iPhone 12 vs. Galaxy S21: quem sai vencedor? Entre os smartphones do momento estão as últimas novidades da Apple e da Samsung. Os modelos são concorrentes diretos pelo troféu de melhor smartphone da atualidade.

Primeiro, apresentam-se os dois candidatos ao título:

Galaxy S21iPhone 12
Ecrã6,2 polegadas
AMOLED
2.400 x 1.080 FHD a 421ppp
120Hz
6,1 polegadas
OLED
1.170 x 2.532 XDR a 460ppp
CâmaraUltra grande angular a 12MP e ƒ2,2
Grande angular a 12 MP e ƒ1,8
Teleobjetiva a 64 MP e ƒ2,0
Ultra grande angular a 12MP e ƒ2,4
Grande angular a 12 MP e ƒ1,6
ProcessadorExynos 2100 5nmA14 Bionic 5nm
Bateria4.000mAh2.815mAh
RAM8GB4GB
Conectividade5G
Wi-Fi 6
5G
Wi-Fi 6
Chip U1
OutrosIP68
Carga rápida a 25W
Carregamento sem fio rápido a 15 W
IP68
Carga rápida a 20W
Carregamento sem fio rápido a 15 W

Com tantas siglas e nomes complexos, pode ser difícil perceber exatamente o que distingue cada uma destes modelos. Resumindo, existem 7 pontos diferenciadores na análise Samsung Galaxy S21 vs. iPhone 12.

1# Ecrã – Vencedor: Samsung Galaxy S21

O ecrã do Galaxy destaca-se perante o iPhone 12.  Com uma taxa de atualização de 120Hz, que se adapta ao que mostra, o modelo da Coreia do Sul é o claro vencedor. O ecrã oferece uma melhor experiência de jogo e vídeo, tal como de animações.

O tipo de ecrã que encontramos no Galaxy é semelhante ao ProMotion presente no iPad Pro. Como é um recurso que consume muita bateria, a Apple não a incluiu na geração 12. A tecnologia de ambos é muito semelhante, sendo OLED no iPhone e SuperAMOLED na Samsung.

O Galaxy, com um painel ligeiramente maior, de 6,2 polegadas, apresenta uma resolução de 2.560 por 1.080 pixels. Já o iPhone, com uma tela Super Retina XDR, tem 6,1 polegadas, tem uma resolução de 2.532 por 1.170 pixels.

2# Design – Empate

O Galaxy S21 apresenta-se ao público nas cores branco, azul, preto e roxo. Já do iPhone 12 podes esperar encontrá-lo à venda em azul, preto, branco, verde e vermelho. Entre as primeiras diferenças entre Samsung Galaxy S21 vs. iPhone 12 podemos realçar o design marcante e moderno do Galaxy, enquanto assistimos a Apple a voltar aos seus primórdios.

A parte de trás do Galaxy é de policarbonato, onde pouco se repara nas molduras e temos apenas uma câmara diretamente no ecrã. O iPhone, por sua vez, tem a traseira em vidro e molduras de alumínio fosco. A frente não é tão panorâmica quanto o Galaxy S21.

iPhone 12: o tão esperado smartphone da Apple chegou

3# Desbloqueio facial

Apesar de ambos apresentarem um sistema que permite que incorpores o ID Facial como método de desbloqueio, o iPhone tem um sistema mais avançado. O sistema da Samsung pode, por isso, ser menos seguro, mas apresenta como acréscimo um leitor de impressão digital sob a tele, que o iPhone já não tem.

4# Bateria – Vencedor: Samsung Galaxy S21

A duração da bateria no modelo da Samsung é indiscutivelmente maior, ganhando a competição Samsung Galaxy S21 vs. iPhone 12.  No entanto, isso não faz com que o iPhone não tenha uma autonomia semelhante, que alcança através das otimizações do sistema e dos seus componentes.

O iPhone 12 tem uma autonomia de até 17 horas de reprodução de vídeo contínua, ou 50 horas de reprodução de áudio. Suporta carregadores turbo até 20W, sendo que carrega metade da sua bateria em apenas 30 minutos.

Para além disso, tem ainda suporte ao carregamento sem fios MagSafe. O carregamento sem fios tem uma indução aprimorada, sendo que a traseira do telemóvel tem um conjunto de ímanes e NFC, para identificação de acessórios.

Por sua vez, o Galaxy oferece um dia completo de autonomia, mesmo com o 5G ligado. Tem também compatibilidade com carregadores turbo, no caso, até 25W, bem como às tecnologias de carregamento sem fio QI, de 15W, e carregamento reverso, sendo capaz de transmitir carga para dispositivos compatíveis.

5# Processador – Empate

O modelo da Apple traz o processador A14 Bionic, e o Galaxy apresenta o Exynos 2100. As especificações são ligeiramente diferentes, mas, no dia a dia, é provável que encontres o mesmo desempenho, excelente por sinal, nos dois modelos.

O processador do Galaxy, que pertence à Samsung, é um modelo octa-core que velocidade até 2,9 GHx e oferece um desempenho até 30% melhor do que a versão anterior, da linha S20. No iPhone, o modelo é hexa-core, o primeiro do mundo a ser feito em litografia de 5nm, com 11,8 bilhões de transístores. Em português, significa mais velocidade, além de autonomia.

6# Câmara fotográfica – Vencedor: Samsung Galaxy S21

O Galaxy S21 tem um zoom espacial de 100x, obtido com telefoto dupla, isto é, periscópio ótico 10x e híbrido 3x. Se utilizarmos como referência o Galaxy S21 Ultra, nem se fala. Tem um total de três câmaras, a par que o iPhone tem apenas uma câmara dupla.

No que respeita à gravação de vídeo, o Galaxy possui vídeo 8K, enquanto o iPhone 12 grava em 4K, com Dolby Vision. Para terminar, o Galaxy S21 promete fotos em ambientes escuros impressionantes, uma vez que é dado grande ênfase ao modo noturno que o modelo traz. O modo Single Take também foi aprimorado, pelo que agora podes gravar um pequeno vídeo e separar os melhores frames para transformar em fotografias.

7# Sistema operativo – Vencedor: iPhone 12

O Galaxy S21 corre na versão Android 11, a mais recente do sistema operativo. O iPhone 12 também tem a versão do sistema mais recente, o iOS 14. Encontras a diferença Samsung Galaxy S21 vs. iPhone 12 no sistema operacional criado pela Apple, cuja vantagem sobre o Galaxy passa pelo seu ótimo suporte de atualizações.

A Apple atualiza os seus terminais vários anos após o lançamento dos seus modelos, pelo que podes, dentro de quatro anos, continuar a trabalhar na versão mais recente no iPhone 12, o que não acontecerá com o Galaxy.

Para além disto, o iOS 14 também inclui recursos interessantes, como configurações importantes para garantir a privacidade e segurança do utilizador e a capacidade de personalizar o ecrã inicial com widgets.

Resumindo, Samsung Galaxy S21 vs. iPhone 12: qual o melhor?

Estamos a comparar dois telemóveis de topo, que oferecem alguns dos melhores recursos e tecnologias disponíveis neste setor.

O preço, cuja diferença pode contar como fator decisivo no final, é uma diferença relevante entre Samsung Galaxy S21 vs. iPhone 12, pelo encontras o primeiro a partir de 699€ e, o segundo, para lá dos  799€.

Posto isto, entre estas duas excelentes opções, o Samsung Galaxy S21 sai vencedor desta batalha. O ecrã, câmara, bateria e preço apelativo tornam-no a melhor escolha. No entanto, e muito devido ao sistema iOS, o iPhone 12 consegue ser excelente e acompanhar, em quase tudo, o seu rival.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

6 comentários a “iPhone 12 vs. Galaxy S21: qual o melhor?”

  1. Ricardo Linhares diz:

    E o iPhone 12 pro max

  2. Eurico Paulo Barradas diz:

    EXISTEM ALGUMAS INCONGRUÊNCIAS NO COMPARATIVO. Exemplo: É descrito no início que o ecrã AMOLED da Samsung tem como resolução 2 400 x 1 080 FHD a 421ppp. Mais à frente na comparação entre ecrãs é escrito que o Samsung: “apresenta uma resolução de 2560 por 1 080 pixels”. Afinal é 2 400 ou 2 560? Mesmo que o valor seja 2 560, a resolução a nível de nº de pixels é bem superior no ecrã da APPLE. Ora vejamos:
    iPhone: 1 170 x 2 532 = 2 960 440 pixels.
    Samsung: 2 560 x 1 080 = 2 764 800 pixels.
    Conclusão: O ecrã da Samsung tem menos 197 640 pixels do que o ecrã do iPhone (que é “menor” 2,54 mm na diagonal do que o ecrã da Samsung). Haja rigor.
    Sem outro assunto,
    Eurico Barradas.

  3. Carlos Jorge diz:

    Bom dia, em relação à comparação entre o Samsung e iPhone, há que ter em conta o nível de atualizações do sistema operativo, no caso do Apple, pelo menos 4 a 5 anos é assegurado, o que não acontece nos outros fabricantes, isto é muito importante e para muitos utilizadores basta para uma escolha, mesmo que algumas funcionalidades sejam inferiores, pois não são tão importantes como as atualizações. Esta diferença raramente é falada nas comparações e penso que é determinante, na minha opinião deixa logo de lado muitas outras opções.

  4. Jose Maria Osorio diz:

    Ha uma questao importante. O sistema de seguranca. Penso que o Iphone é mais seguro e nao necessita de um antivirus, enquanto o sistema da Samsung requer um antivírus, que tem que ser pago e actualizado. No Iphone toda a seguranca e actualizada automaticamente.
    Cmps

  5. domingos da luz simoes diz:

    Pergunto: existe no mercado alguma empresa a vender o Galaxi S 21 ????? com garantia?????

  6. João Viveiros diz:

    Fui durante vários anos utilizador de iPhones, em 2016 como estava cansado do iPhone e gostaria de experimentar o andróide, passei para Samsung, Edge 7 S, este mês voltei a usar o iPhone modelo X.
    Sem dúvida que o iPhone é superior em todos os aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *