Já lá vai o tempo em que as “luzes” apenas serviam para iluminar. Atualmente, para além da funcionalidade, algumas lâmpadas são artigos decorativos que fazem as delícias de qualquer amante de decoração. Desde os modelos mais excêntricos, às opções minimalistas, há lâmpadas decorativas para todos os gostos (e bolsos!).

Agora que passas mais tempo em casa, tens vindo a reparar que lhe falta personalidade? Até gostavas de dar um toque na decoração, mas não tens ideias, não queres ter muito trabalho, nem queres gastar muito dinheiro? Então esta poderá ser a solução ideal para ti. 

Fica a conhecer os vários tipos de lâmpadas decorativas que podes encontrar.

O que são lâmpadas decorativas

Seja pela cor, forma ou a maneira como são colocadas, este tipo de lâmpadas tem-se vindo a tornar a solução ideal para quem pretende dar um toque diferente ao ambiente de uma divisão.

Do quarto à sala de estar, ou até aos espaços exteriores, estas lâmpadas podem ser utilizadas em qualquer espaço da casa. O segredo está na quantidade, na intensidade da luz e, é claro, na sua disposição. Esta última depende da criatividade e do gosto de cada um.

Encontra as tuas lâmpadas de sonho no OLX

Tipos de lâmpadas decorativas

Desde as incandescentes, às opções LED, são vários os tipos de lâmpadas decorativas que podes encontrar no mercado. Quanto ao tamanho e formato, a variedade também é grande. Contudo, podemos classificá-las em dois tipos.

  • Lâmpadas de filamento: São semelhantes aos modelos tradicionais, com exceção dos filamentos internos, que são iluminados e bem definidos. Podes encontrar modelos com filamentos com formatos geométricos ou até letras e números. Disponíveis no OLX a partir de 1€.
  • Grinalda: O conceito desta lâmpada decorativa é o mesmo do que o utilizado nas luzes de Natal. Nesta ocasião, uma única cor é utilizada, geralmente luzes brancas. Há também grinaldas de pequenas lâmpadas arredondadas transparentes ou opacas e maiores que as de Natal. Disponíveis no OLX a partir de 4€.

As lâmpadas como decoração da casa

Lâmpadas decorativas penduradas do teto

As lâmpadas decorativas melhoram a estética de uma divisão e tornam-na mais aconchegante. No fundo, permitem tornar a tua casa num lugar especial. 

Ao serem usadas ​​como iluminação secundária ou complementar, tornam o ambiente mais quente e acolhedor.  Para este efeito, são especialmente usadas as lâmpadas de filamento.

Dependendo do tipo de lâmpada que escolheres e do estilo de decoração da tua casa podes criar espaços originais e apelativos:

  • Nórdico: Neste estilo, é mais comum ver grinaldas de lâmpadas decorativas.
  • Rústico e industrial: Nestes dois estilos vemos as lâmpadas de filamento em todas as suas versões. Tanto em conjunto, como penduradas à unidade no teto ou numa base de madeira como luminárias.
  • Vintage: O estilo vintage também utiliza este tipo de lâmpada. Especialmente as lâmpadas de filamentos, já que elas nos levam ao passado. Isso não significa que sejam lâmpadas halógenas, pelo contrário, apesar de serem lâmpadas de aparência antiga, na realidade, a maioria é LED.

Lâmpadas para todas as divisões

Tal como já referimos, as lâmpadas decorativas podem ser usadas em qualquer divisão da casa. A versatilidade é um dos motivos da sua grande procura. Podes optar por introduzi-las na decoração da sala, no escritório, no quarto, na cozinha ou até no hall de entrada.

Também podem ser usadas no exterior como fonte de iluminação e de decoração. Desde o alpendre àquele espaço de convívio exterior sem graça, as grinaldas de lâmpadas podem fazer a diferença no ambiente do espaço.

Algumas sugestões de modelos para cada divisão da casa:

Sala de jantar

Numa sala de jantar o grande foco é a zona da refeição. Aí poderás optar por uma iluminação mais irreverente como elemento de destaque. Se a tua mesa é redonda ou quadrada, poderás optar por um candeeiro com agregados de lâmpadas. Por outro lado, se a tua mesa é comprida ou estreita, as lâmpadas suspensas poderão ser a melhor opção. 

Quanto à temperatura da luz, opta por um tom intermédio, de forma a tornar a divisão aconchegante, mas sem comprometer a visibilidade durante as refeições. Se usas esta divisão com frequência, será boa ideia optares por versões LED, de forma a não comprometer o consumo de eletricidade.

Quanto ao estilo, poderá ser mais industrial, onde as lâmpadas estão inseridas numa estrutura metálica em linhas retas (usualmente de cor preta, prateada ou dourada). Se és amante de uma variante mais retro ou romântica, poderás optar pelas lâmpadas na sua versão mais simples, suspensas à unidade ou em aglomerados que fazem lembrar os ramos florais.

Quarto

Nesta divisão, à semelhança da sala de jantar, as lâmpadas decorativas poderão ser integradas na iluminação principal do quarto, ou poderão ser simplesmente decorativas. De uma forma ou de outra, vão-te ajudar a aprimorar o ambiente da divisão.

Poderás optar por substituir o candeeiro principal do quarto por uma opção mais criativa. Quanto aos candeeiros de mesa, podes optar por um match com a iluminação principal do quarto ou escolher uma luminária mais minimalista com uma lâmpada de filamentos, por exemplo.

Se pretendes apenas renovar a decoração do teu quarto, sem alterar a iluminação principal, então recomendamos-te as tão conhecidas grinaldas de lâmpadas. Poderás simplesmente pendurá-las numa parede ou optar por colocá-las à volta de um quadro ou até de uma estante. Para este efeito, opta por lâmpadas de temperatura mais quente.

Escritório

No escritório é habitual a incorporação deste tipo de lâmpadas e candeeiros na iluminação principal. Estas podem ser incorporadas num estilo mais industrial, retro ou até rústico. Se és fã deste último, aconselhamos-te a optar pelas versões mais simples ou suspensas em cordas. Vais ver que ficam top no teu escritório.

Num ambiente de teletrabalho é recomendável que optes por uma iluminação mais clara, que te garanta a visibilidade de que precisas e que te mantenha acordado. Caso optes por inserir estes artigos, exclusivamente como elementos decorativos, opta por tons mais quentes e lâmpadas de filamentos, para dar o estilo que falta à divisão.

Lâmpada no escritório

Alpendre

Há inúmeras opções de iluminação para exterior. Desde as zonas de lounge, às áreas de refeições, encontras lâmpadas decorativas para todas as ocasiões. Até para a tua horta. Se tens uma daquelas hortas verticais que estão na moda, mas falta-lhe o destaque merecido, coloca uma grinalda de lâmpadas à sua volta ou insere lâmpadas entre os vasos. Vais ver que vai ficar super cool.

O raciocínio é semelhante ao da decoração interior. Nas zonas de refeições dá destaque à iluminação da mesa e nas zonas de lounge opta por temperaturas mais quentes. Não te esqueças, contudo, de ter em atenção as condições climatéricas exteriores. Opta por soluções mais resistentes, próprias para este efeito.

As lâmpadas decorativas são o complemento perfeito para dar aconchego e originalidade casa. Os preços variam de acordo com o tamanho, o modelo e, claro, a marca. Contudo, de uma forma geral, são elementos decorativos bastante acessíveis, apesar da sua irreverência. São, por isso, uma excelente opção para quem pretende renovar a decoração, sem gastar muito dinheiro. Do que é que estás à espera?


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Um comentário a “Renova a decoração da tua casa com lâmpadas decorativas”

  1. Jose Vieira diz:

    Interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *