Aproveitaste para trocar o computador que já estava a pedir a reforma? Mudaste de telemóvel ou adquiriste um outro dispositivo novo? Agora está na hora de despachar os modelos antigos para serem utilizados em segunda mão.

Artigo relacionado: Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

Há excelentes oportunidades de negócios em artigos de segunda mão

Todos nós temos coisas que já não queremos e que apenas ocupam espaço em casa. Atualmente, o mercado em segunda mão está ainda mais facilitado, na medida em que já nem precisamos de sair do conforto da nossa casa para ganhar dinheiro com o que temos encostado.

Com estas 8 dicas para que os teus anúncios tenham maior alcance, vendes o que já não usas sem perder tempo.

1. Perfil claro

Depois do registo criado e antes de publicares o teu primeiro anúncio, é importante que completes as tuas informações. Quanto mais informações acrescentares, sem divulgar detalhes pessoais mais os potenciais cliente vão confiar em ti.

2. Escolhe onde publicar

Para que se encontrem os teus anúncios de forma mais rápida e prática, deves escolher a categoria do produto que pretendes vender. Em seguida, a subcategoria. Quando os produtos não são categorizados, é mais fácil ficarem perdidos na plataforma.

Artigo relacionado: Tudo o que precisas de saber para vender antiguidades

3. Investe nas imagens

Sabias que podes colocar até oito fotografias por cada anúncio? Não é obrigatório colocar fotografias, mas os anúncios com mais fotografias e de diferentes ângulos, têm mais hipóteses de serem visualizados.

As imagens devem ter boa qualidade. Um dos segredos é tirar a fotografia em espaços amplos, arrumados, com luz natural e um fundo clean. Imagens poluídas, com muita informação ou muitos elementos que não fazem parte do que está à venda, criam ruído visual e dispersam a atenção do comprador.

4. Cativar pelas palavras

Apesar de começares com um título curto e claro, a descrição deve ser o mais detalhada possível, incluindo todos os pormenores, materiais, medidas, características e possíveis defeitos. É importante não aliciar clientes com informação falsa ou dúbia. Podes partilhar ainda o motivo que te faz vender o artigo.

Lembra-te sempre que a pessoa não tem o produto em mãos para poder avaliar a 100%, por isso, depende do que tu lhe vais transmitir. Tratando-se de um artigo em segunda mão é natural que o cliente queira ter a certeza de que está em bom estado.

Para cativares os teus potenciais clientes, opta por um título que indique a marca, modelo e estado de conservação do artigo que pretendes vender. Podes ainda utilizar as palavras-chave específicas para atrair mais atenção para o teu anúncio.

5. Escolhe um preço justo

Para vender mais rápido, procura estabelecer um preço justo. Faz uma pesquisa no OLX sobre como está o mercado pelo mesmo produto que pretendes vender.

Compara o estado de conservação do teu produto em segunda mão com os demais, compara com o valor do mesmo no mercado novo e define o melhor preço.

Deves preparar-te para o momento da negociação e para a eventual possibilidade de receberes propostas abaixo do que pretendes e, talvez, até abaixo do que vale o teu artigo.

6. Está presente

Publicar um anúncio e não regressar à plataforma durante algum tempo vai ser prejudicial, pois não vais conseguir responder rapidamente a quem surja com interesse no artigo. Com a app gratuita do OLX podes responder aos interessados a partir de qualquer lugar ou dispositivo.

Algumas pessoas podem fazer-te perguntas sem sentido, mas o ideal será que mantenhas sempre os padrões de educação e que sejas paciente. Por vezes o que é obvio para nós, pode não ser para os demais.

7. Destaca o anúncio para estar no topo

O OLX permite que destaques os teus anúncios, para que tenhas mais contactos do que os anúncios normais. Os anúncios destacados aparecem na primeira página, no topo das pesquisas. É o pontapé de saída para a tua venda!

8. Forma de pagamento em segurança

Nem sempre é possível fazer o negócio em mãos, portanto, deves escolher uma forma de pagamento que confira segurança a ambas as partes. Nunca envies o artigo sem receber o respetivo pagamento, evitando possíveis fraudes e dores de cabeça.

Artigo relacionado: Quanto valem os teus telemóveis antigos?

Mantém sempre a conversa com o comprador dentro do chat da plataforma, para seres mais bem assistido pela equipa técnica, caso ocorra algum problema com a tua venda.

No OLX podes vender de tudo, desde o mais pequeno objeto até uma casa inteira. Tudo aquilo que já não precisas pode trazer-te dinheiro com o OLX, em vez de pó na dispensa.

Agora que já sabes tudo sobre como vender artigos em segunda mão, só te resta mesmo colocar as mãos ao teclado.


Próximas leituras:

Novo ano letivo: como poupar dinheiro e preparar tudo
Aproveita os últimos dias do verão para preparar a chegada do novo …
Conheça os incentivos à compra de bicicletas elétricas em 2022
A partir de 2022 existem também incentivos à compra de bicicletas e …

Um comentário a “Compraste novo? Vende o que tens em segunda mão”

  1. Maria Teresa Mendes fidalgo da costa diz:

    Vendo roupas de mulher em bom estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.