Categories: Mobilidade

3 motos de viagem perfeitas para uma road trip

Se procuras uma moto económica, fácil de estacionar, ágil para as voltinhas do dia a dia na cidade e que possas conduzir com carta de carro, dizemos-te já que as motos de viagem não são o ideal para ti! Mas se queres partir à aventura e percorrer o país de uma ponta à outra, ao longo de centenas de quilómetros, evitando IP’s e autoestradas, sem pressas e a curtir a natureza, já é outra conversa.

Se a decisão está tomada e tens a certeza que queres uma moto de viagem que te permita fazer muitos e bons quilómetros, deves olhar para o conforto, a potência e a versatilidade em diferentes terrenos. E não tens sequer de ficar “preso” a uma categoria específica.

Motos de viagem ideias para fazer uma road trip

Honda Africa Twin

Numa maratona de descobertas, como deve ser uma road trip, não vais querer ficar o tempo todo no asfalto; vais querer criar alternativas à rota inicial e, normalmente, por trilhos e estradões de terra. Nesses momentos vais precisar de uma moto pensada para levar para maus caminhos, uma “trail” à séria, como é Honda Africa Twin.

A referência japonesa, reconhecida pela ciclística quase imbatível, mas a que faltava um pouco de emoção no punho do acelerador, regressou ao catálogo da Honda em 2016, totalmente revista e voltou a renovar-se em 2020, ficando ainda mais potente, mais leve e equilibrada do que antes, disponível em duas versões: a base (mais focada no fora de estrada) e a Adventure Sports para os amantes das viagens mais longas e com mais conforto.

O bloco de dois cilindros viu a potência aumentar para 102 cv, tornando a motorização mais elástica e com maior disponibilidade desde baixa rotação. No que toca a consumos, são muito semelhantes aos das versões anteriores, apontando aos 5 litros/100 km em ritmos tranquilos e podendo chegar aos oito em condução acelerada por autoestrada e com as malas na traseira da “Big Tank”. As caixas, tanto a manual como a DCT, foram melhoradas e estão mais leves e mesmo com muito mais eletrónica, com seis programas de condução disponíveis (Urban, Tour, Gravel, Off-Road e dois User, personalizáveis), a Africa Twin está 5 kg mais leve. Outra novidade é o painel TFT de 6.5”, tátil, com tecnologia Apple e GPS, na lista de equipamentos que inclui luzes LED ajustáveis, punhos aquecidos, “cruise control”, entre outros.

Quanto custa uma Honda Africa Twin usada?

BMW S 1000 XR

Numa toada mais estradista, a “supermotard” da BMW é a descendente direta da RR, desenvolvida para conjugar na perfeição a sua aptidão para longas viagens dentro e fora do asfalto. Tudo isto com um carácter desportivo, uma excelente ergonomia e uma posição de condução direita e descontraída que permite “lutar por cada curva e cada reta durante todo o dia”, assegura a marca bávara. O motor é o mesmo tetracilíndrico em linha da nova RR, otimizado para a XR, com perfis especiais das árvores de cames e coletores específicos, para uma potência de 165 cv às 11.000 rpm e 114 Nm de binário, disponibilizando a faixa de utilização mais alargada da sua classe. Não vais sentir falta de potência em nenhum momento de condução.

A nível de tecnologia, o ecrã TFT de 6,5″ substitui o painel de instrumentos e o BMW Motorrad Connectivity liga o telemóvel, a moto e o capacete através de Bluetooth, para poderes navegar, falar e ouvir a tua música favorita.

Totalmente preparada para a estrada, a BMW BMW S 1000 XR tem um compartimento para cartões de portagem e um espaço de arrumação debaixo do banco do passageiro, com 1,8 l de capacidade, a que podes juntar as malas e uma “top-case”. O suporte para malas em magnésio, integrado na moto, é leve, totalmente desmontável e instala-se facilmente.

Esta moto é mais a tua onda?

Harley Davidson Road King

Se definitivamente a terra, a lama e o pó não são os teus ambientes e és mais adepto de uma filosofia “easy rider” para as longas tiradas por estradas asfaltadas, estradistas como a Harley Davidson Road King são a escolha certa. Desde logo, porque neste tipo de motos tudo gira em torno do conforto e comodidade dos passageiros, principalmente do condutor, que viaja instalado confortavelmente numa “poltrona”. Na Road King, o acabamento é de luxo. A altura do assento ao solo (705 MM) transmite confiança, apesar do porte avantajado: 360 kg de peso a cheio, 2450 MM de comprimento e 1625 MM na distância entre eixos. Pode parecer um monstro, mas em movimento mostra-se surpreendentemente ágil, muito confortável e segura, mesmo nos encadeamentos de curvas apertadas em estradas de montanha. A marca anuncia autonomia para mais de 300 km, com média de consumo que ronda os 6 litros/100 km.

O motor é um dois cilindros em V, com 1746 cc e 147 Nm de binário às 3250 rpm, que dá gozo explorar em baixas, acompanhados por uma nota de escape forte e grave. Se gostas de dar nas vistas… esta moto é para ti!

Aqui estão 3 motos de viagem que, além de te permitirem utilizações diferentes, te vão levar onde quiseres com todo o conforto. Se ficaste com vontade de trocar a tua moto antiga, anuncia-a já no OLX!


Próximas leituras:

Recent Posts

Erro de JavaScript no OLX

É possível que tenhas recebido um erro no OLX a informar-te de que o JavaScript…

2 semanas ago

Como transferir dados de um telemóvel para outro

Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um telemóvel para o…

1 ano ago

Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?

Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z Fold 4 e…

1 ano ago

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber

O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede o contrato definitivo.…

1 ano ago

Cálculo salário líquido: como fazer

Sabes se os teus descontos estão a ser bem feitos? Descobre como fazer o cálculo…

1 ano ago

10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios

Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, mesmo nos dias…

1 ano ago