Mudar de casa implica sempre alguns desafios. Para poupar nas dores de cabeça e também no orçamento, sem imprevistos de última hora, o primeiro passo é planear e organizar a mudança de casa.

Vê como o fazer neste guia para mudar de casa.

Vamos preparar a mudança de casa?

30 dias para mudar de casa

Está na altura de definir o que faz sentido mudar-se contigo, desde o mobiliário aos têxteis da casa e de toda a família. Divisão por divisão, analisa tudo com espírito de um verdadeiro inspetor.

Dá uma oportunidade aos teus móveis antigos e vê como os restaurar, dando uma personalidade única à tua casa, sem gastar muito dinheiro. Aquilo que considerares que te pode render algum valor, tira boas fotos, faz uma descrição detalhada e coloca à venda no OLX.

Estás na altura ideal de decidir se consegues fazer a mudança por ti próprio ou se precisas de ajuda profissional. Se for o caso, faz uma pesquisa com tempo e escolhe a empresa de mudanças com melhores feedbacks e o melhor orçamento.

O melhor transporte de mudanças está aqui

15 dias para mudar de casa

Está na hora de embalar. Tratar disto com antecedência vai evitar ansiedades e stress desnecessários. Certamente já ouviste dizer que a pressa é inimiga da perfeição, portanto, se não queres correr o risco de levar alguma coisa mal embalada ou de te esqueceres de algo, é altura de dedicares a tua atenção a esta tarefa.

Embala as coisas de uma divisão de cada vez, identificando as caixas com o nome do espaço e o conjunto de objetos que contêm. Isto vai ajudar-te a poupar tempo na hora de desembalar, pois já terás as caixas nas divisões certas.

10 dias para mudar de casa

Sabes o que pode ser mais aborrecido que arrumar roupa e bibelôs? Contactar as operadoras de telecomunicações para desligarem o serviço e transferir para a nova casa, assim como cancelar o serviço de água, luz e gás.

Está na altura de mudar também os endereços de correspondência de todo e qualquer serviço associado à morada antiga. Objetos de valor, dinheiro, documentos e outros, devem ficar separados para que saibas onde estão e não se percam no caminho.

7 dias para mudar de casa

Para que o essencial não te falte pelo menos nos primeiros dias, organiza uma caixa com as coisas que vais precisar antes de tudo o resto. Podem ser coisas como a escova e pasta dos dentes, produtos de banho, utensílios de cozinha e limpeza.

Está na altura de confirmar a marcação do serviço, caso tenhas contratado uma empresa para te ajudar na mudança. Verifica também se tens algum familiar ou amigo disposto a dar uma mão extra, combina horas e partilha o plano da mudança.

3 dias para mudar de casa

Envia o que houver de têxteis como cortinados, tapetes, cobertores e edredões para a lavandaria, assim terás tudo limpo e cheiroso, pronto a estrear na casa nova.

Prepara o frigorifico e congelador para ficarem desligados e a descongelar, finalizando com uma secagem total com um pano limpo, para evitar mofo e cheiros desagradáveis. Se precisares de comprar eletrodomésticos, o OLX tem um guia especial para te ajudar a fazer os melhores negócios.

Garante que todos os aparelhos estão bem desligados e que não há fios soltos. Para te ajudar na hora de ligar tudo de novo, tira uma fotografia à posição dos cabos, antes de os retirares dos respetivos locais.

Verifica o embalamento de tudo o que vai ser transportado e… Tudo a postos para o dia D!

5 burocracias necessárias quando decides mudar de casa

1# Alterar a tua morada fiscal

Mudando de casa, todos os teus documentos como Cartão de Cidadão (CC), Carta de Condução e Documento Único Automóvel têm, obrigatoriamente, de ter a morada atualizada. Todo o processo de alteração de morada no CC pode ser feito online, bastando que tenhas contigo o PIN de autenticação.

Para alterares a morada sozinho, precisas ainda de um leitor de CC, que podes adquirir por apenas 5 euros, no OLX. Para além disso, tens ainda a opção de o fazer presencialmente nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), entre outros, sendo necessário agendar através do website.

Para alterares a morada do Documento Único Automóvel, deves reunir a fotocópia do teu CC, já com a morada atualizada, o Certificado de Matrícula do teu veículo e, o requerimento de Registo Automóvel preenchido. Podes tratar disto presencialmente no IRN ou online, sendo que desta forma tem um custo de cerca de 65€.

2# Atualizar morada indicada no seguro automóvel

Se tiveres viatura própria, não te esqueças de atualizar os teus dados ao mudar de casa. Algumas seguradoras podem associar um custo a esta alteração. Caso a tua nova morada se situe numa zona considerada de maior risco para a seguradora, fica atento a um ajuste no valor do prémio.

3# Alterar a morada nos serviços de telecomunicações

Talvez ainda não saibas, mas no que respeita aos serviços de telecomunicações, o contrato é associado à morada e não ao titular, o que faz com que ao mudar de casa seja celebrado um novo contrato, renovando o período de fidelização.

Posto isto, é bom considerar qual o serviço que te vai beneficiar mais na nova morada, caso já não estejas em período de fidelização. Antes de pedires a transferência, verifica quanto tempo falta para terminar a fidelização ao teu atual pacote.

Convém ainda verificar se, ao mudar de casa, a operadora consegue garantir o mesmo serviço. Por exemplo, podes ter um pacote com fibra ótica e, na nova morada, não existir acesso a tal tecnologia, sendo a opção um pacote com satélite. Neste caso, tens direito a rescindir o contrato antecipadamente e sem penalização.

4# Utilizar a Unidade de Saúde da nova morada

Se pretendes mudar também o local de acesso a cuidados de saúde públicos, deves então deslocar-te à unidade da tua nova área de residência e efetuar o teu registo. Para tal, apenas precisas de te fazer acompanhar do teu CC e um comprovativo de morada.

No entanto, se já tinhas médico de família na tua morada anterior e não pretendes mudar de Unidade de Saúde, tal não é obrigatório.

5# Alterar morada em serviços diversos

Ao mudar de casa deves avisar o teu banco e outras instituições financeiras sobre a alteração da morada, enviando ou levando contigo um comprovativo do novo endereço.

Lembra-te também de alterar a morada nos diversos serviços que possas ter de assinatura, de forma a não perderes nenhuma correspondência, embora possas também recorrer ao serviço de reexpedição de correspondência postal dos CTT.

Por fim, não te esqueças de alterar também a morada no teu emprego, para que todas as informações a teu respeito fiquem atualizadas.

3 serviços essenciais na hora de mudar de casa

  1. Mudar de fechaduras – Por motivos de segurança e para evitar cópias de chaves sem controlo, é recomendado mudar as fechaduras de todas as portas exteriores.
  2. Verificar a canalização – Para evitar surpresas desagradáveis, é importante fazer uma revisão completa à canalização da cozinha, casas de banho e jardim, se for o caso, exteriores.
  3. Abastecimento de luz e gás – Verifica se está tudo em conformidade e pede ajuda um eletricista, para evitares avarias ou cortes. Se a casa tem contratos ativos, trata da transferência de titularidade. Caso não tenha contratos, escolhe a companhia que melhor se adapta às tuas necessidades.

Procuras um picheleiro ou canalizador? O OLX leva-te até ele!

Como mudar de casa de forma consciente e sustentável?

De forma a reduzir o impacto negativo que se deixa no planeta ao mudar de casa, recorre aos supermercados locais e pede caixas de cartão para as tuas mudanças.  Evita utilizar plástico para embalar ou papel bolha para proteger os teus bens. Opta por embalá-los em jornal ou lençóis.

A fita cola também é um inimigo do planeta, que por vezes passa despercebido. Troca-a por fita cola de papel e, de preferência, papel kraft, já que não contém plástico na sua composição, nem silicones na parte adesiva.

Reduz na quantidade de descartáveis a utilizar e resiste à tentação de querer tudo novo, junto com a nova casa. Mudar de casa é um momento importante na tua vida, mas não tens de gastar mais do que precisas, nem de encher a tua casa de coisas.

Garante que descartas corretamente os grandes equipamentos elétricos, como máquinas de lavar, frigoríficos ou LCDs. Os pequenos equipamentos como telemóveis, tablets, impressoras, e, também, as lâmpadas e pilhas, deixa-os no ponto de recolha mais próximo de ti. Podes ver qual é aqui mesmo.

No OLX encontras ainda uma série de serviços técnicos disponíveis para te ajudar na hora de mudar de casa. Prepara tudo, organiza-te e boas mudanças!


Próximas leituras:

Guia para escolher um forno elétrico
Descobre tudo o precisas de saber acerca dos fornos elétricos e acerta …
Como escolher o sofá? Um guia prático
Procuras o teu primeiro sofá ou está na hora de trocar o …

Um comentário a “Guia para mudar de casa”

  1. Maria do Céu Fernandes diz:

    Obrigada pelas dicas. Não penso mudar já mas se e quando chegar a altura vão ser úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *