A primavera e o verão são as alturas ideais para fazer melhorias às janelas. Existem diferentes materiais, acabamentos e, claro, preços que podem condicionar a escolha. Na hora de optar entre janelas de PVC ou alumínio, deves estar ciente dos prós e contras de cada um. É necessário perceber o comportamento dos materiais para escolher aquele que melhor corresponde às tuas necessidades.

Janelas de PVC ou alumínio: qual a melhor opção para o ambiente?

O PVC é hoje o material mais utilizado pelos fabricantes de portas e janelas, por ser mais barato e resiliente do que a madeira. É também mais amigo do ambiente do que o alumínio.

O alumínio é submetido a vários processos poluentes, principalmente no que respeita ao pré-tratamento, onde se utilizam elementos químicos, como acetato e níquel. Estes processos afetam o crescimento de certas espécies de árvores e da vida animal próxima das refinarias de alumínio.

Por seu lado, o PVC apenas emite vapor de água para a atmosfera durante o seu processo. Atualmente é possível que encontres PVC reciclado a 100%, tornando o fabrico de portas e janelas mais durável e eficiente.

10 dicas para uma casa sustentável

Quem ganha na eficiência? As janelas de PVC ou alumínio? 

O alumínio é um bom condutor de calor, no entanto, o PVC é um material isolante natural. Com o alumínio, a tua casa pode aquecer rapidamente no verão e arrefecer muito no inverno. Com janelas e portas de PVC, a casa permanece a uma temperatura agradável e estável, tanto no inverno quanto no verão.

A perda de energia das nossas casas têm um grande impacto na eficiência global, refletindo-se no aumento das faturas de energia. Existem, no entanto, formas de aquecer a casa sem pesar na carteira, nem no ambiente.

O que são janelas eficientes?

Qual gera mais condensação?

Ao escolher entre janelas de PVC ou alumínio, lembra-te de que estas últimas têm como problema a condensação, que ocorre devido à elevada condutividade térmica. As superfícies interiores da janela atingem temperaturas muito baixas no inverno, as paredes ficam frias, e dá-se a condensação da humidade relativa do ar, no interior.

A condensação é um efeito desagradável que pode comprometer e danificar, a longo prazo, paredes, soalho, móveis, cortinas, entre outros. Já as janelas de PVC, devido ao elevado isolamento térmico, minimizam o risco de condensação.

Qual das opções tem maior vida útil? Janelas de PVC ou alumínio?

Os caixilhos em PVC são estabilizados com tecidos de aço, de alumínio ou de fibra de vidro, para melhorar as suas propriedades de robustez e flexibilidade. É um material leve e excelente para criar janelas eficientes.

Por outro lado, a leveza do PVC facilita, ainda, a solda dos vários componentes da caixilharia. Os caixilhos são mais resistentes à corrosão e à degradação por agentes climatéricos e biológicos, como bolor.

As janelas de PVC contam com uma vida útil mais longa, em cerca de 20 e 35% em comparação com outros materiais. Não sendo necessário substituí-las num curto espaço de tempo, acabam por tornar-se uma opção económica.

Em que situações devem ser consideradas as janelas de alumínio

O alumínio é um material leve, não inflamável, resistente a choques e intempéries, adaptando-se perfeitamente a uma fachada minimalista. Os caixilhos evoluíram muito nos últimos anos e já existem alternativas aos caixilhos simples e cinzentos.

As janelas de alumínio ganharam qualidade e resistência, e são especialmente para quem mora junto à costa, com elevada exposição ao salitre. Para além da facilidade na montagem e instalação, o peso reduzido faz com que não sobrecarreguem a estrutura do imóvel. Também não exigem grande manutenção: para a limpeza, basta utilizar uma esponja macia, água e sabão neutro.

Conclusão: janelas de PVC ou alumínio

A escolha final depende de onde moras, da exposição solar da casa e do orçamento disponível.

Porquê escolher janelas de PVC

  • É um material duradouro, resistente a danos, a condensação e a perda de calor, proporcionando melhor isolamento térmico;
  • Os caixilhos em PVC são, na sua maior, mais atraentes do que os de alumínio. São produzidos numa maior gama de cores e podem ser escolhidos consoante o exterior da casa;
  • É impermeável à ferrugem e ao apodrecimento;
  • Os materiais em PVC têm mais tempo de garantia, normalmente o dobro;
  • Os caixilhos exigem pouca manutenção.

Conhece as melhores dicas para isolares as janelas de tua casa

Porquê escolher janelas ou portas em alumínio

  • O alumínio é um elemento metálico leve e resistente;
  • É usado nas construções como material à prova de fogo;
  • Os caixilhos de alumínio são resistentes e leves são, por isso, fáceis de instalar;
  • Se um vidro se partir, é mais fácil substituí-lo se a caixilharia for de alumínio;
  • Exige menos manutenção que o PVC. Com a chuva forte, o PVC fica manchado. Nota-se mais o pó e a sujidade, por isso, têm de ser lavadas com mais frequência;
  • O aspeto original mantém-se durante mais tempo. Quando está exposto aos raios solares ultravioletas, o PVC vai descolorando ao longo do tempo. Se for branco, o PVC fica amarelado. Se tiver cores escuras, estas vão desaparecendo. É difícil de pintar noutra cor e exige tintas especiais.

Contratar um serviço no OLX com a máxima segurança

Em suma, o PVC parece levar alguma vantagem nesta batalha entre janelas de PVC ou alumínio, mas o que realmente importa é a tua pesquisa e os orçamentos que consegues apurar.

O desafio de tornar as janelas mais eficientes vai muito além da escolha entre janelas de PVC ou alumínio. Se queres saber mais sobre este tema, explora o nosso guia completo sobre as janelas eficientes.

Para te ajudar a cobrir o investimento na renovação das janelas, podes considerar concorrer ao Fundo Ambiental. Este apoio do Estado para tornar as casas mais sustentáveis cobre com uma média de 70% de comparticipação e valores limite que podem ir dos 500€ aos 3.000€.

Agora que já sabes o fundamental para tomar uma decisão acertada, encontra o profissional certo no OLX.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

2 comentários a “Janelas de PVC ou alumínio: como escolher?”

  1. Fortunato Maio diz:

    Bom dia,
    Artigo muito interessante e muito bem redigido.
    Apenas fiquei com uma duvida.
    É possível manter a caixilharia de alumínio existente e substituir apenas as portas por portas de PVC?
    Obrigado
    Fortunato

  2. Virtualix diz:

    Este artigo não tem como objetivo informar e esclarecer. Não passa de um manifesto favorável ao PVC. Na verdade ambos os materiais são bons, e como em quase tudo na vida, ambos têm espetos positivos e negativos. Apenas quero realçar, que as caixilharias mais recentes de alumínio, têm o problema da condutividade resolvido, através da introdução de elementos de rotura térmica integrados no caixilho. A sua longevidade é em regra superior, uma vez que não é afetado da mesma forma que o PVC pela radiação solar e é mais resistente a agressões mecânicas e químicas.
    PS: não sou instalador, nem tenho qualquer interesse comercial no PVC ou alumínio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *