Quando pesquisas por monitores, encontras uma vasta oferta no mercado. Talvez já tenhas reparado numa sigla em particular, 4K, mas sabes o que significa?

O 4K ou Ultra HD é um padrão de alta definição, tal como acontece com o Full HD. No entanto, enquanto este último se refere a uma imagem de 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura, o 4K tem a capacidade de elevar esses níveis para 3840 x 2016 pixels e, no 4K para Cinema, a resolução alcança 4096 x 2160 pixels.

Uma imagem mais realista com um monitor 4K

Se até há uns anos a oferta de conteúdos 4K era limitada, atualmente encontras opções cada vez mais variadas, inclusive, em plataformas de streaming como a Netflix.

Um dos motivos para o crescimento dos monitores 4K é a descida dos preços e a maior oferta ao consumidor. No entanto, só faz sentido avançar com a compra de um monitor 4K, se o teu computador tiver performance gráfica suficiente para lhe corresponder. É recomendado que tenhas uma capacidade igual ou superior à placa GeForce GTX 1080 Ti, da NVIDIA.

Usa o monitor 4K para uma sessão de cinema em casa com os mais pequenos

O que procurar num monitor 4K para gaming

Existem parâmetros específicos que não deves descurar na hora da compra de um monitor 4K.

  • Taxa de atualização: A taxa de atualização corresponde ao tempo que leva, por segundo, a atualizar as imagens no ecrã. A maioria dos monitores suporta uma taxa de até 120Hz. Alguns conseguem ser mais rápidos e alcançar 144Hz, proporcionando uma imagem mais suave.
  • Atraso de entrada: Já o atraso de entrada, é o atraso entre um ecrã receber um sinal e esse sinal ser apresentado. Esse atraso pode afetar muito a capacidade de resposta dos jogos, por exemplo. Os monitores têm opções de diminuir esse atraso, como é o caso da compatibilidade com o FreeSync.
  • Tamanho: O tamanho ideal depende da distância de visualização, se te vais sentar perto ou longe do ecrã. Lembra-te que os monitores são projetados para uma distância de visualização mais curta que uma televisão. Para conseguires aproveitar a resolução 4K, é recomendável um tamanho mínimo de 27 polegadas.
  • Tempo de resposta: O tempo que um pixel leva para fazer a transição de um tom preto para branco, medido em milissegundos. Quanto mais rápido for o tempo de resposta, menos manchas de imagens em movimento terás.
  • Conectores: Os monitores estão equipados com conectores HDMI e DisplayPort/Tipo C para sinais de vídeo. Também encontras entradas stereo de 3,5 mm para entrada e saída de áudio.
  • FreeSync: Este suporte permite desfrutar de jogos mais suaves, claros e imersivos, reduzindo ainda mais os momentos de atraso nas imagens.
  • Brilho: Se pretendes um monitor 4K para gaming ou trabalho, certifica-te que terás conforto de visualização também. Procura pouca luz azul e sem cintilação. Se o monitor tiver inteligência de brilho, melhor, pois assim podes adaptar à luz ambiente, melhorando a tua experiência de jogo.

Encontra diversas opções de monitores 4K no OLX

No OLX encontras 2 monitores top para gaming

LG 27GN950-B 4K

Um dos best sellers da LG, o 27GN950-B 4K, é um monitor 4k de 27 polegadas, com tecnología AMD FreeSync Premium Pro. As características principais são as seguintes.

EcrãNano IPS
Tamanho (polegadas)27″
Resolución3840 x 2160 (Ultra HD 4K)
Relação de Aspeto16:9
Taxa de Atualização144 Hz
Velocidade de Resposta (ms)1 ms
Conexões– Display Port
– Saída Auricular
– HDMI
– USB 3.0

LG 27UD58-B

O modelo LG 27UD58-B tem uma resolução UHD de 3840×2160 a 60Hz, com painel IPS que oferece cores ótimas. Compatível com Freesync e Gsync.

EcrãIPS
Tamanho (polegadas)27″
Resolución3840 x 2160 (Ultra HD 4K)
Relação de Aspeto16:9
Taxa de Atualização60 Hz
Velocidade de Resposta (ms)5 ms
Conexões– DisplayPort
– Saída Auricular
– HDMI

Os monitores 4K e o teletrabalho

O ano de 2020 trouxe uma nova realidade ao mercado de trabalho e 2021, para já, não está a ser diferente.

Após algum tempo nesta nova forma de trabalhar, já te deves ter apercebido que precisas de alguns equipamentos melhores, não só a nível de material de escritório, como de hardware e software.

Para trabalhares bem, precisas de conforto e isso não se resume apenas a uma cadeira ergonómica. Os periféricos são importantes e um monitor extra ou de dimensões maiores, torna-se fundamental.

Conhece as cadeiras de escritório perfeitas para teletrabalho

O monitor 4K vai permitir que vejas o teu trabalho em grande escala o que, indiretamente, afeta positivamente a tua produtividade.

Vê o que deves ter em conta na hora da compra do teu monitor para trabalho.

  • Tamanho: Os displays ultrawide (21:9) são mais largos e podem ser interessantes para aproveitar o espaço com muitas janelas abertas ao mesmo tempo. Monitores deste tipo devem funcionar de forma semelhante a dois monitores 16:9, trabalhando estendidos.
  • Ecrãs curvos ou planos: Os ecrãs em formato curvo facilitam a visualização das bordas do display, sem que precises de mover tanto os teus olhos e a cabeça. Descobre o nosso guia para saberes se um ecrã curvo faz sentido para ti.
  • Tecnologia de ecrã: Os monitores OLED podem atingir níveis de precisão de cor muito elevados, sendo ideais para uso profissional.
  • Interface: Os monitores 4K mais completos terão, por exemplo, portas USB-C ou USB convencionais, para facilitar a conexão de uma pendrive ou qualquer outro periférico ao PC. Interfaces como o HDMI 2.0 é obrigatório a 60fps ou mais, para além de outras portas de vídeo, como o DisplayPort.
  • Ergonomia: Este fator é extremamente importante, principalmente para um ambiente profissional. A capacidade mover o display facilita uma melhor visualização e permite manter sempre uma postura correta.

Descobre como criar um homeoffice produtivo e ergonómico

2 modelos de monitores 4K que podes utilizar para trabalhar

Dell U2718Q

Este monitor 4K da Dell, de 27”, foi desenhado a pensar numa utilização profissional. Suporta a reprodução de conteúdos HDR, permitindo-te ver cores e detalhes incríveis.

EcrãIPS
Tamanho (polegadas)27″
Resolución3840 x 2160 (Ultra HD 4K)
Relação de Aspeto16:9
Taxa de Atualização60 Hz
Velocidade de Resposta (ms)5 ms
Conexões– DisplayPort
– Saída Auricular
– HDMI
– USB 3.0

Samsung UE590

A Samsung esmerou-se com este monitor 4K que garante todos os detalhes e realismo em imagens de qualidade 4K. Com um tempo de resposta de 1 ms, garante nitidez até para os utilizadores mais intensivos. Tem um design sofisticado, com função tilt, que permite ajustar suavemente o ecrã.

EcrãTN
Tamanho (polegadas)28″
Resolución3840 x 2160 (Ultra HD 4K)
Relação de Aspeto16:9
Taxa de Atualização60 Hz
Velocidade de Resposta (ms)1 ms
Conexões– DisplayPort
– Saída Auricular
– HDMI

4 fatores gerais a reter antes da compra

  1. Tamanho – Variam entre 21 e 32 polegadas. Caso estejas a mais de 1 metro de distância, opta por um modelo maior. Numa distância menor que 60cm, opta por um dispositivo até 28 polegadas;
  2. Tecnologia – Procura um monitor 4K compatível com FreeSync, da AMD, ou G-Sync, da NVIDIA;
  3. Entradas – HDMI e DisplayPort;
  4. Tempo de resposta – Preferencialmente até 5 ms.

No OLX encontras um monitor 4K para ver filmes, séries, para jogares, ou até mesmo para o trabalho. Tudo a preços surpreendentes e sem prejudicar o ambiente. Ao contribuíres para a economia circular, estás a minimizar o esforço de produção de novos monitores.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Um comentário a “Monitores 4K para trabalhar e relaxar”

  1. Augusta Almeida diz:

    Bom dia,
    Qual o browser em que devo visualizar os vossos conselhos acerca de produtos e tecnologias (ex; o artigo que estou a ver sobre se vale a pena comprar monitores curvos)?
    É que este vosso texto, tal como todos artigos de aconselhamento do OLX que recebi ultimamente, estão escritos em cima de imagens, o que impossibilita a sua leitura.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *