Nos últimos anos, as moedas antigas têm atingido valores verdadeiramente excecionais.

Fatores como o ano de cunho, raridade, erros de impressão e importância histórica fazem com que alguns destes exemplares sejam uma excelente forma de gerar um rendimento extra.

Em 2016, foi batido o record por uma moeda colecionável: $1.99 milhões. A moeda em questão foi emitida em 1894 e dava pelo nome de “S-Barber”.

Em Portugal, os valores praticados não atingem os mesmos níveis, mas ainda assim não deixam de valer a pena. A moeda mais cara em Portugal, a de 50 centavos cunhada em 1925, destaca-se das restantes: vale até 7.000€.

Conclusão: colecionar moedas antigas pode ser mais do que um hobby. Pode, ao fim de alguns anos, valer bom dinheiro.

Descobre como vender moedas antigas.

1# Identificar as moedas antigas

Antes de vender moedas antigas, é preciso saber identificar a peça. Primeiro, encontra a denominação da moeda, a data em que foi cunhada e o símbolo da casa da moeda. Estas informações terão de estar em algum lugar da moeda.

Depois, podes digitar esses números em motores de busca de Numismática – o nome dado ao estudo das moedas antigas.

Outra opção será tirar uma foto nítida de ambos os lados da moeda e enviar para grupos de colecionadores de moedas online para avaliação.

Vende as tuas moedas antigas no OLX

2# Avaliar o estado de conservação

A condição da moeda afeta o valor. Olha novamente para os dois lados da moeda. Parece sujo ou arranhado? Quanto melhor for estado da moeda, maior será o valor.

A nível internacional, as moedas são classificadas numa escala de 70 pontos, de 0 (má condição) a 70 (excelente). Uma classificação acima de 15 é considerado como tendo um nível de desgaste aceitável.

No entanto e ao contrário do que é comum em produtos novos, nas moedas antigas alguns defeitos são benéficos. É o caso dos erros de impressão: se existirem, é provável que a moeda seja mais valiosa, porque é única.

Acima de tudo, não tentes limpar ou “reparar” a moeda. Estes são elementos históricos e os colecionadores preferem-nas no seu estado natural.

3# Verifica o preço

Todos os dias, no OLX, são vendidas moedas antigas. Este é um excelente ponto de partida para perceber quanto pode valer a tua moeda.

Tem em conta fatores como o estado de conservação, ano de cunho, e raridade da peça. Procura moedas semelhantes à tua para ter uma ideia de quanto te pode render.

Tudo o que precisas de saber para vender antiguidades

4# Agrupa as moedas por valor

Diferentes compradores são especializados em diferentes tipos de moedas antigas. Se estiveres a vender várias moedas de uma vez, tenta separá-las em grupos de diferentes valores. Cria grupos de moedas de alto, médio e baixo valor

Em alternativa, podes agrupar por ano, material ou estado de conservação.

5# Fotografa

A fotografia é essencial para vender moedas antigas. Ao fotografar, segues estas dicas:

  • Escolhe a melhor foto para a capa do anúncio no OLX – algo que se distinga e que marque a diferença;
  • Escolhe uma hora para fotografar em que o teu “estúdio” tenha luz natural;
  • Tira fotos de vários ângulos e de detalhes da moeda antiga.

Se estiveres à vontade com programas de edição, podes fazer algumas correções digitais – melhorar a iluminação, recortar a imagem, e outras pequenas melhorias. Evita filtros que alteram as cores ou sobreposições que possam confundir os clientes.

6# Escreve um título e descrição cativantes

O título, a par da foto de capa, é a primeira impressão dos clientes. Cria um título impactante que faças as pessoas parar. Lembra-te que ao vender moedas antigas estás a dar aos outros a oportunidade de conhecer a sua história e origem – mostra isso no título.

Na descrição, escreve a informação mais importante da peça em bullets ou pontos chave: o ano de cunho, o estado de conservação, o material, a proveniência, a composição detalhada, o motivo da venda, se são aplicáveis descontos, preços negociáveis e locais de envio.

Se as moedas antigas tiverem algum problema, identifica-o na descrição também. Neste campo, quanto mais informação, desde que esteja clara e bem organizada, melhor.

7# Responde rapidamente a quem tiver questões

Se já tens as tuas moedas antigas online vais começar a receber perguntas. É importante que dês respostas simpáticas, rápidas e completas. Também podes ajustar os teus anúncios com informação complementar se vires que há alguma pergunta que surge de forma recorrente.

8# Espera para receberes várias ofertas

Faz com que as moedas sejam avaliadas por vários compradores. Deixa que que vários potenciais clientes avaliem as moedas e façam ofertas. Avalia os diferentes valores e tenta perceber o que os clientes valorizam e como tentam negociar. Depois, quando estiveres pronto para vender, escolha o comprador que te dá o melhor negócio.

Para vender moedas antigas, o OLX é o melhor local. É o maior marketplace de Portugal. O que isto quer dizer é que é muito provável que consigas vender as moedas antigas no espaço de horas ou dias depois do teu anúncio ser aprovado. São mais de 80.000 consumidores por dia. O processo não podia ser mais simples.


Próximas leituras:

Minimalismo: o que é e como funciona?
O respeito pelo equilíbrio da vida e pela natureza está na base …
7 truques para adotares um estilo de vida minimalista
É possível viver de forma simples e plena, mesmo durante a pandemia. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *