Partilhamos 9 dicas para começares a dar uma segunda vida à borra de café que sobra do teu pequeno almoço.

O impacto da cultura do café no planeta

Há quem não consiga enfrentar um dia de trabalho ou uma longa noite de estudo sem beber o seu cafezinho. Mas dependendo da forma como o consomes, pode ter impactos negativos para o planeta.

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, e a segunda mais consumida a nível global. Isto leva a que os níveis elevados de produção de café tenham sérios impactos no planeta.

Sabias que 37 dos 50 países do mundo com maiores taxas de desflorestação são também os principais produtores de café?

Mas calma! Não precisas de deixar de tomar café para reduzir os impactos da sua produção e consumo. Podes tornar a tua rotina mais sustentável, alterando alguns comportamentos muito simples do dia a dia, como por exemplo escolher uma máquina de café eco-friendly e reaproveitar as borras de café.

9 formas de reutilizar borras de café no dia-a-dia

1# Cria um fertilizante caseiro

Plantas como as rosas, as hortências, as camélias ou os redodendros, adoram receber borras de café como fertilizante. Isto porque melhoram a acidez natural e os nutrientes do solo.

E se procuras estimular o crescimento de vegetais que andas a todo o custo a tentar plantar, as borras de café podem ajudar-te.

Como? Só tens de colocar borras de café secas na terra antes de semear. A borra de café enriquece a terra e o aroma ajuda a afastar pragas.

Compostagem caseira: está na hora de pores as mãos na terra

2# Mantém os patudos afastados das tuas plantas

Se tens gatos em casa, já sentiste na pele a dor de encontrares os gatos à luta com as plantas. E quando não estão a tentar matá-las, tentam comê-las. As borras de café, juntamente com cascas de laranja, são uma ótima ferramenta para manteres as feras afastadas.

Quem também não vai muito à bola com a borra são as formigas.

3# E ajuda-os a livrarem-se das pulgas

As pulgas são um dos maiores desafios – e dos mais dispendiosos – para quem tem animais em casa. Existem vários produtos para acabar com estas pragas, mas muitos afetam a saúde dos animais, a tua saúde e o planeta.

Porém, existem outras formas mais naturais de lidar com esta situação. Tens borras de café em casa? Então prepara-te para as usar!

As pulgas não gostam de café – ao contrário de nós – e nada melhor do que usar as borras que sobram para ajudar os nossos amigos de quatro patas a livrarem-se delas. Apenas tens de esfregar as borras de café, em movimentos suaves, em toda a pele e pelo do animal após tomarem banho. De seguida, dá-lhe novamente banho e seca-o como sempre fazes.

Além de eliminares as pulgas, estás a dar mais brilho e a tornar o pelo do teu cão ou do teu gato mais suave.

Nota: As borras do café podem ser tóxicas para os animais de estimação. Garante que apenas as usas externamente.

4# Põe a tua veia de artista à prova

Se gostas de pôr as mãos na massa para criar verdadeiras obras de arte, temos um desafio para ti: criar uma pintura em tons sépia.

Para isso, tens de molhar sacos de borras de café em água quente e usar a água “tingida” como tinta. Vais adorar o efeito.

5# É hora de limpares a lareira

E só precisas de borras de café. Acredita, não há maneira mais fácil de removeres aquele monte de cinzas que tens vindo a armazenar na lareira. Antes de a aspirares ou varreres, polvilha a lareira com borras de café humedecidas. Isto vai tornar as cinzas e o pó mais “pesados” e já não vão andar espalhados pelo ar.

6# E de desentupir a banca da cozinha com borras de café

Os canos da banca da cozinha ou do lavatório da casa de banho entupem facilmente? No caso da pia da cozinha, na lavagem da loiça ou de alguns alimentos, os resíduos descem pelo cano e vão acumulando. No WC, o mais comum é acumularem-se cabelos no cano, originando entupimentos.

Para protegeres os canos e evitares estas situações desagradáveis, despeja meia chávena de borra de café no ralo e, em seguida, abre a água quente no máximo e deixa-a correr. A água vai empurrar as borras de café pelos canos e acabar por os desentupir.

Isto ajuda também a livrares-te dos odores que a pia pode ir ganhando ao longo do tempo.

Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa

7# A borra de café elimina maus odores

As borras de café contêm nitrogénio, o que significa que ajudam a eliminar o gás sulfúrico do ar quando este é combinado com carbono. Ou seja, ajudam a eliminar odores indesejados.

Imagina que deixaste um alimento apodrecer no teu frigorífico e, quando deste por isso, já o odor de comida estragada estava espalhado pelo resto do equipamento. Coloca numa tigela algumas borras de café e deixa-as secar ao sol. De seguida, coloca-as no frigorifico. Vais ver que o cheiro desagradável vai desaparecer.

Podes usar esta dica para acabar com o odor do calçado. Neste caso, apenas tens de encher umas meias velhas que tenhas por casa com borra de café e dar um nó. Coloca as meias dentro do calçado e os odores acabarão por desaparecer.

8# Cria o teu próprio esfoliante corporal através da borra de café

As borras de café são um excelente ingrediente para usar como esfoliante e amaciar a pele. Só tens de juntar açúcar mascavado, óleo de coco e as borras de café que tenhas em casa. Mistura tudo, reserva num recipiente e usa sempre que desejares enquanto tomas banho.

Vais ver que a tua pele, a tua carteira e o planeta vão agradecer.

9# A borra de café estimula o crescimento do cabelo

Muitos estudos indicam que a cafeína é um aliado do crescimento do cabelo. Se queres ganhar mais uns centímetros de cabelo, começa já a dar uso às borras de café que tens vindo a armazenar.

Aplica a borra de café no couro cabeludo com movimentos circulares, até duas vezes por semana. Também há quem misture as borras com o seu champô habitual.

desempata no olx

Tens aqui 9 sugestões para te ajudarem a dar o salto para um estilo de vida mais amigo do ambiente. De que estás à espera? Começa já hoje a dar uso às borras de café que tens armazenado em casa.


Próximas leituras:

Como reduzir a pegada ecológica
Como reduzir a pegada ecológica? Em Portugal, temos muito que emagrecer se …
Biodegradável vs Compostável: quais são as diferenças?
Existem alternativas sustentáveis que nos ajudam a ter um consumo mais consciente. …

3 comentários a “9 formas de reutilizar borras de café”

  1. Isabel Tinoco diz:

    Adorei as dicas do café, e eu que sou fã de café. Cumprimentos

  2. José Gaspar diz:

    Útil, sem qualquer dúvida. Não custa e pelos vistos as vantagens são múltiplas.

  3. Celina Domingues diz:

    Outra fica para poupança de água na cozinha:
    Ter uma bacia dentro do lava loiça, onde deixamos a água de lavar os legumes, por exemplo. Evita de estarmos constantemente a abrir a torneira. Essa água serve para enxaguar os pratos antes de pôr na máquina, por exemplo. No final, ao arrumar a cozinha, deitamos fora. Se não tiver gordura, ainda serve para as plantas.
    Eu faço isto e poupo muita água mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *