Purificadores de ar: 5 razões para teres estes aparelhos em casa
Não deixes que as alergias te estraguem o inverno. Fica a conhecer todas as vantagens dos purificadores de ar e as razões pelas quais não podes deixar de ter um em casa.
Sabias que o ar da tua casa pode estar poluído? É verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ar no interior das nossas casas pode ser mais poluído que o externo. Isto acontece, sobretudo, devido ao aumento da humidade interna e à redução da circulação do ar, que favorecem o crescimento de microrganismos. Para quem sofre de alergias, isso pode significar uma redução do bem-estar. Felizmente, já existem equipamentos que te podem ajudar a controlar esta situação: os purificadores de ar.
Ácaros, fumo de cigarros, ambientadores, lareiras ou químicos de detergentes de limpeza – estes são apenas alguns dos elementos que podem estar a comprometer a qualidade do ar da tua casa. As pessoas com alergias devem diminuir a exposição a este tipo de ambiente e um purificador de ar pode ser a solução.
Os purificadores de ar são aparelhos que possuem a capacidade de “limpar o ar” através da remoção das impurezas. Os métodos de funcionamento variam, sendo os mais comuns a filtragem e a esterilização do ar. Desta forma, os purificadores podem ser categorizados em 2 tipos principais:
Estes equipamentos utilizam filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) e são capazes de filtrar 99.9% das partículas com dimensão superior a 0.0003 mm presentes no ar. Também é comum a utilização em conjunto de um filtro de carvão ativado para ajudar a reduzir odores no ambiente, como fumo e cheiro de animais de estimação.
Os purificadores sem filtro possuem um núcleo térmico de cerâmica que aquece o ar a temperaturas até 200ºC, destruindo imediatamente os contaminantes como vírus, bactérias, ácaros, pólens, esporos de mofo, etc. O aquecimento é localizando apenas no interior do aparelho e não contribui para o aumento de temperatura no ambiente. Ajudam também na redução de odores.
Resumindo as diferenças entre os dois tipos de purificadores:
Filtração | Ruidoso | Necessidade de limpeza e manutenção do filtro | Reduzem o pó |
Esterilização | Silencioso | Sem filtro | Não reduzem o pó |
Para além dos tipos de purificadores de ar mencionados acima, existem também alguns equipamentos que utilizam luz ultravioleta (UV) e iões (partículas com carga elétrica) para a purificação do ar, que podem ser combinados com um sistema de filtragem.
5 dicas para escolheres um desumidificador
A qualidade do ar de ambientes interiores é um dos fatores de saúde ambiental que tem uma maior contribuição para as doenças respiratórias. Tendo em conta que respiramos cerca de 17.000-30.000 vezes por dia, inalando cerca de 10.000 litros de ar, entre 5 e 50 milhões de partículas contaminantes chegam diariamente aos nossos pulmões.
Para muitos, o escritório de trabalho passou a ser em casa. Contudo, as condições nem sempre são as melhores, com reflexos na saúde. Deve haver um cuidado acrescido na ventilação e limpeza do ar quando se passam muitas horas numa mesma divisão. O purificador de ar ajuda-te nessa tarefa.
Guia para tornar o home office mais ergonómico
Não só elimina partículas maiores como pólen, ácaros e pelos dos teus animais de estimação, como também suprime particulas de pequenas dimensões.
Espaços fechados como a casa ou mesmo creches e jardins-de-infância são focos de infeções durante todo o ano, e maioritariamente no inverno. As crianças, em particular, são frequentemente portadoras de vírus que se transmitem rapidamente ao resto da família. Um purificador ajuda a prevenir a disseminação do vírus e contém a transmissão.
Estes dispositivos são cada vez mais entendidos como gadgets no sentido em que a tecnologia está em todo o lado. Para além da inovação na purificação, muitas soluções já podem ser controladas remotamente por meio de um smarthphone ou tablet com as devidas aplicações. É possível ligar, desligar, programas a utilização durante a noite e monitorizar a qualidade do ar interior da casa, a partir de qualquer lugar.
Existem diferentes tipos e modelos de purificadores de ar. Tal como já referimos, os 2 tipos principais distinguem-se pela presença ou não de um filtro de ar. Mas existem outras diferenças entre modelos.
Os modelos mais pequenos podem ser colocados numa secretária ou prateleira. Os maiores (para purificar o ar de uma divisão de grandes dimensões) são semelhantes em tamanho a malas de viagem de cabine.
Outras questões a considerar na hora da escolha:
O OLX dispõe de dezenas de purificadores de ar novos e usados
Os purificadores de ar são equipamentos muito úteis na manutenção da qualidade do ar de qualquer espaço fechado. Se, mesmo assim, ficaste dúvidas, experimenta. Vais notar a diferença e a tua família agradece. Não queres gastar muito dinheiro? Fácil, compra-o no sítio do costume, o OLX.
Próximas leituras:
Bom dia
Quero saber o preço