É possível mostrar todo o nosso apreço por alguém através de prendas sustentáveis. Neste artigo mostramos-te várias opções para um consumo mais consciente.

O Natal é uma altura do ano em que o consumo dispara. Muitas vezes, esta época deixa de lado a consciência ambiental e ecológica, vencida pela necessidade de adquirir presentes para oferecer à família e aos amigos.

A Deloitte acompanha a evolução do consumo em Portugal, nas épocas de Natal e Ano Novo. Sabias que 1 em cada 4 portugueses assume que não consegue cumprir o orçamento que tinha estimado para as prendas de natal? Entre os diferentes países europeus incluídos no estudo, Portugal é o que mais afirma gastar muito além do inicialmente estimado, cerca de 40% acima do orçamento.

Torna o teu Natal mais sustentável

Impacto negativo do consumo em época natalícia para o planeta

A produção de mais bens e serviços para dar uma resposta a uma procura desenfreada de presentes e outros, implica um maior consumo de recursos naturais como água, energia e matérias-primas. 

As consequências destes processos são, muitas vezes, invisíveis, o que pode originar uma menor sensibilidade ao tema. A título de exemplo, podemos referir que a produção de um smartphone emite mais de 30 kg de CO2. Um portátil, consume até 10 mil litros de água e um frigorífico é responsável pela emissão de quase 400 kg de CO2.

Uma peça de roupa como umas calças jeans, usa quase 4 mil litros de água na sua produção. É natural que no dia-a-dia não consigas acompanhar todos os impactos do que compras com a melhor das intenções, mas e se este natal fosse diferente?

Fast fashion: sabes qual é o impacto ambiental da roupa que compras?

Vamos reverter os números?

É possível aproveitar a época natalícia de forma consciente, fazendo opções em que o consumo seja menos prejudicial à nossa carteira e ao meio ambiente. A missão é encontrar prendas sustentáveis.

Antes de avançar com a lista de compras, importa analisar:

Motivo da compra

Será que precisas mesmo do que pretendes comprar ou é um impulso do momento? É um presente pensado na pessoa que o vai receber e na utilidade que lhe vai dar, ou é uma compra porque tens de oferecer alguma coisa, mesmo que não saibas ao certo o quê?

Definir o que comprar

Para ajudar a construir uma lista de presentes é importante pensar nas necessidades que determinado produto ou serviço vai atender. Para escolher prendas sustentáveis, importa ter em consideração o impacto que o produto teve no planeta aquando a sua produção.

Como comprar

A forma como compramos também pode ser amiga do ambiente. Como vais fazer as tuas compras? De carro, de transportes públicos ou a pé? Já pensaste nisto?

Local da compra

Podes sempre começar por informar-te sobre o procedimento de produção dos artigos de determinada marca. Podes verificar as condições de trabalho dos colaboradores envolvidos ou se fazem testes em animais.

Para além disso, podes optar por comprar a produtores locais, empresas pequenas ou até no mercado em segunda mão. As tuas escolhas vão levar-te a comprar prendas sustentáveis.

7 prendas sustentáveis mais amigas do ambiente

1# Aprende a brincar

As crianças aprendem imenso a brincar e os diferentes kits da Science4you são uma excelente opção de prendas sustentáveis para oferecer neste Natal.

Com kits que te vão ensinar sobre a reciclagem, energia solar, energia renovável, e ciência da água, o difícil vai ser escolher qual oferecer.

Vê ainda dicas de como explicar a sustentabilidade aos mais novos

2# Plantas

Plantas de interior

Todos conhecemos alguém que adore plantas, seja um lírio da paz, uma suculenta ou uma espada de São Jorge. Começa por ler sobre as melhores plantas de interior para ter em casa, e compra apenas o que necessitas: vaso, terra, sementes ou a própria flor.

3# Livros

Os livros são sempre uma boa escolha, desde o membro mais novo até ao mais velho da casa. É cada vez mais importante cultivar o gosto pela leitura desde cedo. Aliado ao tema da sustentabilidade, porque não um livro que nos torne mais conscientes e verdes?

A nossa casa está a arder, de Greta Thunberg, é uma boa opção e está à venda no OLX a partir de apenas 8€. Também podes procurar por leituras mais verdes antes de te decidires por qual livro adquirir.

No OLX podes comprar e vender todos os teus livros!

4# Palhinhas reutilizáveis

Smoothie com palhinha reutilizável

Podemos começar por um conjunto de palhinhas reutilizáveis. É uma opção alternativa às tradicionais palhinhas e serve pequenos e graúdos, em qualquer lugar. As palhinhas reutilizáveis são sinónimo de uma atitude consciente e entram na lista de prendas sustentáveis.

5# Cadernos de notas

Um caderno infinity book é também o presente perfeito para quem gosta de escrever, de anotar tudo e não andar com papéis espalhados. Haverá melhor forma de rentabilizar um caderno? E quando se fartarem dele, podem sempre colocá-lo à venda no OLX!

Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

6# Garrafa de água reutilizável

A hidratação faz parte do dia a dia. Não podemos dispensar a água, mas podemos poupar no plástico que é necessário para a transportar. Existem inúmeras opções de garrafas de água reutilizáveis – uma excelente opção entre as prendas sustentáveis que podes oferecer.

7# Sacos reutilizáveis

Saco reutilizável com flores

Ter um saco reutilizável sempre à mão é dizer “não” ao saco de plástico do supermercado ou até ao saco de papel de uma loja. Encontras alguns sacos reutilizáveis em algodão, impermeáveis e personalizados à mão. 

Não te esqueças de nenhum detalhe

A sustentabilidade não termina na escolha da prenda. Para ofereceres prendas sustentáveis do conteúdo à embalagem, evita embrulhá-las em papel de embrulho, pois existem várias alternativas mais ecológicas, mais originais e divertidas. Podes embrulhar com jornais, revistas inutilizadas ou até em tecido. 

Depois de abertos os presentes, trata junto da família da reciclagem. Se houver crianças em casa, incluam-nas e façam desta ação uma nova tradição de Natal!

Existem muitas formas de celebrar esta época e, por vezes, menos é mesmo mais. É fácil mostrar o quanto gostamos de alguém e, para isso, não é necessário perder a cabeça nas compras de Natal. Este ano, opta por prendas sustentáveis e oferece também um pouco do teu cuidado ao planeta Mãe.


Próximas leituras:

Vais viajar? Vê como fazer a mala de viagem
Reunimos as dicas essenciais sobre como fazer a mala de viagem, seja …
5 malas de viagem por menos de 50€
Fazer a mala é o primeiro passo da aventura. E comprar uma …

3 comentários a “7 sugestões de prendas sustentáveis para o Natal”

  1. Elisabete Fonseca diz:

    Boas dicas!
    Boas ideias!
    Parabéns pelo projeto!
    Boas Festas…Bom ano 2021

  2. Carla Vidal diz:

    Bem hajam, um Santo Natal.
    Continuem assim, sempre a surpreender. Obrigada.

    Feliz 2021

  3. Lúcia diz:

    Boas ideias, práticas e atuais..
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *