Acordas de manhã ainda mais cansado do que quando te deitaste? A meio do dia já sentes que está em modo piloto automático? Chegas à noite com aquela sensação de que tomar banho, por si só, já é um desafio? Então reserva cerca algum tempo do teu dia para pores em prática estes exercícios para o cérebro. Spoiler alert: vais começar a sentir diferenças logo nos primeiros dias.

Um exercício para o cérebro por dia

Quando ponderamos melhorar a nossa saúde e bem-estar, pensamos logo na prática do exercício físico. Se também pensas assim, não estás totalmente errado. Mas nunca ouviste o ditado “mente sã, corpo são”? A tua saúde mental é uma das grandes fatias do bolo que é a tua saúde e bem-estar.

Se fazes (ou tentas fazer) desporto regularmente para melhorares a tua saúde física, por que não dedicas algum tempo para exercitar o cérebro?

Encontra tudo o que precisas para entrar no mundo da meditação

Podemos mesmo exercitar o cérebro?

Sim, está provado que os exercícios para o cérebro ajudam a estimular as capacidades cognitivas. Ajudam a melhorar as tuas tarefas diárias, criar e gerir relações com outras pessoas, desempenhar o teu trabalho e a resolver problemas.

Os principais domínios cognitivos que têm um maior impacto na nossa vida diária, são:

  • Atenção: Capacidade de selecionares e de te concentrares nos estímulos relevantes.
  • Memória episódica: É composta por sistemas que lidam com os acontecimentos num contexto espácio temporal e permitem-te, por exemplo, aprenderes coisas novas. 
  • Raciocínio lógico: Permite-te formular conclusões lógicas, justificar as tuas respostas e obter soluções, resolver problemas, enigmas e tantos outros desafios do teu quotidiano.
  • Pensamento abstrato: Abstrair significa separar algo de um elemento. O pensamento abstrato é a capacidade de te distanciares das dificuldades e é o que te permite encontrar soluções criativas.
  • Funções executivas: A memória e atenção que tem permitem desenvolver uma atividade com um objetivo determinado, do início ao fim.

Podes treinar e desafiar a tua mente com a ajuda de alguns exercícios para o cérebro. Na verdade, isto chama-se “treino cognitivo” – um conjunto de exercícios que podem ser feitos diariamente, com o objetivo de melhorares a tua ativação e performance cerebral e o rendimento intelectual.

Além disso, atrasam significativamente os efeitos do envelhecimento, retardando ou prevenindo doenças como a Alzheimer.

7 exercícios para o cérebro fáceis e eficazes

1# Sudoku

O Sudoku ajuda-te a desenvolver o raciocínio lógico, obrigando o teu cérebro a trabalhar áreas importantes do hemisfério esquerdo/lobo parietal. Melhora a tua concentração e memória, ajuda a reduzir o stress e a ansiedade e aumenta a capacidade de resolução de problemas.Existem inúmeros sites e apps de sudoku, mas se és old school e preferes pôr as mãos no papel, tens vários tabuleiros e livros de sudoku à tua espera no OLX.

2# Olho de lince

Este é um daqueles exercícios para o cérebro que te vão prender horas a fio. Quanto mais jogas, mais vontade tens de jogar. Retiramos a ideia do livro Exercite o Seu Cérebro de Vasco Soares, que reúne mais de 90 exercícios para o cérebro, sem consumir muito do teu tempo.

Neste exercício, são apresentados vários conjuntos de setas em diferentes sentidos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita ou na diagonal). O objetivo é encontrares todas as setas iguais à que é pedida, rodeando-a com um círculo. Não te esqueças de apontar o tempo que demoraste a completar o exercício e o número de setas que encontraste.

Fonte: observador.pt

3# Palavras cruzadas

As palavras cruzadas são um dos maiores clássicos dos exercícios para o cérebro e uma das opções com mais adeptos. Trazem muito benefícios: aceleram o raciocínio, estimulam a capacidade de concentração e reduzem o stress e ansiedade.

Apesar de já contarem com muitos anos de história, estes exercícios para o cérebro vão-se reinventando e adaptando aos tempos que correm. Tanto podes recorrer aos livros de palavras cruzadas, como podes fazer download de apps, jogar online ou em formato de jogo de tabuleiro.

4# Encontra as vogais

Neste exercício tens de pôr à prova a tua mente e a tua visão. O objetivo é encontrar as vogais. Aponta o tempo que demoraste a completar o exercício e o número de vogais que encontraste.

Fonte: observador.pt

5# Ordena os números

Até entrares no ritmo, este exercício pode parecer um pouco mais complexo, mas nós acreditamos em ti.

Faz uma cruz nos números por ordem: começa no 1, depois passa para o 2 e assim sucessivamente até chegares ao 56. Diz-nos em quanto tempo conseguiste fazer este exercício desafiante para o teu cérebro.

6# Stroop

O Stroop é um dos exercícios para o cérebro mais desafiantes. Existem várias versões, umas mais complexas do que outras, que podes escolher de acordo com o teu à vontade com o jogo.

Este exercício é composto por uma série de palavras com nomes de cores que estão preenchidas em duas tonalidades diferentes: preto e branco. O objetivo é dizeres em voz alta a cor em que a palavra está escrita e não o que está lá escrito. Até entrares no ritmo, o teu cérebro vai dar umas quantas voltas!

Fonte: observador.pt

7# Trava-Línguas

Os trava-línguas ajudam-te a trabalhar a memória, a rapidez do teu raciocínio e até a tua dicção. Existem inúmeros trava línguas, uns mais conhecidos do que outros, mas todos te vão fazer enrolar a língua até apanhares o jeito.

Aqui tens as bases para começares a treinar o teu cérebro. Fazer exercício, seja ele físico ou cognitivo, não tem de ser aborrecido!


Próximas leituras:

10 melhores secadores de cabelo de 2023
Descobre quais são os melhores secadores de cabelo e sai de casa …
Rotina de skincare: 5 produtos indispensáveis para uma pele radiante
Estes são os produtos de skincare essenciais para ter uma pele radiante, …

3 comentários a “Exercícios para o cérebro: 7 desafios para a mente”

  1. Antonio Brochado diz:

    Muito bom!

  2. Maria Ermelinda Gonçalves José Cerdeira diz:

    Muito benéfico para o corpo e a mente. Fácil de executar.

  3. Antonio Soares Carvalho diz:

    No exercicio dos numeros demorei 3m
    Considero exercicios excelentes particularmente para mentes preguiçosas.
    Quanto ao exercicio fisico faço caminhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *