Comprar casa pela primeira vez é um longo (e caro) processo. Em média, passam-se cerca de 5 meses desde o momento em que começas uma pesquisa séria (várias horas por dia) até seres formalmente dono da casa!

E, muitas vezes, encontrar a casa ideal e ter capacidade para a pagar não é suficiente: num inquérito recente, 55% dos compradores refere que as suas primeiras propostas não são aceites.

Para simplificar um processo desta envergadura, é preciso ir por etapas:

1# Calcula o custo total de comprar uma casa

Existem vários fatores a ter em conta para calcular o custo de comprar uma casa. Para além do valor do imóvel, da prestação mensal e do sinal, tem em conta que tudo tem custos: os registos, o notário, o IMT e Imposto de Selo, os seguros obrigatórios, o IMI, o condomínio, as mudanças, os eletrodomésticos e os móveis.

Se recorreres a crédito para comprar casa, acrescem os juros e outros custos processuais (ou comissões) da instituição financeira: as despesas de abertura do processo de financiamento, a comissão de avaliação por um perito (avaliador) e ainda a taxa de gestão do processo de financiamento.

Por outro lado, é importante que tentes estimar o custo de manutenção da casa. Para isso, define um valor para pequenas reparações.

E, claro, existem outros custos correntes, mais fáceis de calcular: a água, eletricidade, internet. Podes também pedir as contas de água e energia dos últimos 12 meses para ter uma ideia do gasto médio mensal.

Antes de dares o passo de comprar casa, avalia bem todos estes fatores e calcula o custo mensal que vais ter, para além do valor pago à cabeça.

Sabias que no OLX encontras casas de todas as tipologias e preços?

2# Compara requisitos, não fotografias

Parte do que torna o processo de comprar casa tão moroso é a dificuldade em comparar opções. Na fotografia, a casa parece perfeita. Depois de 20 fotografias, percebes que a eficiência energética é péssima. Até descartares esta opção perdestes tempo precioso.

Para evitar a frustração, define bem quais são os parâmetros que procuras ao comprar casa (localização, nº de habitações, preço,…) e quão importante é cada um.

Depois, sempre que estiveres interessado num imóvel, dá uma pontuação a cada parâmetro e atribui um score a essa casa. Se não ficar no teu Top 5 não percas mais tempo, passa à seguinte.

3# Não facilites nos problemas invisíveis

Há alguns elementos que as fotos não mostram. Estes deves verificar com cuidado, ou até levar um profissional contigo para avaliar:

  • Exposição Solar. A posição da casa em relação à luz solar é um aspeto muito importante e com grande influência no teu conforto e custos mensais com eletricidade. As divisões a norte não têm sol, a este têm sol de manhã, a oeste ao fim da tarde e a sul durante quase todo o dia.
  • Isolamento térmico e acústico. Assegura-te de que não existem sinais de humidade nas paredes, nos tetos e por baixo dos parapeitos das janelas. Verifica o isolamento das janelas, a caixilharia, se os vedantes são adequados e se os vidros são duplos.
  • Acabamentos. Verifica a qualidade dos materiais utilizados os interiores do imóvel. Examina o bom funcionamento do gás, água e eletricidade.
  • Infraestruturas. Verifica se o local é servido por linhas de eletricidade, abastecimento público de água, esgotos, telefone, TV e internet e gás.
  • Urbanismo. Informa-te sobre os projetos de construção urbanísticos para a zona, analisa a acessibilidade do local, o trânsito e a facilidade de estacionamento.
  • Vizinhança. Desloca-te ao local durante os diferentes períodos do dia e à noite de forma a observar o ambiente envolvente e se se trata de uma zona residencial onde vais gostar de habitar.
  • Ruído. Avalia o nível de ruído a que casa está exposta em diferentes horas do dia.

Comprar ou arrendar casa: prós e contras das duas opções

4# Faz uma proposta

Se a casa cumpre todos os teus requisitos, está na hora de fazer uma proposta.

Antes de entrares numa negociação, define o valor máximo que estás disposto a pagar pelo imóvel e o montante na primeira proposta.

Depois, inicia o processo negocial com o vendedor, diretamente ou através do agente imobiliário.

5# Confere toda a documentação necessária para comprar a casa

Para comprar casa vais precisar dos seguintes documentos:

  • Cópia da escritura de aquisição, para comprovares que estás a comprar ao dono;
  • Cópia da certidão do Registo Predial, para verificar as hipotecas e penhoras;
  • Licença de habitação válida;
  • Caderneta Predial para verificares a inscrição matricial;
  • Comprovativo de que o IMI e as despesas de condomínio estão em ordem;
  • Comprovativo de que a casa não está arrendada;
  • Certificado energético e da qualidade do ar interior;
  • Em casas novas, pede também a licença de construção, licença de habitabilidade e ficha técnica de habitação;
  • Alvará de Loteamento, no caso de aquisição de terreno para construção de futura habitação, e se é adequado ao tipo de casa que queres construir.

Toda esta informação será necessária para assinares um contrato promessa de compra e venda e, posteriormente, fazeres a escritura da casa.

Na dúvida, contrata uma inspeção a fundo à casa para teres a certeza de que está tudo em ordem.

6# Evita estas armadilhas ao comprar casa pela primeira vez

Aprende com a experiência de outros e evita estes erros de quem compra casa pela primeira vez:

  • Evita decisões emocionais: É fácil apaixonares-te por uma casa à primeira vista, mas não deixes que essa reação emocional inicial te tire o discernimento. Tenta ver além dos aspetos que adoras e verifica se a casa é grande o suficiente, se o layout é viável, se está no bairro certo, ou se tens de fazer obras. Toma uma decisão informada, com todos os pros, contras e custos.
  • Não sejas demasiado crítico: Nenhuma casa é perfeita e vais encontrar pequenos problemas em todas as opções. Para conseguires tomar uma decisão, tenta separar os detalhes dos problemas essenciais que invalidam a compra. A decoração pode ser mudada, as paredes pintadas – mas um pilar estrutural no centro da sala nunca vai ser alterado.
  • Deixa margem financeira: Evita orçamentos demasiado à justa, em que não há espaço para surpresas. Ao comprar casa existem sempre custos inesperados (mesmo sem obras). Por isso, define o teu orçamento com folga.
Banner com botão para informações sobre as entregas OLX.

Encontra a casa dos teus sonhos no OLX. Com os filtros por preço, tipologia, área, localização e até certificado energético é fácil pesquisar. Começa hoje!


Próximas leituras:

Cyber monday: o que é e porque vale a pena?
A Cyber Monday é um dos maiores dias de compras online. Descobre …
Black Friday 2022: vende antigo para comprar novo
Estás preparado para usufruir ao máximo da Black Friday 2022? Aproveita também …

Um comentário a “Comprar casa: o guia para a tua primeira habitação”

  1. Paulo Cabrita diz:

    Gostei das dicas são importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *