Categories: Desporto e Lifestyle

Guia passo a passo para restaurar motos antigas

Amas de coração uma moto antiga que remonta ao tempo do teu avô ou simplesmente encontraste à venda uma verdadeira relíquia que queres restaurar? Este guia é para ti.

Sugerimos que cries inicialmente o teu orçamento, com um plano de gastos mensal, por exemplo, para aquisição de material. Esta é uma forma de seguires um fio condutor e não te perderes, de forma a inviabilizar o teu projeto.

Restaurar motos antigas pode ser, para alguns, uma profissão, um hobby, uma satisfação pessoal ou uma arte. Aqui reunimos um passo a passo completo para dares uma nova vida a essa obra de arte.

Antes de iniciar o trabalho de restauração, convém reunir o máximo de dados possíveis, existentes sobre a moto usada. Com base na marca, o país de origem e o ano de fabrico, será mais fácil adquirires o manual de peças e o esquema de montagem. Já percebeste o quanto isso te irá facilitar o trabalho, não já?

Apesar seres o autor do restauro, deves falar com mecânicos experientes e, até mesmo, colecionadores, para que possas ter acesso a informação de qualidade e para esclareceres as dúvidas que surjam pelo caminho. A técnica ditará o resultado.

Prepara a câmara fotográfica

Antes de colocares mãos à obra, encara o restauro de uma moto antiga, tal como acontece com os carros antigos, como um trabalho de investigação de material e logística, que depende do teu rigor e disponibilidade para o sucesso do teu trabalho.

Prepara-te para muitas fotografias e um resumo da ordem das anilhas, dos espaçadores e dos vedantes. Coloca etiquetas nas peças desmontadas e guarda-as em sítios certos, para que depois seja mais fácil montar o puzzle. Não queremos que no final te faltem ou sobrem peças.

Está atento ao passo a passo para iniciares a restauração:

  1. Verificar o estado geral da moto antiga: verificar se todas as peças estão originais seguindo, se possível, uma foto de origem; observar todos os componentes como manetes, símbolos, guarda-correntes, guarda-lamas, guiador, farol, farolim;
  2. Desmanchar: conforme o vais fazendo, tem o cuidado de fotografar, anotar e marcar todas as peças. Arruma em sítios identificados e, de preferência, fechados;
  1. Cromados: verifica-os e deixa de parte para mandar para as cromagens de profissionais. Antes dos anos 20, os acabamentos eram, geralmente, niquelados e não cromados;
  2. Procurar peças: o escape, a curva, o selim, o farol, o farolim, as bichas cabos, manetes, guarda-lamas e guarda-correntes podem precisar de ser novos ou podem estar em falta;

À procura de peças para restaurar a tua mota?
Temos estas peças mesmo à tua espera!

  1. Decapar: o quadro, a jato de areia, e as restantes peças. Podes lixar com lixa de água. Aproveita para fazer exercício de braços ao lixar e polir metal;
  2. Pintar: podes pintar com aparelho de enchimento, mandar a um profissional ou pintar à mão. Aplica várias camadas de primário antiferrugem, seguidas da pintura e de verniz protetor. Escolhe uma tinta acrílica à base de água ou com acrílico de brilho direto.
  3. Vistoria: se a mecânica não é o teu forte, considera levar o motor a um profissional para detetar se existem problemas como danos no cilindro ou fendas.

A suspensão deve ser revista e, se necessário, restaurada. Também o circuito elétrico merece especial atenção. Se estiver completamente destruído, não desanimes e verifica se os seus componentes podem ser aproveitados.

  1. Motor: depois da aprovação de que está bem de saúde, lembra-te de limpar sempre as roscas das carcaças antes de fechar o motor. Assim evitarás rachas por pressão devido a poeiras e a sujidade interna;
  2. Pormenores: dá o teu cunho pessoal aos pormenores. Troca a capa do assento, caso esta esteja gasta ou prefiras um destaque diferenciado, por exemplo.

O reaproveitado e o novo

Tudo o que for borrachas, pastilhas de travão e discos de embraiagem, deve ser tudo novo, no caso de uma moto antiga. A tua segurança não deve ser descurada.

Em relação aos casquilhos, rolamentos, raios e aros de roda, devem ser verificados, tal como, o estado da ferrugem no depósito. Este pode ser limpo e revestido para novo uso.

Todo o material de substituição pode ser também comprado como usado. Aliás, comprar peças usadas é uma excelente opção para economizares aquando o restauro da tua moto.

Desde parafusos, fios, cabos, pistões, engrenagens a outras peças de maior calibre, podem ser comprados num site de referência de venda de artigos em segunda mão. Poderás surpreender-te com a quantidade de particularidades disponíveis online.

Já um cilindro, um carburador, o motor ou a bomba do óleo, poderão ser mais difíceis de substituir, mas poderão ser recuperados. Se a certa altura te faltar alguma peça, experimenta colocar um anúncio!

Dedicar tempo, criar uma experiência

Restaurar uma moto antiga não se resume apenas a desmontar, limpar, pintar e voltar a montar. Existe uma quantidade de trabalho minuciosa e que o restauro completo pode ser moroso. Contudo, uma coisa é certa: o resultado será ultra entusiasmante.

Restaurar motos é um projeto que vai pedir a tua entrega mas, no final, vai deixar-te com uma recordação única de valor incalculável.

E por falar em valor… após o restauro e após dares umas voltas e uns bons passeios com a tua Mona Lisa, exibi-la aos teus amigos, familiares e até aos mecânicos que te ajudaram no processo, já pensaste no quanto poderá valer a tua moto?

Se achares um ótima ideia obteres um lucro com o teu trabalho e, se estiveres para aí virado, coloca-a à venda! Quem sabe se não se torna num bom motivo para iniciares um novo projeto.

Restaurar motos é uma verdadeira arte. Terminada a reforma da tua moto antiga, deves preocupar-te com a manutenção da mesma, para que todo o projeto não tenha sido em vão.Não tens ainda uma moto, mas ficaste entusiasmado com este guia? Então faz-te à estrada e pesquisa sobre motos antigas para começares a traçar o teu plano de restauro.


Próximas leituras:

Erro de JavaScript no OLX
É possível que tenhas recebido um erro no OLX a informar-te de …
Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …

Recent Posts

Erro de JavaScript no OLX

É possível que tenhas recebido um erro no OLX a informar-te de que o JavaScript…

2 semanas ago

Como transferir dados de um telemóvel para outro

Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um telemóvel para o…

1 ano ago

Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?

Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z Fold 4 e…

1 ano ago

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber

O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede o contrato definitivo.…

1 ano ago

Cálculo salário líquido: como fazer

Sabes se os teus descontos estão a ser bem feitos? Descobre como fazer o cálculo…

1 ano ago

10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios

Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, mesmo nos dias…

1 ano ago