Sabias que o ar da tua casa pode estar poluído? É verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ar no interior das nossas casas pode ser mais poluído que o externo. Isto acontece, sobretudo, devido ao aumento da humidade interna e à redução da circulação do ar, que favorecem o crescimento de microrganismos. Para quem sofre de alergias, isso pode significar uma redução do bem-estar. Felizmente, já existem equipamentos que te podem ajudar a controlar esta situação: os purificadores de ar.

O que são e para que servem os purificadores de ar

Ácaros, fumo de cigarros, ambientadores, lareiras ou químicos de detergentes de limpeza – estes são apenas alguns dos elementos que podem estar a comprometer a qualidade do ar da tua casa. As pessoas com alergias devem diminuir a exposição a este tipo de ambiente e um purificador de ar pode ser a solução.

Os purificadores de ar são aparelhos que possuem a capacidade de “limpar o ar” através da remoção das impurezas. Os métodos de funcionamento variam, sendo os mais comuns a filtragem e a esterilização do ar. Desta forma, os purificadores podem ser categorizados em 2 tipos principais:

Purificadores com filtro

Estes equipamentos utilizam filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) e são capazes de filtrar 99.9% das partículas com dimensão superior a 0.0003 mm presentes no ar. Também é comum a utilização em conjunto de um filtro de carvão ativado para ajudar a reduzir odores no ambiente, como fumo e cheiro de animais de estimação.

  • Vantagens: Ajudam na redução do pó de casa, pois todo o ar circulado é filtrado.
  • Desvantagens: Podem ser ruidosos e também podem gerar correntes de ar, porque exigem ventilação constante. Além disso, há a necessidade de limpar o filtro do equipamento pelo menos uma vez por semana e substituí-lo a cada um ou dois anos (de acordo com as instruções do fabricante).

Purificadores sem filtro (esterilizadores de ar)

Os purificadores sem filtro possuem um núcleo térmico de cerâmica que aquece o ar a temperaturas até 200ºC, destruindo imediatamente os contaminantes como vírus, bactérias, ácaros, pólens, esporos de mofo, etc. O aquecimento é localizando apenas no interior do aparelho e não contribui para o aumento de temperatura no ambiente. Ajudam também na redução de odores.

  • Vantagens: São totalmente silenciosos, pois o ar circula apenas por convecção (não há ventilação forçada). Além disso, como não há filtro, não há a necessidade de limpeza, manutenção ou substituição.
  • Desvantagens: Não ajudam no controlo do pó.

Resumindo as diferenças entre os dois tipos de purificadores:

FiltraçãoRuidosoNecessidade de limpeza e manutenção do filtroReduzem o pó
EsterilizaçãoSilenciosoSem filtroNão reduzem o pó

Para além dos tipos de purificadores de ar mencionados acima, existem também alguns equipamentos que utilizam luz ultravioleta (UV) e iões (partículas com carga elétrica) para a purificação do ar, que podem ser combinados com um sistema de filtragem.

5 dicas para escolheres um desumidificador

5 razões para adquirir um purificador de ar

1# Previne problemas respiratórios

A qualidade do ar de ambientes interiores é um dos fatores de saúde ambiental que tem uma maior contribuição para as doenças respiratórias. Tendo em conta que respiramos cerca de 17.000-30.000 vezes por dia, inalando cerca de 10.000 litros de ar, entre 5 e 50 milhões de partículas contaminantes chegam diariamente aos nossos pulmões.

2# Mantém o teu home office cuidado

Para muitos, o escritório de trabalho passou a ser em casa. Contudo, as condições nem sempre são as melhores, com reflexos na saúde. Deve haver um cuidado acrescido na ventilação e limpeza do ar quando se passam muitas horas numa mesma divisão. O purificador de ar ajuda-te nessa tarefa.

Guia para tornar o home office mais ergonómico

3# Elimina até 99% das partículas que estão suspensas no ar

Não só elimina partículas maiores como pólen, ácaros e pelos dos teus animais de estimação, como também suprime particulas de pequenas dimensões.

4# Cuida de toda a família, todo o ano

Espaços fechados como a casa ou mesmo creches e jardins-de-infância são focos de infeções durante todo o ano, e maioritariamente no inverno. As crianças, em particular, são frequentemente portadoras de vírus que se transmitem rapidamente ao resto da família. Um purificador ajuda a prevenir a disseminação do vírus e contém a transmissão.

5# É um “gadget” prático e funcional

Estes dispositivos são cada vez mais entendidos como gadgets no sentido em que a tecnologia está em todo o lado. Para além da inovação na purificação, muitas soluções já podem ser controladas remotamente por meio de um smarthphone ou tablet com as devidas aplicações. É possível ligar, desligar, programas a utilização durante a noite e monitorizar a qualidade do ar interior da casa, a partir de qualquer lugar.

Como escolher o melhor purificador para a minha casa

Existem diferentes tipos e modelos de purificadores de ar. Tal como já referimos, os 2 tipos principais distinguem-se pela presença ou não de um filtro de ar. Mas existem outras diferenças entre modelos. 

Os modelos mais pequenos podem ser colocados numa secretária ou prateleira. Os maiores (para purificar o ar de uma divisão de grandes dimensões) são semelhantes em tamanho a malas de viagem de cabine.

Outras questões a considerar na hora da escolha:

  • Filtro: Caso optes pela tecnologia de filtragem, deves verificar quais os filtros que o purificador utiliza. É recomendado que o purificador de ar possua um filtro HEPA. Contudo, lembra-te que este possui um tempo de vida limitado, devendo ser trocado a cada seis meses no caso de utilização intensa do equipamento.
  • Modo automático: Alguns purificadores de ar possuem sensores que permitem perceber quando o ar da tua casa está mais poluído. Estes modelos podem ser programados para funcionarem assim que a qualidade do ar diminui. Esta tecnologia pode ser muito útil para utilizadores mais sensíveis a alergias.
  • Temporizador: Os temporizadores podem ser muitos úteis, sobretudo para quem não passa muito tempo em casa e/ou possui uma tarifa energética bi-horária. Estes permitem programar o purificador de ar para se ligar antes da chegada a casa, garantido a limpeza do ar sem estar o dia todo ligado.
  • Modo noturno: Os purificadores de ar com modo noturno permitem manter a eficácia de limpeza do ar, mas com menos ruído. O modo noturno pode ser assim uma característica importante para quem pretende manter o ar limpo em qualquer altura.

O OLX dispõe de dezenas de purificadores de ar novos e usados

Os purificadores de ar são equipamentos muito úteis na manutenção da qualidade do ar de qualquer espaço fechado. Se, mesmo assim, ficaste dúvidas, experimenta. Vais notar a diferença e a tua família agradece. Não queres gastar muito dinheiro? Fácil, compra-o no sítio do costume, o OLX.


Próximas leituras:

Como fazer churrascos em casa sem fumo
Todos gostamos de fazer churrascos em casa mas ninguém quer a casa …
Como organizar a cozinha: 10 dicas imperdíveis
Estás cansado de arrumar e nunca ter um espaço totalmente funcional? Revelamos-te …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *