O microondas serve apenas para aquecer a comida. Se concordas com esta afirmação é porque este eletrodoméstico ainda não te aqueceu o coração para as suas muitas valências. Sabias que o microondas também remove bactérias, torna as flores mais resistentes e até melhora os sumos de fruta?

Descobre o que ter em conta na hora de escolher um microondas.

7 aspetos fundamentais na hora de escolher um microondas (sem contar com o preço)

A infinidade de opções e características dos microondas atuais é suficiente para fazer subir a temperatura de qualquer um. Por isso, reunimos aqui os 7 fatores essenciais para escolher um, da potência à forma de instalação. O preço vai ser determinado pela conjugação destes fatores.

1# Capacidade

Tal como ponderas a capacidade da máquina de lavar ou secar roupa, por exemplo, para que melhor responda às tuas necessidades, também deves ter em conta a capacidade do microondas.  A maioria dos microondas varia entre os 13 e os 35 litros de capacidade.

O número de pessoas que vai utilizar este equipamento é decisivo para escolher a capacidade adequada. Um microondas com capacidade acima de 30 litros é indicado para agregados de 6 ou mais pessoas. Um microondas de 18 a 27 litros é o mais indicado para famílias menores ou para quem tem pouco espaço na cozinha.

Um microondas médio terá uma capacidade entre 21 e 29 litros. Se tiveres crianças pequenas e o utilizares para aquecer biberões, tens de considerar um microondas com alguma altura, para além do diâmetro, para que consigas colocar diferentes recipientes.

2# Potência

O mínimo esperado deste equipamento é que ofereça três níveis de potência distintos. O microondas deve aquecer a 100%, para lidar com alimentos de maior dimensão ou então acelerar o processo. Deve incluir um aquecimento a 30%, que permita aquecer alimentos de pequena dimensão e, ainda, a função de descongelar.

Se optares por um microondas com a opção grill, a indicada para gratinar e assar, deves ter em conta a sua potência. Sem esta opção, a potência varia entre os 650 e os 900 watts. Com ela, pode ir dos 800 aos 1200 watts. Num microondas grill, escolhe um modelo em quartzo, uma vez que atinge a temperatura ideal mais rápido.

3# Consumo energético

É sabido que os equipamentos da classe A são energeticamente mais eficientes, isto é, representam um menor consumo mensal de energia. Assim, na troca ou primeira compra de um microondas, dá preferência pela melhor referência na etiqueta energética.

Quanto maior a potência, maior o consumo energético. Assim, pesa as tuas necessidades e escolhe um microondas em conformidade.

Tudo o que precisas de saber sobre a nova etiqueta energética

4# Ruído

Os microondas podem ser barulhentos e, para algumas pessoas, este pode ser um assunto muito importante na hora de escolher um novo equipamento. Se és sensível ao ruído ou até se tens uma casa em formato open space, onde o barulho pode ter impacto no espaço total, não te esqueças de ter isto em atenção.

5# Funções

O teu objetivo é bem mais do que aquecer comida no microondas? Existem modelos que permitem grelhar, assar ou até cozer a vapor. Cozinhar no microondas, pode facilitar muito a tua rotina e o resultado final é de boa qualidade.

6# Tipo de colocação

Os microondas não são todos iguais e é necessário ter uma especial atenção para os de encastrar. Antes de optares por um modelo, calcula bem o espaço que tens disponível e encontra um equipamento que cumpra esses requisitos, para não ficares desiludido.

O mais comum é o microondas de apoio, pois não requer instalação, ficando apoiado na bancada, no armário ou num suporte. Quando se trata do modelo embutido, é importante respeitar a ventilação necessária e permitir uma saída de ar.

Tem em conta que um microondas não deve ser colocado junto ao fogão ou radiador, isto é, em zonas demasiado húmidas ou perto de fontes de calor.

7# Acabamentos

A decoração também conta e, por isso, existe alguma variedade nos acabamentos disponíveis. Podes encontrar modelos em branco, preto, cinza, prata, inox e até espelhados. Os preços variam consoante o tipo de acabamento, por isso escolhe aquele que, além de corresponder às tuas necessidades, também se enquadra na decoração da cozinha.

10 dicas imperdíveis para organizares a tua cozinha

Mas a escolha de um microondas não está completa sem saber tudo o que este equipamento pode fazer por nós. 

5 utilizações inesperadas do microondas

Os microondas evoluíram muito desde os tempos em que serviam para aquecer comida. Hoje, podem ajudar com muitas tarefas quotidianas, desde a limpeza até à decoração.

  1. Sumos de fruta – Antes de espremeres laranjas, limões ou limas, aquece estes frutos durante cerca de 15 a 20 segundos no microondas, e vais obter uma maior quantidade de sumo. Experimenta.
  2. Desinfetante de esponja – Elimina bactérias e odores desagradáveis da esponja da louça, molhando-a com umas gotas de vinagre e colocando-a no microondas por 2 minutos.
  3. Limpeza da tábua de cortar – Esfrega com meio limão e coloca-a no microondas por 1 minutos. Desta forma, removes bactérias e qualquer odor presente.
  4. Mel ressequido – Coloca o frasco de mel aberto no microondas entre 30 segundos e 1 minuto, em potência média. O mel volta a ficar fluido e sem cristais solidificados.
  5. Flores mais resistentes – Coloca a terra ou substrato num prato raso e aquece-a por cerca de 90 segundos. Depois coloca-a nos vasos e vais notar em plantas mais resistentes.

Todas estas funcionalidades são excelentes… quando funcionam. O problema é quando um microondas avaria e ficamos sem um dos melhores aliados na cozinha. Nestes casos, há muito que podes fazer antes de chamar um técnico.

Sabes o que fazer quando o microondas avaria?

Um equipamento como o microondas, que é bastante utilizado, está suscetível a avarias e, como qualquer outro eletrodoméstico, tem um período de vida útil estabelecido. Alguns problemas podem danificá-lo e encurtar esse período, mas outros são facilmente evitáveis ou corrigíveis.

Prato do microondas já não roda

Começa por verificar se o recipiente que estás a utilizar é indicado, se é maior que o prato ou demasiado pesado. Verifica ainda se o prato está bem colocado. Caso o problema persista, é possível que o motor rotativo responsável por girar o prato esteja esgotado. Neste caso, deves trocá-lo.

O microondas não aquece

Alguns recipientes que não são indicados para utilizar no microondas acabam por impedir que este aqueça a comida. Experimenta mudar de recipientes, evitando aqueles que estão indicados como proibidos, como é o caso do alumínio.

O recipiente aquece, mas a comida não

Se notares que o recipiente aqueceu, embora a comida esteja fria, é provável que apenas tenhas de trocar de recipiente. No entanto, caso o microondas não esteja a aquecer de todo, pode estar com um problema no magnetrão, na potência do díodo, no condensador ou ter algum defeito no fecho da porta. Procura um especialista.

O microondas não liga

A primeira coisa a verificar é se a ficha está bem colocada. Pode parecer descabido, porque ser óbvia a necessidade de ter o microondas ligado à corrente elétrica, para que funcione, mas basta um deslocar do equipamento para desligar a ficha.

Caso esteja bem ligado, verifica se encontras alguma parte do cabo danificada, a fim de descartar essa hipótese. Se tudo estiver a parecer-te certo e sem problemas visíveis, contacta um serviço de reparação, uma vez que pode estar relacionado com um defeito num fusível, no motor ou no fecho da porta.

Há faíscas no microondas

Não há necessidade de entrar em pânico assim que avistas uma faísca. Provavelmente existem manchas de gordura ou comida no interior do teu microondas. Se tal acontecer, desliga-o da corrente e limpa-o. Se ainda assim as faíscas persistirem, então aí deves estar perante um problema interno e é aconselhável que recorras a um serviço de assistência.

No OLX encontras dezenas de modelos de microondas aos melhores preços, com uma grande gama de características, de todas as marcas e tamanhos. E o melhor é que o teu microondas novo vem ter a casa. E se procuras uma forma de dar nova vida aos teus equipamentos antigos, já sabes: vende no OLX.


Próximas leituras:

Organizar frigorífico: truques para o manter limpo e arrumado
Queres saber como organizar o frigorífico, conservar melhor os alimentos e ainda …
Móveis de paletes: ideias DIY para decoração
A madeira dá um charme especial à decoração de interiores e os …

Um comentário a “Tira maior partido do teu microondas com estas dicas”

  1. Carlos Jorge dos Santos Teixeira diz:

    Dicas muito úteis sobre micro-ondas. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *