Se és fã de First Person Shooters (FPS), jogos de desporto ou ação já deves ter reparado que o ecrã faz toda a diferença no teu desempenho e conforto. A qualidade da imagem, os pormenores do jogo, o grau de imersão e realismo, as cores vivas, os movimentos fluídos e sem arrastamento – tudo isto são características de um monitor gaming. 

Descobre o que ter em conta no momento de escolher.

Dimensão do monitor gaming

Regra geral, quanto maior, melhor? Um bom monitor gaming terá entre 24 e 37 polegadas, assumindo que te vais sentar a menos de 1 metro do ecrã. As vantagens de um monitor gaming de grandes dimensões são óbvias: o nível de imersão é superior e o teu conforto a jogar também.

No entanto, o aumento do tamanho deve ser acompanhado de uma resolução mais elevada. E, claro, o preço é tipicamente proporcional ao tamanho.

Resolução do ecrã

Se procuras um monitor gaming, a resolução mínima recomendada é Full HD, de 1.920 x 1.080 pixéis, também conhecida como 1080p. É uma das resoluções mais comuns nos ecrãs disponíveis no mercado e também a definição para a qual muitos dos jogos atuais foram desenhados.

No OLX encontras muitas opções de todas as marcas e tamanhos com esta resolução a partir de 50€

No entanto, se gostas de jogar com mais qualidade e perceber os detalhes do jogo, procura um monitor gaming com resolução de 2.560 por 1.440 pixels, conhecida por Ultra Wide HD ou UWHD, num ecrã com proporção 21:9.

Se és fã deste tipo de ecrãs panorâmicos, que aumentam o campo de visão e até permitem multitasking enquanto jogas, podes optar ainda por um Super Ultra Wide HD, com resolução 2560×1080 e formato 32:9 – equivalente a ter dois ecrãs 16:9 lado-a-lado. A contagem de pixels mais alta fornece imagens mais nítidas, mas, em contrapartida, exige uma placa gráfica mais poderosa. Antes de optares por um ecrã ultra wide verifica se os teus jogos favoritos são compatíveis com esta resolução.

Mas se o que procuras é um monitor gaming de topo, considera um com definição 4K, com uma resolução de 3.840 por 2.160 pixels. Este nível de detalhe nota-se mais em ecrãs com 30 polegadas ou superiores.

Se para ti a resolução é tudo, podes ir ainda mais longe com um monitor gaming de última geração 8K, com uma resolução de 7680×4320. Ainda não existem muitos jogos criados de raiz para esta resolução, mas se te queres preparar para o futuro, tudo indica que será nesta direção.

Ecrã curvo ou plano

A principal vantagem de um monitor gaming curvo é o maior nível de imersão nos jogos. A experiência de visualização é mais realista e semelhante à de olhar por uma janela, com um ângulo de visão amplo.

Este tipo de monitor gaming também ajuda a reduzir a distorção, pois a luz emitida pela lateral do ecrã é direcionada para os teus olhos; num ecrã plano, os cantos do monitor emitem luz para os lados da tua cabeça o que faz com que a imagem pareça mais distorcia.

Por outro lado, o monitor de gaming curvo reduz o brilho e os reflexos. Um ecrã plano pode refletir a luz que entra por uma janela ou de uma lâmpada – algo que é menos provável com um ecrã curvo.

No entanto, um monitor de gaming curvo tem algumas desvantagens: ocupa mais espaço, tende a ser mais caro do que o mesmo modelo plano e nem todos os gamers se habituam ao facto do ecrã ser curvo.

A curvatura do monitor é medida usando o ‘R’ e, ao contrário de sistemas de medição mais convencionais, quanto menor o número, maior a curva. Por exemplo, um monitor curvo classificado em 1800r terá uma curvatura maior do que um classificado 4000r. Existem três medidas de curvatura comuns: 1800r, 3000r e 4000r.

No OLX encontras dezenas de opções de monitores de gaming curvos a partir de 100€ de marcas como Samsung, Asus ou Phillips.

Precisão ao melhor preço: os melhores ratos gaming

Taxa de atualização do monitor gaming

A taxa de atualização é o que faz a diferença entre um jogo fluído e responsivo e uma experiência arrastada e “aos soluços”. Para aferir a capacidade do monitor gaming produzir esta experiência de jogo mais natural, deves estar atento à “taxa de atualização” – o número de vezes que um monitor gaming atualiza a imagem no ecrã,medida em Hertz.

A maioria dos monitores gaming oferece uma taxa de atualização de 60 Hz, 120 Hz, 144 Hz ou 240 Hz: quanto mais elevada a taxa de atualização, mais suave e fluído será o jogo.

A qualidade da imagem não melhora com uma taxa de atualização mais elevada, mas a fluidez dos movimentos sim. Um monitor de 60 Hz exibe 60 imagens diferentes por segundo, enquanto um monitor de 120 Hz consegue apresentar 120 imagens diferentes por segundo. Se gostas de jogos de ação e de grande intensidade, esta é uma característica a ter em conta no teu próximo monitor gaming.

Conetividade do monitor gaming

Ao escolher um monitor gaming é importante verificar as opções de ligação ao PC ou consola:

  • HDMI – A maioria dos monitores gaming traz este tipo de ligação. No entanto, existem diferenças importantes: o HDMI 1.4 suporta resoluções até 4K e taxas de atualização de 24 Hz; já o HDMI 2.1 aguenta resoluções até 8k a 120HZ. Quanto mais elevado o grau HDMI, melhor será seu desempenho.
  • DisplayPort – Abreviada como ‘DP’, esta porta é uma interface digital que oferece a mesma largura de banda de alta velocidade que o HDMI, mas tem uma taxa de atualização maior. É por isso recomendada para gamers exigentes.
  • DVI (Digital Visual Interface) – Esse tipo de porta é ideal para criar uma conexão forte e segura com o PC. As portas DVI são melhores em fornecer imagens de melhor qualidade do que as portas VGA, mas não são tão nítidas quanto as portas HDMI modernas.
  • VGA – Uma porta VGA (Video Graphics Array) é uma conexão padrão encontrada em alguns monitores gaming. No entanto, embora ainda sejam usadas ​​hoje, estão a ser substituídas por interfaces modernas, como HDMI e DVI.
Banner com botão "encontra tudo o que precisas no OLX".

No OLX encontras tudo o que precisas para tornares a tua experiência de jogo mais realista e imersiva, sem gastar muito dinheiro. São centenas de monitores gaming aos melhores preços. E se tens um ecrã que já não usas, vende-o no OLX – estás a ajudar a tua carteira e o ambiente.


Próximas leituras:

Steam Deck: vale a pena comprar esta consola?
Descobre tudo sobre a consola Steam Deck e confirma se vale a …
Logitech C920: a melhor webcam do momento?
Descobre tudo sobre a Logitech C920 uma das webcams com melhor relação …

Um comentário a “Guia para escolher o melhor monitor gaming”

  1. vitor macedo diz:

    Gostei foi informativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *