Toda a gente tem aquelas tarefas domésticas que tem mais prazer em fazer e aquelas em que dava tudo para não ter de tratar delas. Colocar a roupa a secar pode ser uma dessas tarefas aborrecidas, que te tiram tempo útil e são demoradas.

Com uma máquina de secar roupa acabou-se o pendurar a roupa, esperar que seque, o espaço que o estendal pode ocupar e até podes ficar dispensado de passar a ferro algumas peças. Com o equipamento certo, podes tornar esta tarefa mais fácil, rápida e económica.

Se secas roupa dentro de casa deves arejar frequentemente o espaço porque, nesse processo, são libertados cerca de 4 litros de água no ar, o que pode desenvolver humidade e bolor. Mas ventilar e reaquecer o espaço, leva-te ao aumento do consumo de energia, que podes evitar com uma máquina de secar roupa.

O que precisas de saber antes de comprares uma máquina de secar roupa

Diferentes tipos de máquinas

  • Máquinas de secar ventiladas ou de exaustão: Ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Obriga a que coloques esta máquina de secar roupa junto de uma janela, uma vez que o tubo tem de ficar ligado ao exterior. 
  • Máquinas de condensação: Condensam a humidade extraída da roupa em água, que pode ser canalizada para o esgoto ou recolhida num compartimento específico. Alguns modelos têm a vantagem de não teres de perder tempo a esvaziar a água do depósito.
  • Máquinas de secar de condensação com bomba de calor: Utilizam um circuito frigorífico semelhante ao do ar condicionado, composto por um compressor, evaporador e condensador.

Funções da máquina de secar roupa

Os modelos variam também nas suas funcionalidades, pelo que o melhor para ti vai estar relacionado com as tuas necessidades, os teus hábitos domésticos e a própria tarifa de eletricidade. Atualmente, praticamente todos os modelos no mercado trazem um conjunto de funções chave de origem.

A título de exemplo, se tens contratada um tipo de tarifa bi ou tri-horária, ou seja, as mais económicas, deves considerar que a tua máquina de secar roupa tenha um programa de arranque automático. Desta forma, vais conseguir programar para os dias e horários que te possibilitem controlar o gasto de energia.

10 dicas para poupar energia este inverno

Se te for importante conhecer o tempo que falta para o fim de cada ciclo de secagem, também podes optar por uma máquina que tenha essa funcionalidade. Se poupar tempo a passar a ferro for uma prioridade, então procura por um aparelho com a função antirrugas e, neste caso, o tambor vai rodar ciclicamente para não amarrotar a roupa.

Eficiência energética

A máquina de secar roupa, a seguir ao frigorífico, é o equipamento que mais energia consome quando ligada. Por isso, mais do que em qualquer outro eletrodoméstico, é recomendado que optes pelo nível de eficiência energética mais elevado possível. 

Assim, para além de contribuíres para a saúde ambiental, também vais diminuir a tua despesa mensal durante a secagem da roupa. A eficiência divide-se entre D, sendo esta a pior classificação energética, e A+++, correspondendo à melhor classificação possível.

A máquina de secar roupa com bomba de calor é a que te vai permitir uma maior poupança de energia, uma vez que armazena o calor do ar dentro do tambor. Por sua vez, as máquinas de exaustão ou por ventilação são as de custo mais inferior, mas também de menor eficiência energética.

Encontra os teus eletrodomésticos A+++ no OLX

Capacidade do tambor

A capacidade da máquina de secar roupa que pretendes comprar deve considerar, essencialmente, o número de pessoas que a vai utilizar. Uma máquina com maior capacidade vai permitir que seques todas as roupas de uma só vez, poupando-te tempo e energia. 

Quando secas roupas de cama ou toalhas de banho, estas ocupam mais espaço e são mais pesadas, exigindo uma capacidade superior em comparação com a tua roupa. Se a capacidade for pequena e se encheres muito o tambor, vai resultar em roupa amarrotada e mal seca.

Diferentes capacidades que podes encontrar numa máquina de secar roupa:

  • Capacidade pequena 4-6 kg: Para peças de pequena dimensão e para utilização até três secagens por semana;
  • Capacidade média 7-9 kg: Para peças de pequena a média dimensão e para utilização de quatro ou mais secagens por semana;
  • Capacidade grande 10-15 kg: Ideal para peças de grande dimensão e para uma utilização de quatro ou mais secagens por semana.

Estrutura das portas

As portas são um fator importante a considerar, pois podem ditar se vais ter capacidade para incluir a máquina de secar onde pretendes.

Podes optar por portas manuais, ou seja, que se mantêm abertas manualmente, ou pelas automáticas. Portas com um botão ou uma pega grande facilitam a vida de quem tem mobilidade reduzida, por isso, considera também o que será mais prático para o principal utilizador da máquina de secar roupa.

É importante que a porta abra num angulo de 180º para agilizar o processo de colocar a roupa no interior. Alguns modelos permitem ainda mudar a direção da abertura da porta para o lado que te for mais conveniente, sendo excelente para adaptar da melhor forma possível ao local onde a pretendes colocar.

Dimensão da máquina

As máquinas de secar roupa não têm todas as mesmas dimensões. Oscilam pouco entre si, mas pode ser o suficiente para ficares desiludido por não a veres encaixar exatamente no sítio onde imaginavas. Posto isto, tem atenção às medidas exatas do local e da própria máquina.

Temperaturas máximas

Em primeiro lugar, importa conferir a composição de cada roupa na própria etiqueta, para teres a certeza de que não há problema em colocá-la na máquina de secar roupa.

Conhece as temperaturas máximas indicadas para cada tipo de tecido:

Temperatura máximaTipo de tecido
70 grausAlgodão
50 grausPoliéster
Fibras sintéticas
30 grausSeda

Peças pesadas

Uma das vantagens das máquinas de secar roupa é a capacidade que têm de acelerar a secagem de peças pesadas, como gangas, casacos, roupas de cama e outras, evitando que acabem por ganhar cheiro, comum aquando estão por muito tempo no estendal, devido à humidade.

No entanto, secá-las demais também pode ser prejudicial, pois dificulta na hora de passar a ferro e também aumenta a probabilidade de a peça encolher de tamanho.

Peças proibidas

Como referido, cada peça de roupa tem as suas próprias especificidades de lavagem e secagem, de acordo com o tipo de tecido. Contudo, deves ter presente que há peças que não podem ser colocadas na máquina de secar roupa, se as pretendes conservar. 

É o caso das lãs, de peças com glitter, lantejoulas e outras. Nestes casos, podes eventualmente colocar a secar num programa para peças delicadas.

Separação por cor

Tal como acontece quando lavas a roupa, ao secar, deves separar as peças de roupa por cor, juntando as que tenham cores semelhantes. Esta dica pode também ser aplicada aos tipos de tecido. Desta forma, vais contribuir para uma maior durabilidade e conservação de cada peça.

As máquinas de secar roupa que podes encontrar no OLX

Até 200 euros – Hotpoint

As máquinas de secar roupa da Hotpoint têm tecnologia anti-vincos e antialérgico, várias definições de calor e programas especiais para diferentes tipos de tecido, para assegurar um processo de secagem que não danifique a roupa. 

Podes encontrar uma gama de secadores de condensação e bomba de calor, encontrando o modelo ideal de acordo com as tuas necessidades e preferências.

Até 150 euros – Bosch

As máquinas de secar roupa da Bosch garantem o fim da humidade. A marca anuncia-as com as máquinas mais eficientes do mundo, com a patente do condensador com autolimpeza, utilizando de forma inteligente a água condensada para limpar o próprio condensador, até quatro vezes por ciclo de secagem.

Esta garantia leva à máxima eficiência durante toda a vida útil do aparelho e deixa-te livre de preocupações.

Até 100 euros – Indesit

As máquinas de secar roupa da marca Indesit incluem funcionalidades de secagem especiais, para responder às suas diferentes necessidades de lavagem e secagem. Os secadores de roupa são fornecidos num conjunto de sistemas e tipos de secadores de condensação, bomba de calor ou de ventilação. 

Podes estabelecer a combinação ideal de temperatura, mantida constante a um máximo de 45ºC, da ação da bomba de calor, dos movimentos do tambor adaptados e dos precisos sensores de humidade, para secar de forma otimizada uma carga de até 4kg em 90 minutos.

Aqui encontras também 10 dicas para escolheres a melhor máquina de lavar roupa

No OLX tens tudo o que precisas, mesmo no que toca a desempatar os eletrodomésticos que já não usas, que estão velhos ou que servem apenas para peças. Cria já hoje um anúncio e livra-te do que não te faz falta!


Próximas leituras:

Dia Mundial do Puzzle: puzzles para todas as idades
O Dia Mundial do Puzzle é já a 29 de janeiro. A …
8 artigos colecionáveis que valem uma pequena fortuna
Sabias que os teus brinquedos antigos podem valer muito dinheiro? Verifica se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *