Queres um relógio que te apresente mais do que simplesmente as horas do dia? Ou apenas um suporte tecnológico para ir correr de vez em quando? Se não sabes se deves optar por um smartwatch ou uma smartband, descobre as diferenças e como escolher.

Smartwatch ou Smartband: principais diferenças quanto à utilização

Considera as principais diferenças e descobre qual o gadget mais adequado ao teu perfil e à utilidade que lhe queres dar.

Smartwatch

O smartwatch permite utilizar várias apps de redes sociais, como o WhatsApp, Facebook ou Instagram, ler e responder a e-mails, e inclui ainda alguns jogos, embora a experiência de gaming deixe a desejar.

Resumidamente, o smartwatch inclui a maioria das funcionalidades de uma smartband e vai mais além. Com este gadget, podes (quase) encostar o telemóvel por alguns momentos, já que permite substituir algumas das suas utilizações.

Estes são os pontos fortes de um smartwatch:

  • Ecrã OLED ou AMOLED que permitem uma visualização dos conteúdos com maior qualidade e cores mais brilhantes;
  • Permite-te manter a par dos teus compromissos, sem a necessidade de estar sempre com o smartphone na mão;
  • Inclui funcionalidades e aplicativos para ajudar a manter um estilo de vida saudável;
  • Permite fazer e receber chamadas;
  • Alguns modelos permitem enviar e responder a mensagem com recurso à voz.

O guia para encontrares o teu smartwatch usado no OLX

Smartband

No que respeita à smartband, esta é mais focada em utilizadores com um gosto por desenvolver e manter um estilo de vida mais saudável, que praticam atividades físicas regulares, que pretendem controlar a sua performance e alguns indicadores vitais.

Apesar da smartband ter também algumas funcionalidades de aplicativos presentes no teu telemóvel, é mais limitada na quantidade de tarefas que podes nela realizar.

Estas são as funcionalidades que mais encontras numa smartband:

  • Sensores de movimento;
  • Sensores de batimento cardíaco;
  • Sensor de Sp02 (oxigenação do sangue);
  • Monitorização do sono;
  • Métricas de controlo de calorias e passos;
  • Monitorização de atividades físicas.

O que ter em conta na decisão entre comprar um smartwatch ou smartband

Se estás indeciso entre um ou outro, existem 3 aspetos que deves ter em conta para escolher: funcionalidade, autonomia e o teu estilo pessoal.

Funcionalidade

Define a necessidade a que vai responder o gadget que escolheres. Praticas atividade física e precisas de um dispositivo que te acompanhe? A smartband vai ser uma excelente aliada. Procuras um gadget que te permita responder a chamadas e mensagens? É no smartwatch que vais ter a resposta, já que permite interação e conetividade.

Se analisarmos em termos de funcionalidades disponíveis e no potencial para redução do uso excessivo do smartphone, o relógio inteligente revela-se uma opção mais interessante.

Autonomia 

Se por um lado o smartwatch te leva a mais funcionalidades e isso torna-o mais versátil, por outro, a sua bateria também dura menos tempo que uma smartband. As cores brilhantes dos ecrãs dos smartwatches são igualmente motivo da redução da sua bateria.

Como referência, uma smartband média deverá oferecer uma autonomia para mais de 15 dias, algo que só encontras em smartwatches de gama média-alta.

Estilo

Sem dúvida que o smartwatch ou a smartband são gadgets que se ligam com o estilo de cada um de nós, sendo a maioria idealizada e projetada já como um acessório de moda. As smartbands tendem a ser bem menores que os smartwatch, mas também é uma questão de gosto pessoal que deves ter em conta.

Como escolher uma pulseira fitness e dar um boost aos teus treinos

Qual é o smartwatch com melhor relação qualidade-preço do mercado?

Se procuras um smartwatch com uma relação qualidade-preço muito acima da média, o Huawei Watch GT 2 é para ti.

Funcionalidades

Este smartwatch é bastante completo e inclui uma série de funcionalidades, tais como magnetómetro, pedómetro incorporado, modo multidesportos, contador de calorias queimadas, medidor da qualidade do sono e da frequência cardíaca, barómetro, acelerómetro, giroscópio e mensagem.

Inclui também uma inovação face ao modelo anterior, no que respeita ao treino pessoal, uma vez que consegue rastrear os treinos com sistemas de posicionamento precisos e monitorizar a tua frequência cardíaca. Este vai ser o teu companheiro profissional perfeito para as tuas atividades internas e externas.

Para além do acompanhamento desportivo, o Huawei Watch GT 2 existe para facilitar o teu dia a dia. É um excelente assistente que suporta funcionalidades como Bluetooth Calling, armazenamento até 500 músicas e pode ser facilmente sincronizado com o Huawei FreeBuds 3.

Processador e bateria

Este smartwatch é uma nova realidade e destaca-se no mercado dos relógios inteligentes, explorando os limites da vida útil da bateria comum. Graças ao processador wearable desenvolvido pela Huawei Kirin A1, o design do duplo processador e a tecnologia inteligente de economia de energia, faz com que esta dure até 2 semanas (46 mm series) ou 1 semana (42 mm series).

Design

Não podemos também deixar de referir o seu design inspirado na estética minimalista. Este smartwatch integra um ecrã de vidro 3D de alta qualidade, para criar uma visão sem limites. A excelência do design é captada nos detalhes da caixa do relógio e no estilo clássico.

Ecrã

O monitor deste relógio inteligente é AMOLED, 1,39’’ (serie 46 mm) e 1,2’’ (serie 42 mm) e oferece uma resposta altamente precisa através do toque, proporcionando-te uma experiência visual inigualável. Tens ainda uma série de estilos para o ecrã disponíveis, para que o possas personalizar ao teu gosto.

Características Huawei Watch GT 2

Fonte: huawei.com
Serie 46 mmSerie 42 mm
Dimensões45,9 x 45,9 x 10,7 mm
Área do pulso coberta 14-21 cm
41,8 x 41,8 x 9,4 mm
Área do pulso coberta 13-20 cm (versão sport)
Área do pulso coberta 13-19 cm (versão classic)
Peso41 g29 g
CoresPreto mate
Castanho
Cinzento titânio
Preto
Areia
Dourado
Ecrã1,39” Ecrã AMOLED tátil
454 x 454 HD
1,2” Ecrã AMOLED tátil
390 x 390 HD
GPSSimSim
ConetividadeBluetooth: BT5.1, BLE / BR / EDRBluetooth: BT5.1, BLE / BR / EDR
SensoresAcelerómetro
Giroscópio
Geomagnético
Ótico de frequência cardíaca
Sensor de luz ambiente
Sensor de pressão de ar
Sensor capacitivo
Acelerómetro
Giroscópio
Geomagnético
Ótico de frequência cardíaca
Sensor de luz ambiente
Sensor de pressão de ar
Sensor capacitivo
Bateria14 dias de utilização normal
Carregamento magnético
7 dias de utilização normal
Carregamento magnético
SistemaAndroid 4.4 ou posterior
iOS 9.0 ou posterior
Android 4.4 ou posterior
iOS 9.0 ou posterior
Preço OLXDesde 120 eurosDesde 110 euros

E para quem prefere a smartband?

Se procuras uma pulseira fitness que te acompanhe nas atividades desportivas, mas que também te assista em pequenas tarefas do dia a dia, tens de conhecer a última geração das smartbands da Xiaomi.

Observa aqui a review completa da Xiaomi Mi Band 6

Funcionalidades

Esta smartband inclui também mais modalidades desportivas, 30 na verdade, entre passadeira fitness, freestyle, corrida ao ar livre, ciclismo, caminhada, natação, remo, elítica, ciclismo indoor, yoga, salto à corda, dança, fitness indoor, ginástica, HIIT, Core Training, alongamentos, bowling, badminton, boxe, step, pilates, basquetebol, voleibol, ténis de mesa, críquete, patinagem no gelo, kickboxing, street dance e zumba.

Além da expansão dos modos desportivos, a Mi Band 6 traz também a monitorização de SpO2 e a sua bracelete é antibacteriana, com o agente AG+, permitindo proteger a pele de germes e alergias. Com ela, podes ainda controlar a câmara, música, o stress, rastrear o ciclo menstrual e PAI, sendo facilmente conectada através da app Mi Fit ou Mi Wear.

Para rentabilizares o uso da tua smartband, podes configurar vibrações simples e curtas para as diferentes aplicações, evitar criar alarmes desnecessários ao teu dia a dia e bloquear as notificações que não te são úteis.

Ecrã

A Mi Band 6 surge com um display 50% maior do que as suas versões anteriores, destacando-se pela exibição da imagem em full display, ou seja, em todo o ecrã, não perdendo espaço para ma moldura.

Para além de estar equipada com um ecrã AMOLED com alta resolução a 326 PPI, permitindo uma melhor visualização quer de texto, quer de imagem, esta pulseira é também resistente a arranhões.

Bateria

A bateria da Mi Band 6 está otimizada, sendo possível durar 14 dias, em utilização normal. Já o carregamento, acontece de forma fácil e prática, através do carregador magnético.

Características da Mi Band 6

Fonte: mistoreportugal.pt
EcrãFull screen AMOLED 1.56”
152 x 486 pixels com 326 ppi e 450 nits de brilho
Dimensões47,4 x 18,6 x 12,7 mm
MemóriaRAM: 2MB
ROM: 32MB
BateriaLiPo, 125mAhAutonomia 14 diasCarregamento 2 horas
SensoresAcelerómetro, giroscópio e PPG
Modos desportivos30 modos, incluindo novos modos (HIIT, Pilates e Zumba)
Resistência à água5 ATM (50 metros de profundidade)
ConetividadeBluetooth 5.0
CompatibilidadeAndroid 5.0 ou superior
IOS 10 ou superior
Peso12.8 g
Preço OLX (desde)30 euros

Sabias que no OLX encontras mais de 2000 anúncios de smartwatches e quase 200 oportunidades de negócio de smartbands? Faz a tua análise e opta por um smartwatch ou smartband, concretizando o teu negócio no melhor site de classificados do país, o OLX!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Um comentário a “Smartwatch ou Smartband: qual é a diferença?”

  1. Gloria Bandeira diz:

    Quero relógio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *