Os dias frios já chegaram. Isso significa que está oficialmente aberta a época de maratonas de filmes e séries no sofá, sozinho ou em família. Mas este cenário só é perfeito se a tua casa estiver preparada para o inverno, principalmente as janelas. Hoje partilhamos contigo algumas dicas para isolar as janelas, deixar o frio lá fora e desfrutar de serões quentinhos em casa.

Sabias que as janelas ajudam a poupar energia?

Além do conforto que proporciona, isolar janelas traz muitos outros benefícios, nomeadamente a valorização da habitação e uma poupança significativa ao final do mês.

Segundo a DECO, a construção em Portugal é ainda deficiente em termos de isolamento térmico, o que faz com que uma parte significativa do ar quente seja perdido através de janelas de má qualidade.

Claro que um certo grau de ventilação é importante para um ambiente saudável em casa. Esta ventilação é fundamental para permitir que certas soluções de aquecimento, como aquecedores, salamandras ou recuperadores de calor, funcionem bem e em segurança.

7 dicas para aquecer a casa de forma ecológica

No entanto, quando as janelas não estão isoladas corretamente, há uma perda demasiado elevada da energia utilizada para aquecer a casa. Por isso é que muitas vezes estás com o aquecedor ligado e sentes que a divisão nunca aquece.

Isto só tem resultados negativos: desconforto, aumento de consumo energético e uma fatura mais elevada a pagar no final do mês.

Consulta estas dicas e sugestões que podes pôr em prática ainda hoje.

Como isolar janelas de forma simples e económica?

Perfis e tiras de calafetagem

Se procuras a solução mais económica e fácil para isolar janelas, aqui tens. As tiras de calafetagem são umas fitas autoadesivas que cortas à medida das tuas janelas para as vedar. Normalmente são vendidas em rolo, por isso podes cortar nas dimensões que desejas.

As tiras mais comuns são as de espuma. Consistem numa tira de espuma autocolante que se aplica na parte fixa do caixilho, funcionando como um vedante. São as mais baratas do mercado, mas também são as menos resistentes, especialmente se estiverem expostas ao sol.

As tiras de poliuretano/vinil, borracha ou espuma de PVC, ao contrário das anteriores, já têm uma maior durabilidade, mesmo com elevada exposição solar.

Além destas tiras de calafetagem para isolar janelas, existem outros tipos:

  • Tiras de tubo flexível: Consistem num tubo de vinil fixo num perfil de plástico ou de metal e que preenche o espaço existente na janela.
  • Tira em V: É uma tira que preenche o espaço à volta da janela ou fixa ao batente, para que esta feche contra ela.
  • Tira com escova: São perfeitas para janelas e portas de correr. Podem ser aplicadas tanto no topo como nas laterais.

Independentemente da opção que escolheres, ao colar as tiras de calafetagem, garante que as superfícies estão muito bem limpas e secas e que tapas todas as áreas das janelas em que pode haver passagem ou fuga de ar.

Espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano é a solução perfeita para janelas em que os espaços existentes são demasiado largos, ou que se encontrem entre a moldura da janela e a face da parede onde está fixada.

Após a aplicação desta espuma, vais ver que esta continua a dilatar. É o processo de endurecimento, que ocorre com o efeito da humidade do ar.

Barras

No caso de janelas que também funcionam como portas, se o espaço até ao chão for muito grande, podes utilizar uma barra.

As barras consistem num perfil de alumínio ou de latão equipado com uma borracha ou com uma escova – escolhe a opção que funciona melhor para ti. Se queres isolar as janelas pelo lado exterior, deves optar por uma barra à prova de água. 

Caso não encontres barras com o tamanho exato das tuas janelas/portas, compra o tamanho acima e corta-o à medida.

Rolos

Existem dois tipos de rolos para isolar janelas e portas em que verifiques que há passagem de ar na parte inferior:

  • Rolos duplos: São ideais para acabar com as correntes de ar que passam por baixo das portas e perfeitos para superfícies com soalhos suaves, como parquet, madeira, PVC ou mosaico. Podem ser cortados à medida das tuas portas. Só tens de o encaixar na parte de baixo da porta.
  • Rolos tapa-portas ou janelas: Os rolos tapa-portas são rolos de tecido ou plástico com enchimento de areia, esferovite ou espuma.

Outras soluções para isolar as janelas

  • Cortinas: Como “cobrem” as janelas, de forma indireta, acabam por isolá-las. Quanto mais grossas e resistentes forem, mais isolam a casa.
  • Janelas duplas de vidro duplo ou triplo: De forma a impedires essa saída brusca de energia, opta por janelas de vidro duplo ou triplo. Na hora de escolheres, não te esqueças de consultar a etiqueta energética, que varia de modelo para modelo.
  • Persianas ou estores térmicos: Ajudam a isolar as janelas pelo lado de fora. Como possuem uma barra térmica na ponta e todas as tiras têm enchimento, quando fechadas, as persianas não deixam passar frio ou calor. São também bons isoladores de som.

Encontra as melhores soluções de isolamento no OLX

Se bricolage e construção não são a tua praia, o melhor é procurares a ajuda de técnicos especializados nesta matéria. Consulta os anúncios que temos no OLX e escolhe o profissional que apresentar o melhor orçamento.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *