As plantas para quarto aliviam o stress diário, promovem a serenidade e proporcionam um sono melhor. Isto porque o contacto com a natureza ajuda a ultrapassar períodos de stress e ansiedade e até a aumentar a capacidade imunológica. Estas são as 10 melhores para descansar tranquilamente.

#1 Lavanda

A lavanda é uma planta aromática que desabrocha em pequenas flores roxas. Para a cultivar recomenda-se um vaso com 30 a 40 cm de diâmetro, de preferência de barro ou terracota, com furos na base para uma melhor drenagem. Esta planta precisa de 6 horas de sol por dia e deve ser regada quando o substrato estiver seco, devendo o prato ficar sempre seco para que as raízes não apodreçam.

A lavanda combina com ambientes do estilo romântico em que predominam os tons rosa, rosa-pálido e bege. As suas propriedades olfativas ajudam a facilitar o sono, combater o stress e diminuir a frequência cardíaca, sendo por isso uma das plantas para quarto mais recomendadas.

Artigo relacionado: 8 plantas que purificam o ar da tua casa

#2 Jasmim

O Jasminum officinale, ou apenas Jasmim, é uma trepadeira com um aroma delicioso que pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e a tensão do dia a dia, além de contribuir para a melhoria do humor e na regulação das ondas de calor. Esta planta precisa de 6 horas de luz solar direta por dia e devem evitar-se as fontes de calor ou frio, como ar condicionado, ou correntes de ar. A rega deve ser regular, mas moderada e evitando sempre qualquer poça.

Tal como a lavanda, o jasmim tem propriedades que facilitam o sono e que, só por si, fazem dela uma ótima planta para quarto. Podes colocá-la numa mesinha de cabeceira, combinar com móveis de madeira clara e manter os contrastes suaves, num ambiente aconchegante e de paz.

#3 Calathea

A Calathea é perfeita como planta para quarto graças à sua capacidade de purificar o ar. Pode ter muitas formas, ser ondulada, listrada, redonda ou oval. Além disto, é conhecida como a planta que gosta de se mover: assim que o sol se levanta, as folhas dobram-se para captar melhor a luz, e à noite esticam-se.

Nativa da Amazónia, a Calathea gosta de sombra ou de luz filtrada, especialmente em ambientes húmidos onde a temperatura se situa entre 15 e 23º. Basta regá-la com um pouco de água cerca de duas vezes na semana e pulverizar regularmente para que se sinta no seu habitat.

#4 Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma das plantas para quarto mais resistentes e fáceis de cuidar. Também conhecida como língua de tigre ou língua de sogra, com algumas variações na coloração das suas folhas, esta planta para quarto purifica o ar, e reduz os níveis de formaldeído, tricloroetileno e benzeno, prejudiciais à saúde. 

Podes colocar esta planta num local claro e onde não receba luz direta, ou até em espaços com menos luz, o que vai abrandar o seu crescimento. A rega deve ser feita apenas quando o substrato estiver seco e devem evitar-se poças ou borrifar nas suas folhas.

A Espada de São Jorge requer algum cuidado caso tenhas animais de estimação, uma vez que pode ser tóxica.

Artigo relacionado: Como acertar na compra de vasos para plantas

#5 Aloé Vera

Planta de aloe vera na mesa

Os benefícios da Aloé Vera como planta para quarto são a melhoria da qualidade do ar e um sono mais reparador. Destacam-se em quartos completamente brancos, criando um contraste com uma nota verde intensa. 

Esta planta pode livrar o ar do quarto de toxinas como formaldeído e benzeno, substâncias que se encontra nos produtos de limpeza do chão ou vernizes. Deves colocá-la num local ensolarado para que possa beneficiar do máximo de sol possível. É também importante garantir um vaso que tenha uma boa drenagem e um bom substrato, em que possas misturar a terra com pedra vulcânica ou arlita e areia, e assim evitar inundações.

#6 Hera

A Hedera Helix ou Hera comum é uma trepadeira perfeita para ter como planta para quarto e que melhora os sintomas de asma e alergias, reduz o mofo no ar e elimina poluentes. Um dos seus maiores benefícios é assim o contributo para melhorar a qualidade do sono, principalmente para as pessoas com problemas respiratórios.

Esta planta pode crescer muito e será necessário controlá-la através de podas. Prefere áreas claras, mas sem luz solar direta, uma vez que pode queimar as suas folhas. Apesar de gostar de humidade, pode não resistir ao excesso de água, que faz com que as folhas fiquem amarelas e caiam. Para uma melhor manutenção, podes pulverizar cerca de três vezes por semana.

#7 Lírio da Paz

O Spathiphyllum ou, como é conhecido, Lírio da Paz, é uma planta perene, muito resistente e com uma cor verde vibrante. É elegante, simples e muito decorativa, perfeita para completar a decoração do quarto e nem precisa de muita luz para prosperar.

Esta é uma ótima planta para quarto uma vez que com cuidados simples e regada com frequência, pode durar muito anos. Mas a maior vantagem de ter esta planta no quarto é que tem a capacidade de purificar o ar. Além disso, as flores brancas conferem-lhe uma característica única que vão dar um toque especial à decoração do teu quarto.

#8 Pothos

Os pothos são muito fáceis de cuidar e resistentes, fazendo deles ótimas plantas para ter no quarto. Crescem sem problemas e adicionam cor ao ambiente com as folhas manchadas entre verdes e amarelos. Se colocares um vaso numa prateleira, ao alto, podes deixar os galhos cair naturalmente e criar a sensação de um jardim vertical.

Esta planta, nativa das Ilhas Salomão no Pacífico Sul, não precisa de muita luz. Mas se o quarto tiver bastante luz natural, as folhas ficam maiores. Para as conservares por muito tempo, rega apenas quando o solo estiver seco.

#9 Yucca

A Yucca é um género com mais de 40 variações de espécies, das quais se destacam como mais conhecidas a Yucca filífera, a Yucca flácida, a Yucca glauca e a Yucca guatemalensis. Em comum têm uma grande capacidade de resistência a diversos tipos de clima. Dentro de casa, especialmente como planta para quarto, deve ser mantida em locais com incidência solar de, pelo menos, 5 horas diárias. O seu lugar favorito é junto a uma janela.

Esta planta é especialmente eficaz na redução da poluição, benzeno, amoníaco e monóxido de carbono. A Yucca pode atingir de até 5 metros de altura, podendo ser necessário aparar as folhas para controlar o seu crescimento.

#10 Antúrios

Os antúrios são uma das plantas de interior mais populares, muito utilizados na decoração. Provenientes das áreas tropicais da América, destacam-se pelas folhas verdes brilhantes e pelas flores. Os antúrios têm uma boa resistência em ambientes com luz indireta ou com pouca luminosidade e, por isso, são também boas plantas para quartos.

Sendo uma planta cheia de significados, a crença popular diz que o antúrio traz felicidade e que são símbolo da paixão. Além disso, muitas pessoas acreditam que tenha propriedades curativas e que sentem a presença de pessoas más. À parte disto, esta planta ajuda a manter a tranquilidade e harmonia, filtra o ar e purifica.

As plantas para quartos são benéficas para o organismo e promovem um ambiente mais leve e relaxante. Podem ser a diferença para uma boa noite de sono e ajudam a deixar as preocupações fora da porta. No OLX, encontras dezenas de opções de plantas de interior para todos os gostos, sempre a preços imbatíveis.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

2 comentários a “10 plantas para quarto que melhoram o sono”

  1. Rosani Patrício Santos da Silva diz:

    Amei, sou apaixonada por folhagens e flores. A natureza . Tô

  2. Maria José Medeiros diz:

    Grata pela BOA IDEIA de transmitir as boas vibrações das plantas na casa . Boas plantas para a casa . Poderia ser : plantas para sala , para o quarto, para quarto das crianças , para o escritório ….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *