Adotar um estilo de vida mais sustentável e amigo do ambiente é cada vez mais necessário. Sabias que temos vindo a esgotar os recursos naturais da Terra cada vez mais rápido de ano para ano?

Reverter esta situação depende de todos e com pequenas alterações nas nossas rotinas, conseguimos mesmo contribuir para um planeta mais saudável.

Se para muitos esta mudança começa nos alimentos que consomem, para outros o primeiro passo pode ser o de dar preferência à decoração sustentável.

Afinal, o que é a decoração sustentável?

A decoração sustentável, ao contrário do que possas pensar, não significa apenas reciclar materiais e usá-los para decorar a tua casa. Este tipo de decoração tem por base a utilização de materiais mais amigos do ambiente, como o bambu certificado, por exemplo, e a política dos 5Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reusar e Recusar.

Além das ideias criativas para desempatar aquilo que já tens por casa e de promover a economia circular, a decoração sustentável engloba também a consciencialização. Promove um consumo mais consciente e racional de matérias primas, recursos e bens que usas para decorar a tua casa, bem como a alteração de comportamentos dando lugar a outros menos prejudiciais para o ambiente.

Para te ajudar a dar o salto e inspirar, deixamos-te algumas ideias de decoração sustentável muito simples e fáceis de reproduzir em casa.

8 inspirações para uma decoração sustentável

1# Garrafas de vidro pintadas à mão

Começamos com uma sugestão que irá dar uma segunda vida às garrafas de vidro que tens vindo a acumular sem saber muito bem para quê.

Desperta o artista que há em ti. Pega em pincéis, em tintas (amigas do ambiente, se possível) e pinta as garrafas. Podes pintá-las na totalidade ou fazer desenhos, a escolha é tua.

Podes deixar as garrafas vazias, juntar areia ou usá-las como jarras para as tuas flores preferidas.

2# Floreira com paletes de madeira

Tens paletes de madeira em casa para deitar fora? Não as coloques no lixo sem antes veres as nossas dicas de decoração sustentável reutilizando paletes.

Se sempre desejaste ter um jardim vertical ou uma horta em casa, com as paletes podes realizar esse sonho.

Podes colocar diretamente as paletes na parede e pendurar os teus vasos ou cortar as paletes nas medidas e formatos que preferires.

Constrói o teu próprio jardim vertical em casa em 6 passos

3# Cama feita de paletes de madeira

Ainda com paletes de madeira, mas desta vez vamos criar uma cama. Para isso, só tens de colocar 4 paletes no chão ou 8 (4+4) para tornar a cama mais alta e pousar o colchão por cima. Aconselhamos-te a colocar uma placa de madeira em contraplacado ou outra proteção por baixo do colchão.

4# Relógio de parede com roda de bicicleta

Da estrada diretamente para tua casa: reaproveita bicicletas antigas para criar uma decoração sustentável. Podes usar a bicicleta completa ou apenas algumas peças para criar autênticas obras de arte e ajudar o ambiente.

Neste caso, sugerimos criar um relógio de parede com uma roda de bicicleta. Só tens de arranjar a roda, um mecanismo de relógio, com ponteiros proporcionais à roda ou do tamanho que preferires e os números para indicar as horas.

Junta e prende todas as peças na roda, pendura na parede e já está.

5# Estante feita com escada antiga

As escadas como elemento decorativo estão cada vez mais em voga. E se queres tornar a tua decoração mais sustentável, podes comprar uma escada em segunda mão para a restaurar ou usar como está. Depois é só decorares: com vasos, molduras, livres, entre outros.

6# Latas com vasos

Se ainda não compras a granel, certamente deves ter latas de feijão, salsichas ou milho em casa. Usa-as para criar vasos para o teu jardim.

Só tens de as lixar levemente para retirar restos de cola dos rótulos, pintar nos tons da tua decoração atual e passar as tuas plantas para as latas.

Se preferires podes repetir o mesmo processo, mas desta vez, para criar porta-lápis ou porta-pincéis de maquilhagem.

7# Restaura móveis vintage

Um dos princípios da decoração sustentável é que do velho se faz novo. Por isso, é hora de restaurares os móveis antigos que tens em casa em vez de os descartares e comprares mobília nova.

Do aparador à cristaleira, passando pelas poltronas vintage. Praticamente tudo pode ser restaurado e ganhar uma nova vida.

Se queres ganhar uns trocos com os teus dotes de bricolage, podes vender os móveis que recuperares no OLX.

8# Molduras de cortiça

És daquelas pessoas que guarda todas as rolhas de cortiça porque “um dia vão ser úteis”? Então está na hora de provares aos amigos e à família que tinhas razão.

As rolhas de cortiça são muito versáteis, podendo ser usadas para criar tudo aquilo que possas imaginar: desde bases para copos, individuais, porta-chaves ou puxadores.

Neste artigo sugerimos-te criar molduras de fotografias com as rolhas que armazenaste. Para isso, precisas de fazer o desenho da moldura em cartão, que servirá de base para colares e unires todas as rolhas. Depois de colares, é só prenderes à parede ou colocares em cima de um móvel ou estante.

Não tens obrigatoriamente de fazer uma moldura retangular convencional. Podes criar molduras em forma de coração, redondas ou no formato que desejares.

Como podes ver, existem inúmeras formas de passar de uma decoração tradicional e consumista para uma decoração sustentável. Se usares a tua imaginação, é possível fazer praticamente tudo com materiais reciclados, ou outros de que já não gostavas e que iam parar ao aterro mais próximo.

O caminho para um planeta sustentável e saudável ainda é longo, mas com pequenos gestos chegaremos lá. O OLX ajuda-te a fazer parte da mudança.

Partilha este artigo:


Próximas leituras:

Como reutilizar garrafas de plástico
Sabias que podes proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolver a …
Garrafas reutilizáveis: o primeiro passo para cortar no plástico
O consumo de plástico é um problema global com uma solução individual. …

8 comentários a “Decoração sustentável: 8 ideias que podes fazer em casa”

  1. Fatima gomes diz:

    Gostei das ideias mas acho que deviam meter fotos nas sugestoes para ser mais realista 😁

  2. Olívia Campos diz:

    Gostei. Já conhecia.
    Obrigada pelas dicas.
    Bom dia e boas ideias!

  3. Teresa Pinto diz:

    Primeira vez que vejo o blog: muito interessante! Vou passar a dar atenção

  4. Helena Correia diz:

    Atençao as pinturas e colagens em materiais reciclaveis pois inviabilizam a posterior reciclagem um dia que se estragem ou ja nao se queiram. Melhor nao alterar ou usar algo que se possa retirar.

  5. Isabel Pereira Reis diz:

    Gosto da ideia. Reciclar é sempre o meu objectivo, como as lembranças fazem parte da minha pessoa, nunca me desfaço das recordações por mais desgastadas que estejam e assim sendo acabo por lhes dar uma segunda vida…reciclando por “via do coração “.

  6. Maria Dias diz:

    Lia na esperança de ver foto mas não havia.

  7. Suzy Barreto diz:

    Gostei e é um estilo para ser utilizado, decoração sustentável. Parabéns

  8. Adélia Mendes diz:

    Gostei das ideias. 😜

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *