Comprar portátil: missão impossível ou questão de método? Segue estes passos para navegar a enorme variedade de oferta que existe.

1# Define o objetivo do portátil

O passo-a-passo para comprar um portátil começa com uma definição clara do teu objetivo. Existem essencialmente 3 tipos de utilizações a considerar:

  • Uso pontual – Se o objetivo é veres filmes e séries de vez em quando e responder a emails, podes ser menos exigente em algumas especificações, mas não facilites na bateria e na qualidade do ecrã
  • Trabalho – Um portátil para trabalho deve privilegiar a bateria, o teclado o processamento e o espaço de disco
  • Gaming – Se o uso do portátil vai ser principalmente para jogos, a placa gráfica, memória RAM e qualidade do ecrã serão essenciais.

Qualquer que seja o uso que lhe vais dar, no OLX encontras centenas de opções

2# Sistema Operativo

O sistema operativo é a tua segunda consideração importante. Tradicionalmente as opiniões dividem-se entre o MacOS da Apple e o Windows da Microsoft. 

  • O Windows é o sistema operativo mais universal, funciona em mais modelos de portátil e integra com quase todas as apps e programas do mundo. Descobre opções de portáteis Windows no OLX.
  • O Mac OS integra facilmente com os teus dispositivo Apple: podes realizar transações com o Apple Pay, receber chamadas ou mensagens de texto no portátil. É considerado mais intuitivo, robusto e seguro contra vírus do que o Windows.

A decisão final vai depender do teu gosto pessoal e daquilo a que estás habituado.

PC ou Mac: qual devo escolher?

3# Escolhe o tamanho certo

Os ecrãs de 12 a 14 polegadas oferecem equilíbrio entre usabilidade e portabilidade. 

Portáteis com ecrãs maiores são adequadas para homeoffice, porque são menos transportáveis e gastam mais bateria.

4# Bateria

Os modelos atuais de portátil podem ter uma bateria superior a 12 horas.

No entanto, à medida que vais acrescentando funcionalidades – capacidade de processamento, ecrãs maiores, discos rígidos mais rápidos – a bateria tenderá a durar menos tempo.

Sugestão para comprar portátil: procura um mínimo de 8 horas de duração anunciada de bateria para que o possas usar comportavelmente.

5#Resolução do ecrã

Este é um dos pontos mais importantes neste guia para comprar um portátil, qualquer que seja a sua utilização. Dado o número de horas que normalmente passas diariamente a olhar para o computador, trata-se da tua saúde e conforto.

Confere este guia de resoluções de ecrã:

  • 4K Ultra HD: As resoluções 3840×2560 e 3840×2160 apresentam quatro vezes mais pixels do que Full HD, criando cores e imagens ricas para visualização e edição de imagens e gráficos realistas. Recomendável apenas para criadores profissionais de conteúdo.
  • QHD (Quad HD) e QHD +: Com resoluções de 2560×1440 e 3200×1800, respetivamente, a densidade de pixels elevada cria detalhes e imagens nítidas, ideal para fotos e trabalhos gráficos, bem como filmes e jogos em alta definição.
  • Ecrã retina: Com resoluções de 2304×1440, 2560×1600 e 2880×1800 são encontradas nos ecrãs da Apple
  • Full HD: A resolução 1920×1080 permite que assistas a filmes e jogues sem perder nenhum nível de detalhe. É suficiente para navegar na Web, e-mail e tarefas simples

6# Touchscreen

No processo de comprar portátil, vão surgir várias opções com touchscreen – com um valor mais elevado. Vale a pena?

Atualmente, os ecrãs sensíveis ao toque são muito comuns e podem tornar algumas tarefas, como navegação, leitura de emails, apresentações, bem mais fáceis.

No entanto, muitas vezes o touchscreen torna os ecrãs mais suscetíveis a reflexos devido à proteção que lhes é aplicada. Isto faz com que o portátil seja menos apelativo para jogar ou ver filmes e séries.

7# Processador

O processador é um dos elementos mais importantes do portátil.

A potência do processador determina a complexidade do software que podes correr, quantos programas podem ser abertos ao mesmo tempo e a sua velocidade de execução. A maioria dos laptops possui um processador Intel ou AMD.

É necessário procurar um equilíbrio entre poder de processamento e longevidade da bateria. Comprar portáteis projetados para uma bateria longa geralmente significa sacrificar o processador, e vice-versa.

Para além do CPU – o processador do portátil – também deves considerar o GPU – o processador da placa gráfica. Para trabalhos gráficos pesados ou jogos, escolhe um laptop com uma placa gráfica dedicada.

Ter recursos separados para os gráficos permite um processamento mais rápido e suave enquanto assistes a filmes, jogas ou fazes várias tarefas ao mesmo tempo.

8# Memória RAM

A memória RAM é importante porque ajuda o processador a realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Hoje em dia, comprar portátil é sinónimo de um mínimo de 2 GB para tarefas básicas e 8 GB ou mais para trabalho ou gaming. A maioria dos portáteis têm entre 4 GB a 8 GB – com alguns a irem até 64 GB.

Se não tens a certeza do que precisas, escolhe um modelo que permita expandir a RAM.

9# Som

Embora alguns portáteis ofereçam um som razoável, como o MacBook Pro, a maioria não traz esta funcionalidade muito desenvolvida. Se esta é uma prioridade para ti, verifica também o fabricante das colunas. 

Caso contrário, tens sempre a opção de ligar uma coluna Bluetooth ao teu portátil.

10# Espaço de armazenamento

Os discos rígidos tradicionais dão maior capacidade de armazenamento, mas aumentam o peso e a espessura do portátil, e geram calor e ruído.

Como alternativa, os discos SSD ou flash são mais leves, rápidos e silenciosos – mas mais caros por GB. Portanto, a tendência atual é os portáteis terem menos espaço de armazenamento; os fabricantes assumem que tudo o que não couber fica na cloud ou em serviços de streaming.

Alguns portáteis possuem uma unidade híbrida, que combina um disco rígido com um disco SSD.

11# Teclado

Para longas sessões de trabalho, é importante comprar um portátil com um teclado confortável.

Em alguns modelos construídos com materiais menos robustos, o teclado começa a mostrar sinais de desgaste muito cedo, e algumas das teclas começam a desaparecer ou a “afundar” com o uso.

O tamanho das teclas e o espaçamento entre elas também é importante e deve ser testado para garantir que é confortável. 

A luz de fundo (teclado backlit) pode ser um extra a considerar porque as teclas tornam-se muito mais fáceis de identificar em situações de pouca luminosidade.

banner com mensagem e botão "desempata no olx"

12# Impacto ambiental: fundamental ao comprar portátil

Só porque estás a substituir um computador antigo, não significa que tenha de ir para o lixo. Com o OLX podes vender o que já não usas, incluindo portáteis, e ganhar dinheiro para comprar um novo. Para além disso, encontras centenas de opções aos melhores preços e com todas estas caraterísticas.


Próximas leituras:

Xiaomi CIVI: tudo sobre o smartphone da Xiaomi
Este guia completo tem tudo o que precisas de saber sobre o …
Rápido, barato, robusto: tudo sobre o Xiaomi Mi 11T Pro
O Xiaomi Mi 11T Pro é um dos mais poderosos smartphones, equipado …

4 comentários a “Comprar portátil: o guia definitivo”

  1. Élia Meneses diz:

    Este artigo para ajudar na escolha de um novo portátil é muito útil. Obrigada.

  2. Manuel Leitão Mosso diz:

    A informação foi muito útil e muito importante : gostei muito ..

    os meus cumprimentos

  3. hneves diz:

    What about Linux OS ?
    Did you forget it? Or just decided to ignore it? if it was this last one — then i choose to forget you too!

  4. Maria Martins diz:

    Gostei muito e vou guardar para rever 👍👍👍👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *