Os smartphones recondicionados dão-te a possibilidade de obteres telemóveis de gama alta, a preços bem mais acessíveis. No entanto, o facto de não serem equipamentos novos obriga a certos cuidados adicionais na hora da compra.

Sabais que podes encontrar smartphones recondicionados que nunca foram utilizados? Existem situações em que a caixa já foi aberta, não podendo por isso ser vendido ao público como um smartphone novo e ao preço deste. Mas na sua maioria, os smartphones recondicionados foram restaurados por uma equipa profissional, para garantir que estão em excelentes condições de uso.

Sabes quais são os telemóveis 5G à venda no mercado?

Principais vantagens dos smartphones recondicionados

  • Preço garantidamente mais barato, sendo possível obter um valor 50% inferior ao mesmo equipamento novo;
  • Normalmente oferecem algum tempo de garantia;
  • Pode ser usado, mas também podes encontrar um smartphone recondicionado totalmente novo;
  • São sujeitos a análises de controlo de qualidade pelos serviços técnicos correspondentes, de forma a garantir o seu bom funcionamento;
  • Geralmente são livres de operador;
  • Para além do processo de requalificação e verificação, passam por uma limpeza e instalação do software original;
  • Incluem os acessórios como cabo, carregador e earpods novos, embalados e originais.

9 acessórios para telemóveis que vão fazer toda a diferença no teu dia a dia

Cuidados que deves ter antes de comprares o teu smartphone recondicionado

Mulher a tirar fotografia com smartphone recondicionado

1# Começa por investigar o preço do mesmo produto novo à venda nas lojas habituais

Para garantires que estás perante um excelente negócio, faz uma pesquisa pelos preços praticados pelo mesmo smartphone novo. Desta forma, consegues ter uma margem de comparação e optar pela melhor opção para ti, como verificar se vale a pena a compra do smartphone recondicionado, face ao mesmo modelo novo em folha.

2# Lembra-te que não se trata de um equipamento novo, mas a informação sobre o seu estado não deve deixar margem para dúvidas

Como já dissemos, um smartphone recondicionado é aquele cuja embalagem já foi aberta. Este pode não ter sido utilizado ou ser um equipamento de exposição.

Mas na maioria dos casos já terá tido um dono que não se adaptou ou pode até ter tido uma avaria, agora reparada. Por estes motivos, é sempre preferível telemóveis que ofereçam garantia. Para além disso, deves estar atento ao historial do smartphone e testar. Qualquer dano ou marca de uso é relatado, da forma mais precisa possível, na ficha técnica do equipamento.

4# Avalia as categorias indicadas para o equipamento

Os equipamentos que sofreram intervenções técnicas ou que já foram utilizados, receberam uma classificação internacional que diz respeito às categorias ou grades (graus), variáveis entre A e D. A escala varia entre Excelente, Bom, Razoável ou Mau, que vai influenciar a garantiam que também possam ter.

  • Categoria A – Representa a ausência de marcas de uso e nenhum ou pequeno desgaste físico percetível, garantindo a melhor qualidade de um smartphone recondicionado. As perfeitas condições e o estado praticamente novo do telemóvel dão-lhe a mais alta das categorias.
  • Categoria B – Um smartphone recondicionado em ótimas condições, com pequenos sinais de desgaste. As imperfeições de uso encontradas são fruto do uso ligeiro, mas com cuidado. Em termos práticos, o telemóvel poderá ter as esquinas e traseiras com algum desgaste e riscos menores, mas nada que afete o seu funcionamento.
  • Categoria C – Smartphones recondicionados que apresentam alguns riscos, que podem ser permanentes ou fundos. As marcas notórias referem-se ao uso prolongado ou intenso do seu antigo dono. Apesar de tudo, é o preço mais em conta num produto totalmente funcional.
  • Categoria D – Representam os produtos com defeito, que não funcionam e têm danos que comprometem a sua integridade. Não é costume estarem à venda ao público, servindo como doadores de peças.

5# Opta pelos smartphones recondicionados mais recentes no mercado

Tal como já é comum os telemóveis serem ultrapassados por modelos novos a toda a hora, se optares por um equipamento que já saiu há algum tempo para o mercado, a probabilidade de se desgastar rapidamente ao nível de software e hardware, é maior.

Top 5 melhores smartphones para ti

As principais marcas e onde comprar o teu smartphone recondicionado

É possível encontrar várias marcas de excelência com telemóveis recondicionados, mesmo no top do mercado. Se és fã de Xiaomi, iPhone, Samsung, Huawei e outros, existem sempre novas oportunidades a ter em conta.

Para compras seguras recomendamos marcas de confiança, produzido por fabricantes experientes que, por normal, apresentam um maior controlo de qualidade em todos os equipamentos que produzem. Para além disto, um fabricante de renome também garante uma melhor assistência, caso precises.

Ao optares por smartphones recondicionados estás a favorecer a economia circular, através de uma nova vida que se dá a um destes equipamentos, e a reduzir o desperdício eletrónico. Se te preocupas com a tua pegada ambiental, este é o caminho.

Descobre quanto valem os teus telemóveis antigos e vende-os no OLX!

Faz a tua escolha segura no OLX

O OLX, sendo a maior plataforma de classificados do país, oferece excelentes oportunidades de negócios. Se te assusta a compra diretamente a uma pessoa individual em vez de uma empresa ou loja, vamos ajudar-te a desmistificar o mundo dos negócios online.

  1. Podes encontrar o teu smartphone recondicionado através de uma pesquisa filtrada. Como é importante testares o dispositivo, reduz a tua pesquisa à área geográfica que te é conveniente.
  2. Vê todas as fotografias, lê a descrição de forma cuidada e analisa o perfil do vendedor, para encontrares o anúncio certo. Descrições dúbias, com um português incorreto ou que te pareçam traduzidas de forma automática, são para passar à frente!
  3. Em seguida só tens de entrar em contacto com o vendedor, de preferência mantendo o contacto através do chat do OLX, pois é a forma mais segura e por onde podes ter o acompanhamento necessário, caso algo de incomum corra durante o teu negócio.
  4. Podes, por fim, encontrar-te pessoalmente com o vendedor num local público e seguro, ao qual o OLX determina como os “Pontos de Encontro OLX”.

Encontra o teu smartphone recondicionado agora mesmo!


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Tudo sobre o Realme GT 5G
Descobre tudo o que precisas de saber antes de comprares o teu …

2 comentários a “Os smartphones recondicionados valem a pena?”

  1. Carlos Jorge dos Santos Teixeira diz:

    Artigo excelente como outros que, ultimamente, tenho recebido da plataforma OLX. Parabéns e obrigado pelo seu envio!!

  2. Maria do Céu Fernandes diz:

    Obrigada pelas orientações.😉👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *