A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos mais utilizados no dia a dia, e um dos que consome mais energia e água. A lavagem de roupa faz parte da rotina de qualquer lar, mas nem sempre fazemos esta tarefa da forma mais eficiente.

Existem formas de poupar energia, tempo e dinheiro na lavagem de roupa. E o planeta agradece, principalmente se conseguires reduzir o número de lavagens que fazes.

Reduz a tua pegada no planeta com uma lavagem de roupa consciente

Uma boa lavagem de roupa não significa lavar as roupas várias vezes, a altas temperaturas ou utilizar muito detergente. A roupa utilizada no dia a dia tem, por norma, pouca sujidade, pelo que lavagens a baixas temperaturas e pouco detergente podem ser suficientes.

As peças que apresentem uma sujidade mais intensa podem também beneficiar de programas eficientes, como os ecológicos que encontras no menu da tua máquina. São funções de lavagem mais demoradas, mas que usam menos água e esta tem uma temperatura mais baixa.

O aquecimento desadequado da água para a lavagem da roupa representa um desperdício de consumo elétrico significativo. O mesmo programa pode ter um aumento de 10 a 30% do consumo de energia, consoante uma lavagem a 30 ou a 40 graus.

Se subires a temperatura de 30 para 60 graus, o consumo energético pode ser 400% superior ao necessário.

Começa a poupar com estes eletrodomésticos eficientes

10 dicas para uma lavagem de roupa eficaz e sustentável

Mulher a escolher roupas para pôr na máquina

1# Optar por máquinas com classe energética entre A e A+++

Os eletrodomésticos com maior eficiência, nomeadamente entre a classe energética de A a A+++ tendem a ser mais caros, no entanto, são dispositivos que vão gastar menos recursos energéticos e água. Pouparás na fatura e no ambiente.

Como escolher a máquina de lavar roupa certa para ti

2# Escolher os programas adequados

Uma grande parte da energia consumida durante uma lavagem é despendida com o aquecimento da água. Se não se tratar de uma situação que exija grandes temperaturas, opta por temperaturas mais baixas, como 30 ou 40 graus, ou a frio.

Sempre que for possível, os programas económicos devem ser a tua preferência. É possível lavar roupa de forma eficaz e rápida, através de ciclos mais curtos.

3# Separar as roupas corretamente

A falta de tempo pode levar-te a facilitar na separação de roupa, colocando tudo no mesmo ciclo de lavagem de roupa. As máquinas atuais oferecem uma série de opções orientadas para o tipo de material e grau de sujidade.

Coloca as peças de cores ou tecidos similares, juntos em cada lavagem de roupa. Uma separação cuidada evita manchas, desbotes e prolonga o tempo de vida de cada peça de roupa.

4# Produtos para a lavagem de roupa

Utilizar mais detergente não significa que a roupa vai ser mais bem lavada. O uso de detergente ou amaciados acima do recomendado leva também a um maior gasto de recursos, potenciais danos nas roupas ou aparelhos e, também, uma maior incidência de químicos na água descartada.

5# Utilizar a capacidade da máquina

Pode parecer que se encheres muito a máquina de roupa, que esta não vai sair bem lavada. Contudo, não encher a máquina pela sua capacidade total, para além de não fazer diferença na qualidade da lavagem de roupa, vai levar-te a gastar mais água e eletricidade.

Enche sempre a máquina até à sua capacidade, sem a exceder, e segue as instruções de utilização do modelo que tens em casa.

6# Escolher o programa certo

Algumas máquinas têm opção de pré-lavagens, diferentes velocidades de centrifugação, programas dedicados aos tecidos delicados, lãs, sedas, algodão ou sintéticos. Escolhe o programa otimizado para cada tipo de roupa, em vez de optares sempre pelo mesmo. Muitos equipamentos vêm opções Eco ou possibilidade de desfasar horários, para aproveitar tarifas económicas.

Encontra a tua nova máquina de lavar roupa no OLX

7# Preferir uma tarifa económica

Se tens disponível uma tarifa de eletricidade bi-horária em casa, programa a lavagem de roupa para as horas em que o custo por kWh é mais reduzido. Alguns modelos de máquinas permitem agendar o início da lavagem.

8# Limpeza e manutenção da máquina

Se te descuidares na limpeza da tua máquina de lavar roupa, vais ter consequências a longo prazo. Para evitares que os filtros da máquina fiquem tapados ou que comece a ganhar um cheiro estranho, limpa regularmente os filtros, retirando vestígios de cabelos, pelos, pequenos papeis ou cotão.

9# Tratar de manchas antes da lavagem

As manchas podem sair na lavagem, mas por vezes uma pré-lavagem facilita a sua remoção e evita que a peça de roupa necessite ser de novo lavada. Outra opção é tratar da nódoa ou mancha logo quando te apercebes dela, para que depois de seca não fique mais difícil retirá-la.

10# Conferir as etiquetas das roupas

Para aumentar a vida útil de cada peça e melhor organizar a lavagem de roupa, é importante não esquecer de observar as etiquetas da roupa. É fundamental perceber o significado dos símbolos de lavagem, nas etiquetas das roupas, para ajudar a organizar esta tarefa doméstica.

O que ter em conta na hora de escolher uma máquina de lavar roupa

Mulher a pôr a máquina de lavar a roupa

Eficiência

Quanto mais próximo da classe A+++, mais económica será a tua máquina. Está atento à etiqueta de eficiência energética e opta pela que tem menor consumo de energia e água, pois será a que te vai permitir uma maior poupança.

Capacidade

Quanto maior for o tambor da máquina, mais roupa poderá lavar. A título de referência, podes assumir que 1 Kg de roupa equivale a um par de calças, uma camisola, roupa interior e meias. Maior capacidade também significa menos lavagens, o que reduz o gasto de energia e o impacto ambiental.

Anota as recomendações da capacidade vs utilização de uma máquina:

Entre 5 e 7 kgRecomendado para peças de pequenas e médias dimensões; Utilização regular de até 3 lavagens por semana.Pequena capacidade
Entre 8 e 9 kgRecomendado para peças de pequenas e médias dimensões; Utilização frequente de 4 ou mais lavagens por semana.Capacidade média
Entre 10 e 15 kgRecomendado para peças de grande dimensão; Utilização frequente de mais de 4 lavagens por semana.Grande capacidade

Tipologia

Existem diferentes tipos de máquina de lavar roupa, pelo que deves escolher consoante as tuas necessidades. Anota as diferenças:

Máquina de lavar tradicionalÉ das mais comuns, económicas e eficientes.
Máquina de lavar e secarLava a roupa e seca-a em seguida. A capacidade de secagem é, geralmente, inferior à de lavagem. Recomendado para quem tem pouco espaço de lavandaria.
Máquina de tampo superiorFacilita o carregamento da roupa.
Máquina de lavar roupa de encastreÉ escondida por uma porta, integrando-se na restante decoração da tua cozinha. É idêntica a uma máquina de lavar roupa tradicional.
Máquina de dupla cargaPermite fazer duas lavagens de roupa em simultâneo, em compartimentos distintos.

Centrifugação

A centrifugação de uma máquina de lavar roupa situa-se entre as 1000 e as 1900 rotações por minuto (RPM), sendo que quando maior for o nível, mais seca a roupa fica. O modelo comum situa-se nos 1200 RPM. 

Um modelo com velocidade entre as 1400 e 1500 RPM é mais indicado para lavagem de roupa diária, tornando-se mais eficiente. O modelo de 1900 RPM é aconselhável para a lavagem regular de toalhas ou lençóis.

Programa económico

É fundamental optar por uma máquina que tenha um programa económico. Para além da poupança de energia, também reduzes na quantidade de água e na necessidade de aquecimento desta.

5 marcas de máquinas de lavar que podes encontrar no OLX

Máquinas de lavar roupa Samsung

Encontras à venda no OLX entre os 6 e os 10 kg, diferentes modelos da marca Samsung, inclusive com eficiência energética A+++, a partir de 100 euros.

Máquinas de lavar da LG

O slogan Life’s Good abrange também as tarefas domésticas, tal como a lavagem de roupa. As máquinas de lavar roupa da LG aliam o design às inovações tecnológicas e eficiência energética, para tornar o tempo que dedicas à tarefa de lavar roupa mais fácil e económica.

Máquinas de lavar Indesit

As máquinas de lavar roupa Indesit têm tecnologias especiais para garantir a limpeza perfeita de todos os tipos de roupa. No OLX encontras uma vasta gama disponível, com capacidades de carga até 10 kg.

Máquinas de lavar Ariston

As máquinas de lavar roupa da Ariston estão disponíveis com carga frontal e também de carga superior. Os modelos mais recentes são constituídos por um sistema inovador que combina diferentes tecnologias, capazes de remover mais de 100 tipos de nódoas a apenas 20 graus.

Máquinas de lavar roupa Beko

Com funções que prometem lavagem impecáveis que vão tornar a tua vida bem mais fácil, tens modelos tradicionais, de lavar e secar e de encastrar, consoante as necessidades do teu dia a dia. Encontras modelos simples de máquinas de lavar Beko no OLX à tua espera, a partir de apenas 50 euros.

Banner com botão "Encontra tudo o que precisas no OLX"

Escolher a máquina certa vai permitir uma lavagem de roupa eficiente e economizar nas idas à lavandaria. Tratar da roupa em casa nunca foi tão fácil com uma boa máquina. Espreita a montra do OLX e encontra os melhores modelos do mercado, a preços imperdíveis.


Próximas leituras:

Como reutilizar garrafas de plástico
Sabias que podes proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolver a …
Garrafas reutilizáveis: o primeiro passo para cortar no plástico
O consumo de plástico é um problema global com uma solução individual. …

2 comentários a “10 dicas para uma lavagem de roupa mais eficiente”

  1. Silvia diz:

    Gosto muito de estás novas publicações de OLX, ajudam bastante e o conteúdo e interessante

  2. José Eduardo Chantre Nunes de Sousa diz:

    Parabéns ao OLX por estas novas dicas, sobre tantos e variados assuntos!!

    Excelente trabalho!
    Por favor, continuem assim!…😉👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *