Categories: Geral

Quão Preciso é o Teste Rápido ao COVID-19?

 Quer queiramos, quer não, a introdução do teste rápido COVID-19 é um alívio no teste e diagnóstico do COVID. Infelizmente, a precisão do teste rápido continua a ser um quebra-cabeça.

COVID-19 Teste Rápido.

 Os testes em casa COVID são testes autocondutores fáceis que detetam se alguém está ou não a ter COVID-19. Há um grande número deles no mercado agora, cada um com sensibilidade variável. 

Fazer o teste COVID-19 em casa não é apenas conveniente, mas permite a muitos de nós uma forma mais simples e rápida de obter o resultado do teste, uma vez que alguns destes testes dão resultados numa questão de minutos. O que te dá a liberdade de fazeres o teste, conhecendo o teu resultado e se deres negativo, continua com a vida. No entanto, normalmente não é esse o caso, pois os testes rápidos nem sempre são precisos e nem todos dão resultados rápidos.

Tipos de testes ao COVID-19

Crédito Fotográfico: Getty Images.

Existem basicamente três tipos de testes e é importante ter a certeza que o teste que estás prestes a fazer está autorizado.

● Reacção em cadeia da polimerase (PCR) e teste de Amplificação de Ácido Núcleico;

● Teste rápido de antigénios.

Para a PCR e o teste de amplificação de ácido nucleico, precisas de recolher as amostras em casa, esfregando as amígdalas e o nariz e enviando as amostras para um laboratório para testar partes do material genético do vírus numa pessoa infectada, a partir dos esfregaços das narinas e da boca, através de técnicas de amplificação de ácido nucleico.

 No caso do teste rápido de antigénios, tudo o que precisas de fazer é cuspir num funil de cuspo ou esfregar as tuas narinas usando um kit de teste rápido de antigénios autorizado e obter os teus resultados em 15-30 minutos. 

Como escolher o teste rápido certo?

Crédito Fotográfico: Getty Images.

Nesta altura, é importante saberes que o teste PCR é o mais preciso e isto porque estes testes são muito sensíveis, específicos e são capazes de detetar pequenas gotas do material genético do vírus. 

Pelo contrário, o teste rápido de antigénios deteta os antigénios encontrados na superfície do vírus. Eles são mais precisos quando tens sintomas, de acordo com os peritos. Embora eles sejam capazes de detetar sintomas assintomáticos, existe uma maior afinidade por falsos positivos. 

O que isto implica é que é preciso mais vírus no teu sistema para que o teste rápido de antigénios seja positivo e tu és mais contagioso se o teu teste rápido de antigénios se revelar positivo.

Por isso, para escolheres o melhor teste rápido COVID-19 terás de considerar todos estes. E se tiveres sintomas e tiveres tido exposição conhecida então deves considerar fazer o teste PCR pois é uma forma segura de saber se és COVID-19 positivo.

Por último, o teste certo a escolher pode ser uma combinação de ambos porque um falso negativo de um teste rápido de antigénios pode justificar um teste PCR para obter um resultado mais preciso.

Quando fazer o Teste de COVID em Casa?

Crédito Fotográfico: Getty Images

Há várias vezes para fazeres o teste em casa com o Covid home test. Quando tens 19 sintomas de Covid deves fazer o teste imediatamente. Se foste exposto a uma pessoa com o vírus, é importante para ti fazeres o teste em casa após cinco dias de exposição e se o resultado for negativo, deves fazer o teste após dois dias.

E, deves considerar fazer o teste rápido de antigénio em casa quando estiveres a assistir a uma reunião, especialmente se estiveres vulnerável e se for em recintos fechados, para garantir que os teus convidados não estão infectados com o vírus antes. No entanto, estes testes rápidos não são suficientemente sensíveis e servem apenas para dar uma falsa sensação de segurança.

Como obter e usar o teste rápido de COVID-19?

Quer estejas a testar porque tens sintomas, quer estejas exposto ou a assistir a uma reunião. Podes obter o teu kit de teste COVID em casa encomendando-o gratuitamente no teu departamento de saúde local, podes também comprá-lo online ou na tua farmácia e lojas locais.  

Depois de receberes o kit, tens de te certificar que ele está autorizado ou registado. Antes de fazeres o teste, deves também certificar-te de que lês e segues as instruções dos kits, pois se não o fizeres podes ter resultados incorrectos no teste, depois lava bem as mãos durante vinte segundos, após o que deves esfregar o nariz e as narinas sozinho ou pedir a outra pessoa que o faça por ti.

O que fazer quando o teu Teste Rápido é Positivo/Negativo ao COVID-19?

Crédito Fotográfico: Getty Images

A coisa simples que podes fazer é dizer àqueles com quem estás em contacto e isolar de outros na tua casa durante cinco dias. Informa os teus prestadores de cuidados de saúde, vigia os teus sintomas e contacta-os assim que vires que isso está a afectar a tua vida, especialmente se fores idoso ou se tiveres uma doença subjacente. 

Pelo contrário, um teste negativo COVID em casa significa que o teste não detetou o vírus mas isso não exclui a infeção. E se o teste der negativo, a melhor coisa a fazer é fazer o teste dois dias após o teste inicial. Isto é para aumentar a confiança de que não estás infetado com o vírus. 

Porque é que o teste rápido é Importante?

Os Testes e Diagnósticos em Casa para COVID 19 são muito importantes porque ajudam na propagação do vírus que causa a doença, tornando o kit de testes prontamente disponível a muitas pessoas num tempo rápido e preciso, independentemente de estares ou não a mostrar sintomas, de modo a ajudar-te a fazer os testes facilmente e rapidamente tomar medidas para reduzir o número de mortes. Além disso, os testes rápidos COVID-19 ajudam a prevenir a rápida propagação da COVID-19 especialmente em comunidades menos privilegiadas, onde são desigualmente sobrecarregadas pela pandemia e também permitem uma fácil documentação da infeção. 

Formas Eficazes de Prevenir a Difusão da COVID-19

Aqui estão algumas formas de evitares a propagação da COVID-19.

● Usa uma máscara de preferência N95 ou KN95.

● Faz o teste se tiveres algum COVID-19 como sintomas.

● Vacina-te quando for a tua vez

● Manter distância social de outras pessoas

● Fica em casa e isola-te se não te sentires bem.

● Cobre a boca e a boca quando tosses e espirras com o teu cotovelo.

● Lava as tuas mãos com água e sabão ou esfrega as tuas mãos com higienizador à base de álcool.

O teste da COVID-19 é uma das melhores formas de evitar a propagação da COVID-19 e a precisão do teste é o que torna a medida eficaz. É, portanto, imperativo continuar a desenvolver novos e eficazes meios de teste que não sejam apenas rápidos, mas precisos para aparar a propagação do vírus no botão,

Recent Posts

Erro de JavaScript no OLX

É possível que tenhas recebido um erro no OLX a informar-te de que o JavaScript…

2 semanas ago

Como transferir dados de um telemóvel para outro

Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um telemóvel para o…

1 ano ago

Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?

Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z Fold 4 e…

1 ano ago

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber

O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede o contrato definitivo.…

1 ano ago

Cálculo salário líquido: como fazer

Sabes se os teus descontos estão a ser bem feitos? Descobre como fazer o cálculo…

1 ano ago

10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios

Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, mesmo nos dias…

1 ano ago