Remodelar a casa de banho não tem de ser uma dor de cabeça nem um peso no orçamento. Existem muitas alterações que é possível fazer para dar uma nova vida a este espaço, sem gastar muito dinheiro.

O objetivo é desenvolver uma divisão da casa especialmente importante nos nossos níveis de energia, uma vez que é lá que se começa e acaba o dia, e que merece toda a atenção.

Segue estas dicas para remodelar a casa de banho.

10 dicas de ouro para remodelar a casa de banho

1# Definir o estilo

Antes de partires para a compra de materiais, é importante definir qual o estilo que pretendes ter na casa de banho. Existem alguns, aos quais podes ser fiel ou então fazer conjugações entre si.

  • Clássico – Móveis de estilo antigo e de madeira, combinados com papel de parede com flores e torneiras douradas.
  • Industrial – Revestimentos de azulejos a imitar cimento, móveis com apontamentos metálicos e canos visíveis.
  • Moderno – É composto por azulejos de mosaicos coloridos e formas geométricas, tanto nos móveis como nas estantes ou prateleiras.
  • Rústico – A madeira é o material de eleição, abrangendo não só os móveis, como o piso e as paredes.
  • Urbano – Aposta na iluminação LED, nos azulejos em tons escuros, com preferência para a cor preta. A louça sanitária e móveis podem ser de aço ou alumínio, combinados com vidro.
  • Minimalista – Menos é mais, até ao remodelar a casa de banho. Simplicidade das formas e cores neutras, mobiliário em suspensão e com espaço interior, que permite ter todos os utensílios numa ordem funcional.

Decoração sustentável: 8 ideias que podes fazer em casa

2# Pintar azulejos

Estás farto dos azulejos antigos, com faixas ou outros motivos que já nada dizem contigo ou com a decoração da tua casa? Pintar traz sempre frescura. Nas divisões mais pequenas, os tons claros e neutros conferem sobriedade e deixam o espaço mais luminoso. Se vais pintar em azulejo, escolhe tintas específicas para este material.

Papéis de parede: 5 ideias low budget para decorar a casa

3# Substituir azulejos

Se pintar está fora de questão, podes substituir os mosaicos e azulejos. Acrescenta alguns mosaicos coloridos e com texturas, apenas em alguns locais estratégicos, como a zona do chuveiro ou banheira. Vais ver que dá logo outro ar. No OLX encontras dezenas de opções de azulejos a excelentes preços.

4# Substituir as louças sanitárias

Substituir as louças sanitárias pode não ser uma mudança muito low cost, mas em alguns casos este investimento é indispensável. E, se é para fazer, não há altura melhor do que o momento em que decides remodelar a casa de banho.

Tem em consideração as características da tua casa de banho, desde a posição das torneiras, às saídas de água e esgotos, para não acabares por comprar louças que são incompatíveis com a tua casa de banho.

5# Pequenas substituições

Outra dica para remodelar a casa de banho a baixo custo é dar prioridade a pequenas substituições estratégicas. Na dica anterior, abordamos a troca das loiças sanitárias, mas o mesmo se aplica a torneiras ou aos suportes das toalhas. Optar por modelos mais modernos e de acordo com o novo estilo que pretendes adotar vai ajudar a remodelar a casa de banho, sem gastar muito dinheiro.

As coberturas das tomadas e interruptores, os puxadores dos móveis ou a maçaneta da porta, a disposição dos acessórios de lugar, a cortina de banho, candeeiro ou até a cor do teto. Estes pequenos detalhes de grande visibilidade vão ajudar a dar um novo look ao espaço.

6# A iluminação perfeita

Numa casa de banho, devem coexistir dois tipos de iluminação: a mais geral, clara e aproximada da luz natural, que abrange toda a divisão e a localizada, colocada geralmente na zona do lavatório.

Para a iluminação geral, podes optar por um candeeiro de teto branco para energizar a tua rotina matinal. Se escolheres um sistema com regulação da intensidade da luz, à noite podes criar uma atmosfera mais relaxante.

No que toca à iluminação localização, o mais importante é zona em frente ao espelho. Para ser suficientemente funcional, podes usar aplicações especiais para o espelho da casa de banho, colocando-os por cima ou ao lado do espelho. Dessa forma, reduzes as sombras no rosto nos momentos de maquiagem ou de fazer a barba.

7# O espelho certo

Ao remodelar a casa de banho, aproveita para perceber se o espelho que tens ainda faz sentido, ou se está na hora de ser substituído.

Para além de funcional, o design contribui para a decoração e pode ampliar a sensação do espaço, melhorando também a iluminação do ambiente. Pode ser com ou sem luz, liso ou com moldura, geralmente nas formas redondas, ovais, quadradas ou retangulares. 

  • Espelhos redondos – São indicados para valorizar o espaço da bancada;
  • Espelhos retangulares – Marcam a linha horizontal e são adequados para ampliar pequenos ambientes;
  • Espelhos quadrados – São indicados para espaços mais formais, que pretendem transmitir sobriedade e ordem;
  • Espelhos irregulares – Criam efeito de movimento, indicados para ambientes mais descontraídos, mas com personalidade.

Para além dos diferentes tipos de espelhos, a dimensão também é relevante. Espelhos pequenos têm como finalidade complementar a decoração, mas podem, no entanto, causar algum desconforto. No mínimo, deverá ter o mínimo de 30 cm de largura e 50 cm de altura.

Os espelhos médios são perfeitos para favorecer um equilíbrio, transmitindo uma sensação de conforto, ampliando o espaço. Por sua vez, os espelhos grandes são indicados para casas de banho grandes e acabam por compor harmoniosamente todos os elementos do espaço.

8# Arrumação

Se vais remodelar a casa de banho, aproveita o momento para criar mais opções que te permitam arrumar melhor e aproveitar todos os espaços. A simples instalação de prateleiras, já permite ter zonas de arrumação complementares, que podem ou não ficar visíveis.

Arrumação da casa de banho: 8 dicas para ganhar espaço

9# Renovar os têxteis

Com tudo o resto tratado, não podes terminar de remodelar a casa de banho sem rever os têxteis. Verifica o estado de cada toalha ou tapete que normalmente utilizas para perceber se há necessidade de os substituir, seja pelo seu estado de conservação ou para ajustar à nova decoração.

Dá preferência a materiais que secam rapidamente e que mantêm os teus pés quentes e aconchegados. Os têxteis da casa de banho podem justificar um investimento um pouco maior, mas lembra-te que a qualidade faz a diferença.

10# Plantas interiores

Decora a tua casa de banho e não te esqueças de adicionar plantas, que tanta vida trazem a cada divisão das nossas casas. Existem plantas de interior que se dão bem sem luz direta e com humidade. Em alternativa, tens sempre as plantas artificiais. Só tens de descobrir de qual é que mais gostas.

No OLX encontras tudo o que precisas para remodelar a casa de banho aos melhores preços, desde loiças sanitárias a toalhas, prateleiras e soluções de iluminação.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Um comentário a “Dicas para remodelar a casa de banho com um orçamento pequeno”

  1. Mario Saraiva Rodrigues Saraiva diz:

    Boas tenho um cozinha para restaurar será que posso obter orçamento por este meio . obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *