Existem duas boas razões para usar menos energia em casa: para reduzires a tua pegada de carbono e para poupar (muito) na conta de energia a cada mês.

A melhor parte é que tornar a casa mais eficiente não precisa de custar uma fortuna. Aqui estão 5 maneiras fáceis de tornar a casa mais eficiente em termos de energia.

1# O primeiro passo para tornar a casa mais eficiente é minimizar o desperdício energético

Vedar e isolar a casa é uma das maneiras mais económicas de tornar uma casa mais eficiente e com reduzir o consumo de energia. Qualquer um o pode fazer, mesmo que não tenha jeito nenhum para o bricolage.

Uma casa bem isolada melhora o conforto e a qualidade do ar, e ajuda-te a poupar nas contas. Verifica se sentes correntes de ar em algum destes locais:

  • Correntes de ar em frinchas das portas ou janelas, perto da caixa de correio ou próximo de cabos ou tomadas elétricas;
  • Pequenos espaços em tetos falsos e telhas;
  • Paredes e tetos com humidade, com manchas escuras;
  • Paredes, portas e janelas onde se forma condensação (vapor de água).

Depois de identificadas as fugas, implementa estas soluções:

  • Troca os vidros simples por vidros duplos;
  • Isola bem as frinchas da casa nas caixilharias das portas;
  • Sela os orifícios com espuma ou fita isoladora;
  • Usa tinta com revestimento isolante nas paredes com humidade;
  • Considera rolos de areia para tapar os espaços entre as portas e o chão;
  • Troca as caixilharias das portas e janelas.

Conhece as melhores soluções para isolar as janelas aí de casa

2# Tornar a casa mais eficiente passa por otimizar o aquecimento e refrigeração

Quase metade da energia usada nas casas é usada para aquecer e arrefecer os espaços. Se a tua conta é alta, segue estas dicas para poupar:

  • Substitui periodicamente os filtros de ar condicionado e aquecedores.
  • Troca o ar condicionado por uma ventoinha de teto.
  • Define o termostato para uma temperatura adequada. Uma diferença de 2 graus, por exemplo, representa uma poupança de cerca de 10% nos custos de aquecimento.
  • Instala um termostato programável. Estes equipamentos economizam dinheiro ao permitir que os aparelhos sejam desligados automaticamente durante os horários em que ninguém está em casa ou à noite. 
  • Instala uma salamandra a lenha ou a pellets. Estas são fontes de calor mais eficientes e que recorrem a combustíveis sustentáveis.
  • À noite, as cortinas fechadas isolam melhor os espaços.

7 dicas para aquecer a casa de forma ecológica

3# Troca os equipamentos de maior consumo por equipamentos eficientes

Os eletrodomésticos eficientes são uma boa opção por várias razões: poupas na fatura ao final do mês, ajudas o ambiente e modernizas a casa. 

Se achas que os teus eletrodomésticos precisam de um upgrade, estas sugestões são para ti.

  • Os frigoríficos funcionam 24 horas por dia e são uma parte indispensável da casa. Também são um dos produtos com maior consumo de energia, responsáveis por cerca de 10% do consumo total do lar. Troca por opções mais eficientes.
  • As máquinas de lavar são um dos equipamentos de maior consumo de água e energia. Mas as novas máquinas de lavar com carregadores frontais têm uma maior capacidade (até 12 kg), o que significa que podes lavar mais roupa com uma única carga.
  • Uma máquina de lavar loiça eficiente reduz o tempo de lavagem, o consumo de detergente e a fatura energética.
  • Os novos fornos usam menos energia, são feitos de materiais fáceis de limpar e que isolam bem – o que significa que o exterior do forno permanece frio e seguro.
  • Um desumidificador eficiente reduz os custos de manutenção da casa. Isto porque te ajuda a prevenir obras caras para consertar as paredes, o piso ou a pintura depois dos estragos feitos pela humidade.

Ajuda o ambiente com estes eletrodomésticos eficientes

4# Muda estes hábitos simples

Algumas mudanças de hábitos trazem grandes poupanças. Começa por estes:

  • Tira os carregadores das tomadas. Os carregadores continuam a consumir energia mesmo quando não estão ligados a um smartphone ou PC. Como referência, um carregador consome 0,26 watts de energia quando não está em uso e 2,24 watts quando está a carregar o telefone. Sabias que o consumo total dos equipamentos em standby representa, em média, 10% da tua conta de energia? Conclusão: tira da tomada tudo o que puderes quando não estiver a ser usado.
  • Lava com água fria. Evita colocar a máquina de lavar em funcionamento com água quente e opta por água fria ou morna, quando possível. Cerca de 90% da energia utilizada pela máquina de lavar serve para aquecer a água e os outros 10% são usados para fazer a máquina funcionar.
  • Mantém os eletrodomésticos limpos. Quando se acumula pó à volta dos motores de um frigorífico ou máquina de lavar, é necessária uma maior potência para realizar as mesmas tarefas. Limpa regularmente as zonas de entrada de ar dos maiores equipamentos da casa.
desempata no olx

5# Como tornar a casa mais eficiente em família

Aqui ficam algumas ideias para envolveres toda a família na missão de tornar a casa mais eficiente:

  • Planta árvores. Se plantarem árvores em sítios estratégicos vais ter sombra no verão e, com espécies de folha caduca, o sol continua a aquecer a casa no inverno. 
  • Pinta a casa de cores claras. As paredes escuras absorvem a luz e aumentam a necessidade de ter a luz acesa. Agarra na família e pintem a casa com uma cor mais sustentável
  • Muda as lâmpadas. As lâmpadas LED usam menos energia do que as incandescentes. Troquem-nas juntos.

No OLX encontras tudo o que precisas para tornar a casa mais eficiente. Começa aqui.


Próximas leituras:

Como poupar energia? Experimenta estas 9 dicas
Não sabes como poupar energia de forma simples e prática no dia-a-dia? …
Começa a poupar com estes eletrodomésticos eficientes
Os eletrodomésticos eficientes são uma forma excelente de poupar e ajudar o …

3 comentários a “Tornar a casa mais eficiente é fácil: segue estas 5 dicas”

  1. Carlos Rama Azevedo diz:

    Acabei de ler o artigo sobre poupar energia.
    Bastante elucidativo, com realidades a que por norma não damos valor e que tanto aliviam o peso da fatura mensal de energia.
    Obrigado pelo belo trabalho de informação.

  2. Antonio Soares Carvalho diz:

    Li os vossos concelhos e efectivamente devia ser assim, contudo quando se opina em trocar electrodomésticos ou outras fontes de energia estes tem custos que por vezes nem todos tem a possibilidade de trocar. Contudo a maioria dos concelhos podem perfeitamente ser realizados é uma questão de vontade e querer, bem hajam.

  3. Lidia Costa diz:

    É certo tudo isso que diz mas também é preciso fonte de rendimentos para mudar isso tudo.. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *