Portugal é o 2º país do mundo com mais ataques de phishing, só atrás da Venezuela. Esta é a conclusão de um estudo da Kaspersky, empresa perita em segurança digital, realizado em 2020.
Os investigadores calcularam que cerca de 14% dos utilizadores de internet portugueses foram alvo de pelo menos uma tentativa de phishing entre abril e junho do ano passado. Em comparação com o mesmo período homólogo do ano passado, houve um crescimento de incidentes de 124%.
Este tipo de ciberataque tem como principal objetivo o roubo de identidade. Mas o que é exatamente o phising?
O phishing é um cibercrime, com o objetivo de atrair utilizadores menos precavidos para um determinado website, levando-os a fornecer informações pessoais a hackers mal-intencionados.
Dessas informações constam credenciais financeiras, tais como palavras-passe de contas bancárias e detalhes de cartões de pagamento, mas também dados de login de contas nas redes sociais.
O objetivo? O roubo de identidade para abrir contas bancárias, efetuar transferências da conta bancária, requerer cartões de crédito e débito, solicitar empréstimos bancários ou fazer-se passar por ti em sites ou redes sociais.
A proteção contra um ataque de phishing e roubo de identidade envolve duas partes: prevenção e reação.
Para prevenir, existem várias ações a tomar:
Isto é o que deves fazer para reagir caso aches que foste vítima de um ataque de phishing:
O phishing não é uma ameaça nova à cibersegurança. O que o torna tão perigoso, porém, é a atualização permanente das técnicas empregadas e o refinamento que alguns hackers atingiram. A variedade e sofisticação dos ataques cresceu devido à pandemia, principalmente nos setores bancários e postais.
As empresas de entregas, por exemplo, viram-se obrigadas a comunicar digitalmente com os seus clientes. Pouco depois, começaram a surgir emails falsos que pediam às pessoas para introduzir o seu login para saber o estado da encomenda, locais de recolha e novos prazos de entrega. Mas, claro, estes emails fraudulentos são apenas uma forma de ter acesso aos dados das pessoas e realizar um roubo de identidade.
O setor bancário também não passou incólume. As mensagens que oferecem benefícios e bónus aos clientes, numa resposta aos efeitos da pandemia, são mais do que muitas. Os emails contêm anexos que, ao ser abertos, permitem aos hackers aceder aos equipamentos das vítimas e proceder ao roubo de identidade.
Apesar da variedade de técnicas e métodos, existem padrões a ter em conta. Das ações de phishing que foram analisadas, 79% das situações incentivam os utilizadores a fazer login numa conta, 12% pedem dados relacionados a um produto ou serviço, 7% prometem ganhos financeiros e 3% pedem o preenchimento de um documento. Sobre os ataques, 94% pedem aos utilizadores para clicarem num endereço de website.
Estes exemplos devem ser analisados com cautela. As técnicas estão sempre a mudar e assumir que se está a par dos métodos utilizados pode levar a um perigoso baixar de guarda. Então, como nos podemos proteger de ataques de phishing e consequente roubo de identidade?
A pandemia da COVID-19 fez aumentar os esquemas de fraudes online, aproveitando que muitos utilizadores em teletrabalho não tinham as mesmas proteções e cuidados aplicados nas empresas.
No OLX, a cibersegurança é a principal prioridade. Para fazeres compras seguras, segue estas recomendações.
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Foi bom ler o que li sobre aviso de roubo de entidade. Fiquei assustado, mas fiquei também prevenido pelas dicas que o OLX deu na sua página de avisos. Muito obrigado.
Fiquei esclarecido. Obrigado
Fico satisfeito pela nova atitude do olx, pois eu á alguns anos atrás fui burlado apresentei o caso ao olx e nada fizeram, julgo que a partir de agora o olx só ganha em credibilidade e confiança pois criou ferramentas para acabar com as e os burlões aqui se tal acontecer os mus parabéns! Sinceros agradecimentos Joaquim Marques
Na verdade estou muito feliz por esse blog pude bastante e fico feliz que aqui na olx temos essa segurança.
Obrigada pela informação. Fui vitima de phishing, por estar de boa fé, fiquei sem 300€ na minha conta bancária que muita falta me fez.
Acho que podem colocar um aviso do numero 966316515 pois andam a efetuar tentativas.
Já me tentou efectuar Phishing de dados de MBway, o meu contacto foi retirado de 2 anúncios de venda que tenho activos no vosso site.
Existe da vossa parte algum "lugar" onde se possa denunciar estes números???, se não deveriam ter uma base de dados com os números em questão onde os "vendedores/compradores" poderiam ter acesso aos numeros conhecidos que tentam efectuar as burlas
Obg pelo esclarecimento!
Obrigado pelo aviso.
É sempre bom estarmos alerta.
Obrigado pelas dicas
Não pago nada que compre no olx esmo assim agradeço a adivertencia