, estilo de vida e características da casa.
Através do simulador da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos podes comparar todas as ofertas comerciais de energia e gás natural disponíveis tendo em conta o teu perfil de consumidor. Ao escolheres o plano de energia mais adequado, podes poupar bastante ao final do mês, todos os meses do ano.
Descobre qual é a tarifa energética que pode ajudar-te a poupar ao final do mês
Não são precisas grandes mudanças na tua vida, para fazeres uma grande mudança no mundo. Neste caso, com pequenos gestos diários vais conseguir ajudar a reduzir o desperdício de energia e os teus gastos.
Próximas leituras:
Tudo o que foi aqui sugerido é verdade! Está na responsabilidade civica de cada um melhorar as emissões negativas. Temos placas solares para aquecimentos de águas há 12 anos,temos placas fotovoltaicas há 4 anos. Os ganhos em economia são brutais e os aparelhos já foram pagos através destas poupanças. Utilizem com inteligência o que temos mais….o sol!
Gostaria de receber notícias dos estudos recentes e preços dos serviços e produtos de energia solares.
Gostei das dicas obrigado
Sao sempre informaçoes interessantes e aplicáveis
Gostei das vossas informações.uma boa informação para um futuro sustentável.
Obrigado
Importtantes infofmaçoes
Boas dicas e conselhos, Obrigado
Boas sugestões ! Mas o fundamental , a meu vêr , é o preço da energia ! É dos mais caros do mundo ! Claro que racionalizar é importante . Taxas mais taxas , é sempre a somar ! A EDP apresenta lucros elevados todos os anos ! E é isso que os acionistas , querem ! Mas quem defende os consumidores ?
Excelentes dicas que nos alertam para promenores que parecendo pequenos sao muito importantes