Um espaço exterior mais acolhedor, íntimo e confortável. Uma zona da tua casa privilegiada para estar com a família e receber os amigos. As pérgolas para jardim dão uma nova personalidade a qualquer jardim, conferem-lhe um ar exótico e relaxado. Descobre o que são, os tipos que existem e como escolher.

O que são as pérgolas para jardim

Uma pérgola para jardim é uma estrutura externa que serve para ornamentar o teu jardim, permitindo proteger do sol, criando sombra e proteger do vento e da chuva.

A sua eficácia está relacionada com o modelo, design, os materiais e o acabamento. A juntar aos demais detalhes do teu jardim, uma pérgola vai criar um cenário incrível e dar-lhe outra dimensão.

Renova a decoração de exterior com estas dicas

Tipos de pérgolas para o teu jardim

Existem diferentes tipos de pérgola para jardim, com vários materiais para a estrutura e para a cobertura. Estes são os principais.

Pérgola de madeira

Para um estilo mais rústico e artesanal, escolhe o revestimento de madeira. Mediante o tipo e qualidade de madeira, deve ser aplicado um verniz próprio, a cada seis meses.

Se optares por esta estrutura, tem em conta que a madeira se movimenta com o passar do tempo, podendo exigir uma manutenção mais cedo do que o que possas esperar.

Pérgola de ferro

Existem vários tipos de ferro, de diferentes espessuras e desenhos. Qualquer que seja a tua opção, o ferro proporciona um visual mais sofisticado e não requer muito cuidado, apenas uma nova pintura, aproximadamente a cada dez anos. O preço tende a ser mais elevado do que o das pérgolas de madeira.

Pérgola de alumínio

Mais resistentes às condições climatéricas e mais leves, as pérgolas de jardim de alumínio custam aproximadamente o dobro do ferro. No entanto, exigem menos cuidados e não enferrujam.

Pérgola de bambu

A opção mais ecológica e exótica. Muito leve, este material é recomendado para modelos suspensos. Por ser oco, não requer manutenção e é prático para transportar e colocar.

Cobertura de lona

Este tipo de cobertura tem a vantagem de exigir um baixo investimento e de ser muito leve. Além disso, é também de fácil manutenção, precisando geralmente de limpezas periódicas, sendo resistente às intempéries.

Cobertura de PVC

O PVC é um material muito resistente e que confere uma longa durabilidade. Por ser transparente, deixa passar a luminosidade natural. Leve e barata, esta cobertura é a mais popular.

A sua aparência é semelhante a um vidro, mas o material escurece gradualmente com o tempo. Convém lembrar que as placas de PVC podem fazer muito barulho com a chuva, algo que não acontece, por exemplo, com uma cobertura de vidro.

Cobertura de vidro

Esta cobertura é indicada para o caso de quereres uma pérgola fechada, que te permita usar o espaço a qualquer altura do ano. Podes ainda protegê-la com portas de vidro transparente, permitindo visualizar o exterior. Uma pérgola com esta estrutura também proporciona um espaço com luz natural.

Pérgolas bioclimáticas

Estas pérgolas combinam a estética com a funcionalidade. São nada mais que estruturas de alumínio de lâminas orientáveis, manuais ou motorizadas, oferecendo múltiplas possibilidades para usufruíres do teu jardim.

Neste tipo de pérgola, é possível regular a temperatura naturalmente, enquanto te proteges da radiação solar, chuva, vento ou da neve. Podes, ainda, incluir um sistema de gestão integrado de águas, iluminação LED e/ou sistema de som incorporados.

A rotação das lâminas permite criar um ambiente particularmente confortável em todas as estações do ano, uma vez que, de acordo com a inclinação, torna possível controlar a luz solar e o grau de ventilação natural no ambiente, regulando assim a temperatura.

Iluminação exterior: qual é a mais adequada?

Cuidados a ter em conta com as pérgolas para jardim

Independentemente do material da pérgola para jardim que escolheres, existem alguns cuidados práticos a ter no momento da compra que não deves descurar.

Dimensão da cobertura

Se necessitares de uma cobertura muito grande, tem em conta que com o tempo pode ocorrer a deslocação de algumas placas, dando lugar a pequenas fissuras que podem originar infiltrações ou vazamentos.

Chuva e vento

Deves considerar a existência de canais de direcionamento da água da chuva, isto é, lembra-te de permitir que a água possa cair para algum dos lados e não deve ficar a acumular na cobertura. As pérgolas de jardim podem ficar vulneráveis à chuva e ao vento, se não estiverem encostadas a alguma parece ou bem afixadas ao chão.

Decoração

Tal como qualquer espaço ou ambiente da tua casa, também a pérgola no teu jardim merece um cuidado especial. Podes recorrer à decoração com cortinas, incluir materiais como bambu, palha, optar por flores ou plantas trepadeiras, como a hera, alamanda ou jasmim-de-Madagáscar.

A reutilizar materiais, não te esqueças do potencial das paletes para criar móveis, prateleiras e até um deck. A iluminação é o toque final, por isso, escolhe uma que deixe este espaço ainda mais especial.

Piso

Entre as várias opções para o soalho, as mais comuns são o deck de madeira, cimento, relva sintética, pedra, calçada e, ainda, cascalho. Do ponto de vista prático, tudo depende do tipo de móveis que irás colocar na pérgola e o número de pessoas que vai frequentar o espaço.

Se procuras uma opção para tornar a pérgola mais acolhedora, a melhor solução será o deck de madeira. Contudo, se procuras um investimento mais reduzido e rápido de colocar, podes recorrer ao cascalho.

Encontra uma pérgola para jardim no OLX

Seja qual for a tua opção, deves escolher consoante as tuas necessidades, o espaço disponível e o teu estilo de decoração. Existem infinitas possibilidades para decorar o teu jardim com uma pérgola, e criar um ambiente único, romântico ou até rústico.

Começa por planear o tipo de pérgola que pretendes ter e determina o local. Com tudo decidido, está na hora de comprar os materiais para colocar as mãos à obra ou contratar um profissional para pôr o projeto em prática.


Próximas leituras:

5 receitas de pão fáceis para fazer em casa
Quem resiste àquele cheirinho a pão acabado de fazer? Trazemos-te receitas de …
8 receitas para airfryer irresistíveis
Trazemos-te uma seleção de receitas para airfryer, saudáveis e simples! Para fazeres …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *