As centenas de quilómetros de areal na costa portuguesa atraem a maior parte dos turistas. Mas o interior do país guarda segredos inesperados para os visitantes que procuram escapar da confusão do litoral – praias fluviais ainda por descobrir.

Portugal conta com centenas de praias fluviais, muitas delas com reconhecimento de Bandeira Azul que garante a qualidade das águas, do areal e de infraestruturas aos banhistas. Para além disso, são várias as que, para além das excelentes condições que oferecem, são vigiadas por equipas de nadadores salvadores.

Top 10 das praias fluviais para descobrires neste verão

1. Loriga – Seia

Foto praia de Loriga

Exatamente no Parque Natural da Serra da Estrela, existe um santuário para os amantes da natureza. Num local com uma beleza indescritível, a Praia Fluvial de Loriga situa-se no Vale glaciar de Loriga.

Com a promessa de oferecer águas puras e cristalinas num ambiente preservado, possui boas infraestruturas de apoio e possibilita a prática de diversas atividades de aventura e passeios pedestres.

Encontra aqui o melhor calçado para caminhadas na natureza!

2. Estorãos – Ponte de Lima

Junto à ponte romana do rio Estorãos, no seio de uma encantadora aldeia do Minho, encontra-se a Praia Fluvial de Estorãos. Vigiada pela Serra de Arga, esta praia convida a desfrutar de um local romântico, em plena natureza, numa ribeira de águas límpidas.

3. Adaúfe – Braga

Foto praia de Adaúfe em Braga

Na margem do Rio Cávado, a Praia Fluvial de Adaúfe tem uma extensão de cerca de 200 metros, que inclui uma zona de areia e um amplo relvado, com percursos pedonais acessíveis.

Na praia encontram-se excelentes condições para a prática de atividades como vólei, canoagem ou desportos radicais. Tem infraestruturas de apoio que incluem prancha de saltos, parque de fitness e parque de merendas, com mesas e assadores.

É uma praia vigiada durante a época balnear e, para o momento em que aguardas que a digestão faça o seu trabalho, podes ir à descoberta de um antigo moinho e um engenho para a elevação de água e rega dos campos agrícolas vizinhos.

Em Adaúfe também é possível alugar gaivotas, o que vai ajudar a criar memórias inesquecíveis.

4. Praia do Alamal – Gavião

Foto Praia do Alamal

Inserida num cenário deslumbrante nas margens do Rio Tejo, surge a Praia Fluvial da Quinta do Alamal. A praia faz parte de um complexo de lazer que, para além das infraestruturas de apoio à zona balnear, inclui também um Centro de Aventura.

O Centro oferece atividades como rappel, slide, passeios de barco e canoa. Existe também um passadiço de madeira que percorre a margem do rio, entre a praia e a ponte de Belver, com excelentes pontos para observação da flora e da fauna.

Do Castelo de Belver, no topo da colina, é possível observar a praia do Alamal e, quem está a usufruir de banhos de sol, pode também entregar-se aos encantos da colina verdejante, que contrasta na perfeição com as águas do Tejo.

5. Vimieiro – Penacova

Foto da Praia do Reconquinho em Penacova

Em pleno Rio Alva e próximo da foz, encontra-se a Praia Fluvial do Vimieiro, que proporciona a tranquilidade e o descanso de quem a procura. 

Está inserida no complexo das aldeias do Xisto e é possível, na encosta, observar as casas em xisto, um moinho de água e uma roda de rio, dando um toque pitoresco à área envolvente.

Para além de possuir vigilância, é uma praia fluvial de Bandeira Azul. Permite também alugar espreguiçadeiras, toldos e barcos sem motor, para passear no rio.

6. Fraga da Pena – Arganil

Inserida na Área Protegida da Serra do Açor, em plena Mata da Margaraça, encontra-se um panorama idílico, onde a água abre caminho entre a vegetação, até uma magnifica cascata com mais de 20 metros de altura.

A Praia Fluvial da Fraga da Pena é oriunda de um acidente geológico, que se faz notar pelo som da água a cair. É o retrato de um encontro com a natureza, que permanece intocável pelo Homem.

Não te esqueças de levar uma câmara para registar todos os cenários!

7. Ribeira da Venda – Gavião

Localizada a cerca de 1 quilómetro da aldeia da Comenda, a 70 quilómetros de Espanha, a Praia Fluvial Ribeira da Venda surpreende com a frescura e os espaços verdes, tanto da relva como das árvores.

São várias as pontes que cruzam o local, tal como uma antiga ponte de arcos romanos, sobrepondo-se às suas águas de nascente.

A praia oferece várias infraestruturas, como o parque de merendas com churrasqueiras, o snackbar e restaurante com esplanada, o parque infantil, uma piscina para crianças, um circuito fitness, uma pista de skate e balneários.

8. Pego das Pias – Entre S. Luís e Odemira

A Praia Fluvial Pego de Pias situa-se a norte da Freguesia de S. Salvador, entre S. Luís e Odemira. Convida os amantes da natureza, atraindo-os para um local de beleza extrema, intocável pela mão do Homem.

Localizada de forma isolada entre rochas, encontra a origem do seu nome nas cavidades circulares destas. As cavidades foram formadas por redemoinhos que existiam na altura em que o nível das águas era superior ao atual. Essa força deu origem às cavidades chamadas de pias.

Promete tranquilidade e calma a quem procura este recanto, que parece perdido entre as belezas de Portugal.

9. Portagem – Marvão

Foto da praia fluvial do Rio Sever em Marvão

No Centro de Lazer encontra-se a Praia Fluvial da Portagem, com as suas piscinas que atraem não apenas portugueses, como espanhóis, em especial nos dias quentes de verão.

Oferece várias piscinas exteriores, sendo que uma é destinada às crianças e, outra, é fluvial, no leito do Rio Sever. Esta oferece umas vistas inqualificáveis para o Castelo do Marvão, um dos ex-líbris da região.

A praia fluvial foi recentemente requalificada e oferece, numa das suas margens, um relvado e uma área com mesas e bancos. 

O Centro de Lazer da Portagem tem ainda à disposição um anfiteatro, um polidesportivo, um parque infantil, um restaurante/bar, espaço para prática de exercício, entre outros.

10. Fragas de São Simão – Figueiró dos Vinhos

Foto da praia fluvial das Fragas de São Simão

A 15 minutos a pé da Aldeia de Casal de São Simão, situa-se a Praia Fluvial Fragas de São Simão. Banhada pela água da ribeira de Alge, a caminho do Zêzere, oferece uma fragância inesquecível graças à presença de loureiros e sobreiros ao seu redor.

A água é tão límpida que permite observar as pedras no fundo e, as paisagens da zona levam qualquer um para um cenário magnífico, de uma beleza incontestável.

A praia fluvial fica entre duas imponentes fragas onde se pratica escalada, rappel e slide. As pedras mais pequenas são utilizadas como local para banhos de sol ou como pranchas para mergulhos.De 1 a 31 de agosto existe, por norma, um transporte gratuito que faz o percurso de Figueiró dos Vinhos para a praia fluvial, no período da tarde.

Faz uma checklist para não te falhar nada

Quem nunca chegou ao destino e deu conta que lhe falhou alguma coisa? Para que nada te falte num dia que promete ser memorável à descoberta de uma nova praia fluvial, prepara a tua checklist. Nós damos-te uma ajuda!

Não te esqueças… no OLX tens tudo à distância de um click! 


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

3 comentários a “Top 10 praias fluviais portuguesas para conheceres este verão”

  1. Rui diz:

    Falta a praia de Valhelhas no Zêzêre

  2. Fabio Abreu diz:

    Venho fazer um pequeno/grande acrescento à ultima publicaçao sobre as Fragas de S. Simão que realmente pertencem à Freguesia de Aguda e postriormente ao Concelho de Figueiró Dos Vinhos.
    Se for possivel procederem a essa alteraçao ficaria agradecido.
    Obrigado!

  3. Joaquim Fernando Pereira diz:

    Teêm que conhecer melhor Portugal para para editar uma obra destas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *