Descobre como relaxar, estar em contacto com a natureza e aproveitar o ar livre com estas 10 recomendações de turismo rural em Portugal. 

10 destinos de turismo rural em Portugal

1# Arcos de Valdevez

Sabias que Arcos de Valdevez foi galardoada novamente com o prémio Cinco Estrelas Regiões? Este prémio distingue o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos e 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional.

O concelho está ligado à fundação da nacionalidade portuguesa, através da vitória de D. Afonso Henriques sobre D. Afonso VII de Castelo e Leão em 1141. Integra o Parque Nacional Peneda-Gerês, uma Reserva Mundial da Biosfera, que faz deste concelho uma referência nacional e uma visita obrigatória.

É igualmente uma referência para turismo rural, pelos seus saberes e sabores tradicionais, como é o caso da gastronomia, vinhos e doçaria conventual, do artesanato e das festas e romarias. Entre roteiros, natureza, trilhos e enoturismo, deixa-te levar pelos ares dos Arcos. Para preparar a viagem, vais precisar de um calçado confortável.

2# Serra da Freita

A Serra da Freita estende o seu manto verde por terras de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. É fácil ficarmos encantados com a sua majestosa presença que encanta facilmente quem a visita.

Um dos pontos de passagem e paragem obrigatórias é o Arouca Geopark. Atravessar os caminhos da Serra significa ir ao encontro de pontos da história destas terras, como a Mamoa da Portela da Anta, as Pedras Parideiras, e de paisagens de cortar a respiração, como junto à Frecha da Mizarela.

Ao longo do planalto, encontramos 17 dos 41 pontos mais impactantes do Arouca Geopark, que oferece condições únicas para a prática de alguns desportos de aventura e percursos pedestres que nos guiam pela beleza singular desta serra. És aventureiro? Então passa a noite em contacto com a natureza. Vais precisar de uma tenda de campismo.

5 tendas de campismo mais procuradas pelos aventureiros

3# Aldeia da Pena

A aldeia de Pena fica a 325 Km de Lisboa e a 20 km de São Pedro do Sul, em Viseu. Quando lá chegares, vais deparar-te com uma aldeia típica de xisto com apenas seis habitantes e dez casas de habitação, situada num vale profundo da Serra de São Macário.

No fundo do vale, a aldeia confunde-se com a Natureza que a envolve num cenário de fantasia. Junto a uma ribeira de água cristalina, à entrada da aldeia, fica a Adega Típica Pena, também ela toda de xisto, tal como toda a povoação. Se procuras um local na natureza, misturando a montanha com as águas cristalinas das ribeiras para uns valentes mergulhos, o turismo rural na Aldeia de Pena está pronto a receber-te.

E para poderes fazer as refeições no local, nada como uma lancheira que mantenha as refeições quentes.

4# Serra da Estrela

A Serra da Estrela não se visita apenas no inverno, para as descidas de trenó na neve! No verão também encontras um cenário ideal para uma escapadinha em verdadeira comunhão com a natureza.

Esta é uma das zonas verdes mais vastas do país, onde podes perder-te entre vales e montanhas verdejantes ou descobrir as propriedades terapêuticas de termas relaxantes, onde apenas encontras apenas o silêncio intenso das montanhas e das cidades serranas. E já te imaginaste a ver as estrelas sob este céu noturno sem poluição?

Encontra um telescópio portátil no OLX a preços imperdíveis

São mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela para descobrir as nascentes dos maiores rios portugueses, os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas, ou as mais fascinantes espécies de aves que nela se nidificam.

Este cenário português oferece-te todos os ingredientes para uma pausa relaxante e para recuperar energias.

5# Dornes

Dornes é uma pequena vila na margem do rio Zêzere. Numa paisagem magnífica e rodeada de histórias e mitos relacionados com a formação da nacionalidade e a Ordem dos Templários, Dornes tem uma beleza inigualável. 

Frequentemente citada como uma das vilas e aldeias históricas mais belas de Portugal, a cerca de 30km de Tomar, esta aldeia fica no extremo norte do distrito de Santarém, numa península formada pela Albufeira de Castelo de Bode e integra a Rota dos Templários.

Dornes pode ser pequena em tamanho, mas é enorme no seu legado histórico. A visitar, tens o Templo de Nossa Senhora do Pranto, a Torre Pentagonal de Dornes, a Capela de Santo António e a praia fluvial. Quem vai, não pode perder o peixe e as migas deliciosas ou o bacalhau e, para terminar, o biscoito Dornito ou o pudim de abóbora com nozes.

6# Porto de Mós

Porto de Mós alberga belezas naturais diversificadas com expoente máximo nas Grutas de Mira de Aire, na qual se incluem as Grutas de Alvados e as Grutas de Santo António, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Visitar Porto de Mós é ser recebido de braços abertos, com charme, calor, simpática, com cheiro a alfazema e a alecrim. O turismo rural é um convite para conhecer este território e as suas gentes.

Entre o património histórico, destacam-se o castelo de traça palaciana, o Campo Militar de S. Jorge e a Calçada Romana do Alqueidão da Serra. Estes pontos de interesse, aliados à boa gastronomia local, fazem de Porto de Mós o destino ideal para a tua visita.

7# Berlengas

As Berlengas são um pequeno arquipélago composto por ilhas graníticas, que se localizam a Oeste do Cabo Carvoeiro em Peniche, na costa de Portugal. Este lugar sui generis, situa-se a 15 Km da costa oeste de Peniche.

É considerada uma área protegida desde 1465, quando o rei Afonso V proibiu qualquer tipo de ações contra a natureza naquele lugar. Em 2011 foi declarada pela Unesco Reserva Mundial da Biosfera.

A beleza natural deste pequeno arquipélago é absolutamente incrível. Entre passeios, mergulho, observação de aves, snorkeling e banhos de sol na praia, este é um lugar paradisíaco e de visita obrigatória, a incluir na lista de destinos de turismo rural.

8# Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes, plantada à beira-mar, na margem norte da foz do rio Mira, é um dos destinos de férias de praia e turismo rural mais agradáveis da Costa Alentejana. A sua popularidade vai muito além das fronteiras de Portugal e é paragem obrigatória para quem queira explorar o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Este destino idílico oferece praia de mar e de rio, com grandes areais e boas ondas. Tem desportos aquáticos, brincadeiras na água e passeios de barco, trilhos para andar a pé, de BTT ou até a cavalo. Além disso, as iguarias são de comer e chorar por mais. Se precisares de renovar o teu equipamento de surf não percas tempo, nem dinheiro. Descobre no OLX uma longa oferta de pranchas e fatos aos melhores preços.

Os 5 melhores destinos para fazer surf em Portugal

9# Santana (Madeira)

No concelho de Santana, na costa norte da ilha da Madeira, encontra-se uma arquitetura única.  São as casas de Santana, com o teto coberto de colmo. Em 2011, o conselho recebeu a distinção de Reserva da Biosfera, pela UNESCO, reconhecendo-se, assim, a riqueza de um ecossistema onde se procura conciliar a conservação da biodiversidade e o seu uso sustentável.

Para captares a natureza em toda a sua exuberância, prepara-te não te esqueças dos binóculos e de uma câmara fotográfica de topo.

10# Aldeia da Cuada (Açores)

No extremo mais ocidental da Europa, a natureza guarda os seus mistérios. Estamos a falar da Aldeia da Cuada, um lugar à medida do isolamento da Ilha das Flores. Este é o destino certo para turismo rural sem pressa, para quem gosta de apreciar o som dos pássaros ou da fragância da erva fresca e dos loureiros com perfume adocicado.

A paisagem deixa qualquer um inebriado e a tranquilidade é fiel companheira. Esta é uma das ilhas mais autêntica, onde o contraste entre a austeridade dos relevos vulcânicos e a vegetação tem por cenário o azul do oceano e a abundância das flores.

Prepara já a mala e vê o que está em falta para este verão. O que necessitares está à distância de um clique, no local do costume: o OLX.


Próximas leituras:

Raquete de ténis: guia completo para escolher
Descobre como escolher uma raquete de ténis que se adapte ao teu …
Escalada: 7 essenciais para começar
Estes são os produtos essenciais para começares a praticar escalada. Descobre tudo …

8 comentários a “Os 10 melhores destinos para fazer turismo rural em Portugal”

  1. Francisco diz:

    Tenho uma admiração pelo campo, e esses comentários foram grandiosos fiquei feliz em ver essa natureza e vou visitar com certeza , e é sempre bom informar como chegar

  2. JOSE LOUREIRO diz:

    LINDOS DESTINOS PARA DESFRUTAR DA NATUREZA,

  3. JOSE LOUREIRO diz:

    MUITO BOM PARA DESFRUTAR DA NATUREZA,

  4. Fátima Pinto diz:

    São sempre agradáveis estas sugestões… todavia gostaria de proposta de preços para interações no caso de ficarmos 2..3..4.. dias.
    Vivo em Gaia, distrito do Porto.
    Será que podem enviar sugestões de instalações desde assistência económicas até as mais caras. Tipo booking

  5. josé diz:

    Pelas fotos,5 estrelas, tenho em mente ir às flores e terceira.
    digam qualquer coisa.
    obrigado.
    José Fernandes

  6. sérgio de Figueiredo velho diz:

    Bom dia,
    necessito mais informações de Preços para pacotes completos (Viagem + estadia)

  7. Manuel Campos diz:

    A vossa publicação pode ser util para escolher um destino para visitar no entanto deve haver um cuidado para não ter erros e neste caso existem: A foto referente a V.N.Milfontes é da praia de Odeceixe, praia que uma parte é Alentejo outra é Algarve.
    Também me parece que o ultimo paragrafo refernte a Dornes não se enquadra e deve pertencer a Porto de Mós

  8. Susana Costa diz:

    A foto do tópico “8# Vila Nova de Milfontes” não corresponde a Vila Nova de Milfontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.