Passar frio está fora de questão, mas com a aproximação do inverno, são muitas as famílias que recorrem a diferentes opções para aquecer a casa. Contudo, o conforto térmico vem com um preço. Para a carteira e para o ambiente.

Mas há uma boa notícia. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, muitas empresas têm apostado no desenvolvimento de sistemas de aquecimento e de climatização mais eficientes. Para além disso, existem alguns truques que te podem ajudar a manter o calor dentro de casa.

10 dicas para poupar energia este inverno

1. O isolamento como ponto de partida para aquecer a casa

Mesmo com o sistema de aquecimento mais eficiente, se a tua casa não estiver bem isolada, vais perder dinheiro. Isto acontece devido às trocas térmicas que ocorrem através das paredes e das janelas da tua casa. 

A solução passa por investir num sistema de isolamento eficiente, que limite essas trocas de energia com o exterior. Ao evitar essas perdas desnecessárias de calor, conseguirás reduzir o consumo de energia e poupar na fatura no final do mês.

Janelas

São uma das principais vias de entrada, mas também de fuga de calor da casa. De forma a impedires essa saída brusca de energia, opta por janelas de vidro duplo ou triplo. Na hora da escolha não te esqueças de consultar a etiqueta energética – que varia, mesmo nos modelos de vidro duplo.

Se não estás preparado para um investimento tão grande, opta por isolar as janelas existentes. Poderás encontrar nas grandes superfícies umas tiras de borracha ou fitas de espuma próprias para o isolamento de janelas. Quando posicionadas nos encaixes, impedem a entrada de vento e proporcionam um ambiente mais acolhedor. Nas portas poderás colocar um “chouriço” tapa-portas.

Paredes e chão

Para fazeres um isolamento eficiente das tuas paredes, deves aconselhar-te junto de um profissional. O investimento a fazer vai depender do tipo de isolamento necessário, do número de paredes e da área a cobrir. Estes fatores dependem muito da idade de construção da tua habitação, do tipo de habitação (apartamento ou moradia) e do clima da zona de habitação.

Se, à semelhança das janelas novas, não estás preparado para um investimento tão grande, opta pela versão low cost:

  • Forra as tuas paredes com papel de parede isolante. Poderás encontrá-lo nas grandes superfícies de venda de materiais de construção. Embora não seja tão eficiente quanto um isolamento profissional, contribuirá para a redução de perdas de energia pelas paredes.
  • Opta por usar tapetes e/ou carpetes no chão. Para além de tornarem o ambiente mais acolhedor, estes ajudarão a conservar o calor das divisões.

Telhados

Também os telhados são responsáveis por uma grande troca de calor entre o interior e o exterior da casa. Por isso, devem ser escolhidos os materiais que permitam reduzir esse efeito. Utilizar um isolamento térmico refletivo pode ser uma das soluções para manter a casa à melhor temperatura.

2. Opta pelo aquecimento solar

O aquecimento solar está na moda e é uma excelente opção para quem pretende aquecer a casa de forma sustentável. Esta solução passa pela instalação de painéis solares que captam a radiação e a convertem em energia térmica

Se pretendes construir ou renovar a tua casa, pondera esta opção. Trata-se de um investimento muito rentável a médio/longo prazo.

3. Instala um sistema fotovoltaico na tua casa

E se pudesses produzir a tua própria energia de forma ecológica? É possível e faz todo o sentido. Num país como Portugal, com tanta exposição solar, esta é uma solução rentável. Contudo, envolve um investimento inicial considerável, que só te dará retorno a longo prazo. 

À semelhança do aquecimento solar, é uma excelente opção para quem pretende construir ou renovar a casa.

4. Escolhe um recuperador de calor

Os recuperadores de calor são uma versão mais eficaz e limpa da lareira. Para além de evitarem que a tua casa se encha de fumo, permitem recuperar e direcionar o calor produzido para outras divisões da casa

Existem diferentes tipos de recuperadores de calor, com vários combustíveis. Se pretendes optar pelo mais ecológico escolhe o recuperador a pellets. Embora sejam de madeira, os pellets não exigem o abate de árvores. Esta matéria-prima é um subproduto da madeira que, normalmente, já não tem destino.

Se não tens uma lareira, poderás considerar numa salamandra a pellets. Uma coisa é certa, vais gastar bastante menos do que com aquecimento elétrico ou a gás.

Como escolher a melhor salamandra para aqueceres a tua casa

5. Diz não aos aquecedores a óleo e aos termoventiladores

Se só precisares de ligar o aquecedor durante uma ou duas horas por dia esta não é uma solução dispendiosa. Contudo, se a ideia é aqueceres várias divisões e manter a sua temperatura constante, sugerimos-te que faças as contas. 

Verás que, muito provavelmente, esta não será a alternativa mais adequada para aquecer a casa. Mais vale investires mais dinheiro no início, num sistema eficiente, e obteres o retorno mais tarde. Ao fazê-lo, pouparás o dinheiro e o planeta.

Se apenas pretendes um uso muito pontual e numa divisão pequena, esta pode ser, ainda assim, a melhor opção para ti.

6. Usa sacos de água quente

Esta solução não vai propriamente aquecer a casa, mas sem dúvida que vai deixar a tua cama em brasa. Os sacos, ou botijas, de água quentes são a forma mais simples e económica de te manteres quente. Podes optar por colocá-lo ao teu colo no escritório ou em cima dos teus pés quando estiveres no sofá.

7. Agasalha-te

Será que vale mesmo a pena gastar dinheiro em energia para poderes andar de manga curta em casa? Bom, isso depende da perspetiva e do teu orçamento, é claro. Contudo, quanto mais agasalhado estiveres, menos necessidade sentirás de aquecer a casa.

Como deves ter percebido, o isolamento é fundamental para um aquecimento eficiente da casa. Quanto às opções de aquecimento e fontes de energia, são várias as alternativas. Poderás até conjugá-las e optar, por exemplo, pelo sistema de ar condicionado movido a energia solar. 


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *