O sótão merece ser mais do que um espaço inacabado para arrumos. Com a decoração de sótão certa vais poder criar um espaço extra e dar uma nova vida à casa.

Podes aproveitar o sótão como uma área para as crianças brincarem, para um quarto gaming, um escritório, um quarto de hóspedes ou atribuir-lhe outra funcionalidade, consoante as tuas necessidades e ambições.

O que vem antes da decoração do sótão

Antes de qualquer outra coisa, é necessário começar por limpar. Se o teu sótão sempre teve como destino ser o lugar de arrumação de tudo aquilo que não tinha uso, está na hora de fazer uma limpeza profunda. Separa o que tens, guarda o que é útil e doa ou vende o que não serve.

A venda de coisas que já não te são úteis pode trazer-te um retorno que venha a cobrir o investimento que pretendes fazer agora ao decorar o sótão. O OLX é a maior plataforma de venda online do país.

Cria a tua conta e aposta na qualidade do teu anúncio, desde as fotografias até à descrição e legenda de cada fotografia. Encara também para cada peça com o olhar de explorador, captando a potencialidade do que é velho, integrando-o na nova decoração do sótão.

Banner sobre as entregas do OLX e botão para ir para o site do OLX.

Vamos transformar o velho sótão num quarto de brincar

Esta é uma opção para quem tem crianças em casa. Quem as tem, sabe que o espaço é sempre pouco e que, quando a família aumenta, a casa encolhe. O importante neste espaço é que seja prático, com muita arrumação e segurança.

Entre algumas dicas que podes incluir na decoração do sótão, recomendamos que optes por cores clara, para uma sensação de maior luminosidade e amplitude.

Nos móveis escolhidos deves incluir estantes, módulos, caixas e cestos, e podes juntar um ou outro tapete, para criar a sensação de aconchego. E que tal criar um canto de leitura com uma tenda tipi? É possível que esta passe a ser a divisão da casa mais frequentada.

As molduras com desenhos de animais (ou outros infantis) dão um toque especial a qualquer espaço de crianças. Com um budget curto imprimir algumas imagens e fazer tu as molduras a partir de material reciclado.

Encontra tudo para decorar o sótão à distância de um clique!

De sótão velho a quarto gaming

Quarto gaming no sótão

Não são apenas as crianças que precisam de entretenimento. Transforma o teu sótão num verdadeiro quarto gaming com algumas dicas:

Os melhores portáteis gaming estão no OLX

Home cinema nas alturas

Que tal transformar o velho sótão num espaço de cinema para toda a família? Podes começar por escolher um bom projetor de vídeo para ter em casa e encontrar o sofá ideal. Se não és adepto de projetores, no OLX encontras os televisores do momento aos melhores preços.

Para criar este tipo de ambiente, podes optar por decorar o sótão em tons mais escuros. Para tal, uns blackouts ou estores opacos podem ser a opção ideal.

A par de um bom filme, convém estar munido de alguns essenciais, como uma boa máquina de café, um mini frigorífico ou, uma máquina de fazer pipocas.

É possível criar o teu próprio home cinema sem gastar muito dinheiro

Do sonho para a realidade: uma biblioteca privada

Biblioteca no sótão

Se a estante na sala já está a abarrotar ou se não tens mais espaço para os livros no teu quarto, olha para o teu sótão com todo o potencial de o transformares na biblioteca que sempre sonhaste ter.

Ao transformar este espaço, com algumas ligeiras mudanças, vais conseguir construir um espaço confortável e agradável para ficar a ler um livro. Apostar na decoração do sótão para este propósito é dar um novo lar para os teus livros, irresistível a qualquer fã da leitura.

Começa por equipar a divisão com estantes altas, conjugando diferentes alturas, caso o teu sótão não tenha a mesma altura de teto por todo. Aposta num puf ou poltronas, um tapete de pelo alto e candeeiros para criar pontos de luz. Se gostas de ler com música de fundo, as colunas são essenciais.

Ainda para decorar o canto de leitura, podes fazer fronhas de almofadas com reaproveitamento de restos de tecidos e até construir os móveis à tua medida, comprando o material e adaptando às necessidades.

Os tempos atuais exigem medidas extraordinárias: bem-vindo ao home office

Home office no sótão

Se o teletrabalho se tornou a tua realidade, mas está a ser incompatível trabalhar num espaço partilhado com a família, então a solução pode estar na transformação do sótão no teu novo escritório.

Entre os elementos essenciais para desenvolveres o teu trabalho em pleno, não te esqueças que entre o mais importante está a ergonomia. Se tiveres reunido as melhores condições, para além de garantires mais produtividade, também conservas a tua saúde por mais tempo.

Opta por uma secretária que seja adequada ao espaço que necessitas, um candeeiro de mesa para facilitar a leitura e uma cadeira ergonómica. Um purificador de ar ou um sistema de aquecimento também vão garantir que passas as tuas horas de trabalho mais confortavelmente.

Vê aqui como escolher cadeiras de escritório perfeitas para teletrabalho

Para que o espaço fique completo e seja realmente funcional, não te acanhes em incluir sistemas de organização e mobiliário prático. Dá preferência à luz natural e lembra-te que cores claras e suaves proporcionam tranquilidade.

Na decoração do sótão para adaptar a um escritório, lembra-te que “menos é mais”. Opta apenas pelo que é necessário e útil e também notarás a diferença no orçamento.

O que te falta mesmo é um ginásio?

Se te preocupas com a tua saúde, bem-estar e também com o teu físico, mas não tens tempo, não podes ou não queres frequentar um ginásio, nada como transformar o teu sótão.

 Vê mais sobre como podes criar o teu próprio ginásio em casa

A decoração do sótão será específica se quiseres construir um pequeno ginásio. Para aproveitares o espaço ao máximo, aproveita para incluir uma área de arrumação para a tua roupa de desporto, através de um cabide ou um charriot.

Podes começar por incluir um ou dois espelhos na vertical, escolher as máquinas que correspondem às tuas necessidades e objetivos, acrescentar uns colchões, pesos, kettlebells, caneleiras, step, bola de pilates e o que mais te fizer sentido.

Mesmo em confinamento, não fiques parado. Liga-te ao online e utiliza as Entregas OLX. Compra e vende, sem sair de casa e com a máxima segurança!


Próximas leituras:

Cyber monday: o que é e porque vale a pena?
A Cyber Monday é um dos maiores dias de compras online. Descobre …
Black Friday 2022: vende antigo para comprar novo
Estás preparado para usufruir ao máximo da Black Friday 2022? Aproveita também …

Um comentário a “Decoração do sótão: ideias para aproveitar este espaço”

  1. Fernando CALDEIRA diz:

    Como encontrar comodas há venda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *