Categories: Mobilidade

4 citadinos usados por menos de 5000€

O orçamento não chega a um carro novo, mas nem por isso queres ir buscar um carro muito rodado ou com muitos anos. A solução para os teus desejos pode estar no segmento dos citadinos usados, que prima por se apresentar a preços mais simpáticos e entre o qual se conseguem encontrar exemplares por menos de cinco mil euros ainda com aspeto de novos, ou quase.

Nesta busca por um citadino usado, ou seja, por um carro criado a pensar em quem faz das viagens na cidade a sua vida, não te esqueças de saber o que privilegiar: boa agilidade em malha urbana, facilidade de estacionamento e consumos refreados. E uma boa dose de estilo, que os citadinos costumam ter de sobra.

Claro que, tendo tido sobretudo a sua vida na cidade, na altura de avaliares um automóvel que tenhas debaixo de olho, procura por mazelas próprias dessas lides: pequenas amolgadelas ou raspões, que poderão mais tarde dar problemas, sobretudo se exibirem sinais de ferrugem nalgum ponto.

4 citadinos usados abaixo dos 5000€

Citroën C1

A geração de 2014, na qual surgiu a partilhar mecânica com outros dois citadinos, Peugeot 108 e Toyota Aygo, fruto de um projeto conjunto PSA/Toyota, mostra um Citroën C1 que respira cidade por todas as juntas, podendo tornar-se o teu companheiro de muitas voltas – e cheio de estilo. Desta fornada, poderás encontrar duas motorizações, ambas de três cilindros a gasolina: um 1.0 de 68 cv de origem Toyota e um 1.2 com 82 cv herdado do grupo PSA, acoplados a uma caixa manual de cinco. Em comum, são mecânicas fáceis de usar, sendo que mesmo a mais fraquinha de 68 cv revela um desempenho suficientemente decente para dar resposta aos teus anseios. Em curvas mais apertadas, vais sentir um adornar que não é defeito – é feitio. No entanto, isso pode tornar-se desagradável para os restantes passageiros, que se queixarão de uma suspensão demasiado sensível.

E porque não um Citroën C1?

Fiat Panda

Se queres andar pela cidade a imaginar que estás a atravessar desertos, o pequeno, ágil e económico Fiat Panda pode facilmente tornar-se o teu melhor amigo, graças à sua alma de todo o terreno, inclusive na versão 4×2, que não deixa de exibir proeminentes para-choques ou marcadas cavas das rodas. É certo que a sua missão estará mais para enfrentar lombas de redução de velocidades e o carril do elétrico do que “ondas” de areia, mas quantas vezes não pensaste na cidade como uma selva? A solução a gasolina assente num bloco de 1.2 litros, a debitar 69 cv, pode revelar-se um quanto frustrante. Mas não desanimes: podes não ser o mais rápido do bairro, mas poderás ser aquele a quem sobra mais dinheiro ao fim do mês. É que, com uma condução cuidada, este Panda consegue ser mesmo poupadinho, também pela opção da marca de o ter equipado com pneus com baixa resistência ao rolamento. Já o seu visual, num quadrado que ambiciona ser cada vez mais redondo, não é consensual – mas é inconfundível. Se tens a carta há pouco tempo e experiência reduzida, o Fiat Panda dá uma boa ajuda, com a função City: basta carregar num botão para que a direção se torne leve e solta, o que facilita (e muito!) as manobras. Se procuras uma boa opção no mercado dos citadinos usados, aqui está ela.

Tu és mais Pandas?

Smart Fortwo

É tido como o citadino usado ideal para a confusão do trânsito urbano, pelas suas dimensões, capacidade de se arrumar em buracos exíguos e de girar quase sobre si próprio (o diâmetro de viragem é referência no segmento: 6,95m entre passeios e 7,30m entre paredes). Por isso, se te movimentas por ruas estreitas e passas horas à procura de um lugar para arrumar o carro, o Smart Fortwo pode ser o teu carro de eleição. Sobretudo se encontrares um na variante de 71 cv do bloco tricilíndrico de 999cc com uma caixa automática Twinamic, devidamente afinada para o constante para-arranca, no qual o sistema de paragem e arranque automáticos do motor funciona na perfeição e vai permitir que poupes uns euros na altura de reabastecer. E se ainda achas que o Smart Fortwo mais parece uma “caixa de fósforos”, atreve-te a marcar um teste. Apostamos que, caso não precises de mais de dois lugares, vais acabar por perceber que este automóvel é muito mais estável do que aparenta. E mesmo com ventos fortes, o assistente associado ao controlo de estabilidade vai garantir que te sentes seguro.

Encontra já os Smart Fortwo mais baratos do mercado

Skoda Citigo

Irmão do Volkswagen up! e do Seat Mii, o Citigo pode ser a resposta que procuras. Tal como a restante gama da marca checa, eis um citadino que prima pela racionalidade, sobretudo se encontrares a versão mais amiga da carteira, a Green Tec, que, com sistema de paragem e arranque automáticos do motor, recuperação de energia de travagem e pneus de baixa resistência ao rolamento, consegue consumos em linha com os blocos Diesel, tanto nas declinações de 60 como de 75 cv. Com a últimas, irás conseguir melhores arranques e fazer ultrapassagens mais rápidas. Mas, com o 60 cv, poderás ficar muito bem impressionado. E, ao contrário do que é apanágio dos citadinos usados, o Citigo conquistou as cinco estrelas Euro NCAP, muito por causa do sistema que, até 30 km/h, trava automaticamente o carro. Porém, não é carro para dares nas vistas e o que ganhas em espaço a bordo (é um dos que tem a maior mala do segmento ou não fosse um Skoda) ou em funcionalidade, com algumas soluções simples como os ganchos para prender sacos no porta-bagagem, sacrificas em estilo.

O Skoda Citigo é uma opção?

Como vês, não é difícil encontrar citadinos usados que não custem os olhos da cara. Se precisares de um empurrão financeiro, aproveita o OLX para desempatares todas aquelas coisas de que já não precisas.


Próximas leituras:

Recent Posts

Como transferir dados de um telemóvel para outro

Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um telemóvel para o…

1 ano ago

Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?

Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z Fold 4 e…

1 ano ago

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber

O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede o contrato definitivo.…

1 ano ago

Cálculo salário líquido: como fazer

Sabes se os teus descontos estão a ser bem feitos? Descobre como fazer o cálculo…

1 ano ago

10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios

Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, mesmo nos dias…

1 ano ago

Salamandra a pellets ou a lenha: qual a melhor opção?

Existem diferenças importantes entre a salamandra a pellets e a lenha. Conhece as vantagens de…

1 ano ago