Comprar um forno elétrico pode ser uma tarefa que traz muitas dúvidas. Contudo, existem aspetos que não podem deixar de ser tidos em conta quando inicias esta pesquisa.

Como acontece com outros eletrodomésticos, a parte tecnológica é muito importante, quer para o impacto na fatura da eletricidade ao final do mês, quer no que respeita ao tempo de vida útil do aparelho em si.

Neste guia, reunimos os diferentes tipos de fornos elétricos que existem e os critérios mais importantes a ter em conta na hora de escolher.

O que ter em conta na hora de comprar um forno elétrico

Estes são os aspetos fundamentais a ter em conta na hora de ir à procura dos melhores fornos elétricos.

Tipos de fornos elétricos

O forno escolhido deve corresponder aos teus hábitos alimentares, ao espaço disponível e ao teu orçamento.

  • Fornos convencionais: Estes são os fornos elétricos mais comuns, com cerca de 60 centímetros, que oferecem uma resistência superior e inferior com a qual aquecem o ar.
  • Fornos multifunções: Estes fornos elétricos são ventilados com resistência circular e oferecem múltiplas funções de cozedura e de limpeza.
  • Fornos microondas: Idênticos ao tipo de fornos elétricos anteriores, compactos, ainda que com a função extra de microondas.
  • Fornos de vapor: Os fornos elétricos que funcionam a vapor são multifunções, podendo ter até três funções de vapor. Nos modelos mais recentes encontras ainda a opção de cozedura a vácuo, permitindo que prepares refeições sem gordura adicionada.
  • Mini-fornos: Os mini-fornos ou fornos portáteis são fornos elétricos de dimensões mais reduzidas que os modelos comuns, mas que oferecem a mesma variedade de funções de cozedura dos alimentos. A única desvantagem é que a capacidade e a potência são menores.

Encontra o forno ideal para a tua cozinha!

Capacidade

A capacidade de um forno é medida em litros e ajuda-te a perceber se o modelo é adequado para o número de pessoas em casa. Para teres uma ideia, segue estas recomendações:

  • Para uma pessoa, um forno de 10 a 20 litros vai ser suficiente;
  • Para 2 pessoas, são recomendados fornos de 35 a 40 litros;
  • Para 3 a 4 pessoas, são necessários fornos de 40 a 70 litros;
  • Para mais de 4 pessoas, opta por um de 70 litros.

Tamanho

Agarra na fita-métrica e mede o espaço disponível para receber este novo eletrodoméstico. Um forno compacto terá, aproximadamente, as medidas de um cubo de 45 cm (LxHxC). Já um forno convencional, de vapor ou de embutir pode chegar aos 60 cm de largura. Os maiores (normalmente de mais 50 Litros) podem atingir os 75 cm de largura.

Vê ainda se há tomadas próximas ou se será necessário fazer algum tipo de adaptação. Considera também o espaço para abrir a porta do forno, além da área em redor para que os móveis ou outros eletrodomésticos não fiquem quentes quando estiverem a ser utilizado.

Classificação energética

Este eletrodoméstico é um dos que mais contribui para o aumento da fatura de eletricidade ao final do mês, pelo que deve ser o mais eficiente possível. Procura um equipamento com, pelo menos, classificação energética “A+”. Outra forma de avaliar é através do consumo por ciclo, expresso em kWh/ciclo. Procura um modelo que ronde os 0.7 kWh/ciclo, para que seja considerado eficiente.

Quanto maior for a dimensão do forno, mais tempo vai levar até ficar totalmente aquecido, o que se reflete num maior gasto energético.  Para reduzir o impacto do consumo de energia do forno ao final do mês, também podes ter alguns cuidados, como diminuir as perdas de energia, evitando abrir a porta do forno com ele ligado, por exemplo.

Artigo relacionado: Tudo o que precisas de saber sobre a nova etiqueta energética

Potência

A potência é medida em Watts (W) e vai determinar o tempo que o forno demora a aquecer. Por consequência, a potência também vai influenciar o tempo necessário para os alimentos fiquem prontos. Por norma, encontras nos fornos elétricos de embutir uma maior potência que os fornos de bancada, mini fornos ou fornos portáteis.

Como referência, procura um modelo com cerca de 2.100 W de potência do forno. Se tiver função grill, a potência do grill deve rondar os 1.500 W.

Sistema de abertura

Existem dois tipos de sistemas de abertura nos fornos elétricos.

  • Carrinho removível: Facilita a colocação e retirada dos utensílios que vais utilizar, tal como se de gavetas se tratasse, sendo uma solução prática para retirares travessas sem te queimares ou fazeres um grande esforço. No entanto, exige que abras a porta na integra para acompanhar a confeção o que leva a uma maior perda de calor.
  • Sistema convencional: A abertura pode ser para baixo ou lateral. Permite um acesso mais fácil ao que está a ser cozinhado, com a vantagem de não ser necessário abrir a porta na sua totalidade e, por conseguinte, perder calor por isso.

Sistema de limpeza

Os fornos elétricos já oferecem diferentes sistemas de autolimpeza:

  • Fornos pirolíticos: Atingem uma temperatura superior a 500ºC, durante um período até 3 horas, para eliminar as partículas orgânicas, como as gorduras, e os fragmentos inorgânicos. Estes fornos estão protegidos por portas especiais, que mantém a temperatura a 60ºC durante a pirólise e a 30ºC durante o cozimento a 200ºC. A porta permanece também fechada até o forno arrefecer, limitando a possibilidade de queimaduras.
  • Fornos hidrolíticos: Utilizam um ciclo de vapor especial que combina evaporação e condensação, remove a gordura e a sujidade da cavidade do forno de uma forma simples, rápida e ecológica, deixando a sujidade ficar mole e descolar. O processo demora cerca de 30 minutos.
  • Fornos catalíticos: Neste caso, o forno de catálise tem as paredes internas porosas e ásperas ao toque, que absorve toda a gordura do cozimento. Este sistema de limpeza vai, então, destruir os respingos de gordura por oxidação durante o cozimento de pratos acima dos 200ºC. É um sistema inteligente e rápido, pelo que basta que ligues o forno na temperatura máxima por 10 a 15 minutos, ao final de cada utilização. Apesar disto, no final é ainda necessário terminar de limpar para tirar toda a gordura restante.

Artigo relacionado: 11 dicas para teres uma cozinha sustentável

Conetividade

Atualmente é possível encontrar fornos elétricos com ecrãs LCD e sistemas que incluem uma série de programas pré-definidos, com o intuito de te ajudar a cozinhar diferentes alimentos de forma mais simples e prática.

Existem fornos onde podes acompanhar os vídeos das tuas receitas, enquanto as cozinhas. Outros, com ligação WiFi, permitem acompanhar a cozedura e ter controlo total, mesmo à distância, através de uma aplicação no smartphone. Por fim, os fornos com guias telescópicas podem colocar e remover o tabuleiro do forno sozinhos.

Preço

Os valores dependem de todos os fatores mencionados, desde a dimensão e capacidade, aos extras e à tecnologia que pretendas ter neste eletrodoméstico.

No OLX encontras fornos elétricos dos 50 aos 800 euros. São excelentes oportunidades para fazer grandes negócios, nesta que é a maior plataforma de classificados do país.

Os melhores fornos elétricos que podes encontrar no OLX

Quais são, afinal, os melhores fornos à venda no OLX?

#1 Forno Candy FCP602X

Encontras este forno elétrico de embutir da Candy no OLX, por cerca de 135 euros. Com 65 litros de capacidade, é um multifunções que oferece 8 modos de cozedura. É um eletrodoméstico de classe A+, com potência total de 2100 W.

O seu design prima pela simplicidade, tornando-o compatível com qualquer cozinha. Além disso, as prateleiras têm função anti inclinação, garantindo uma estabilidade perfeita, quer durante a cozedura, quer ao remover as louças do forno.

#2 Forno Balay 3HB2010X0

Se procuras um forno convencional, este da Balay é uma ótima opção. À venda apenas por 150 euros no OLX, oferece-te 5 funções de cozedura, com aviso de paragem e um sistema de pré-aquecimento.

Com capacidade de 66 litros e potência é de 2800 W, usa lâmpada de halogénio. É um bom multifunções que se encontra na classe A (de A+++ a D).

#3 Forno Hotpoint FA2 540 H IX HA

Este forno de encastre da Hotpoint tem uma tecnologia elétrica avançada para que poupes energia enquanto cozinhas. De 66 litros de capacidade, este multifunções atinge a potência total de 2900 W.

Vem equipado com o sistema de autolimpeza hidrolítico. Tudo isto disponível no OLX por apenas 200 euros.

#4 Forno SMEG SFP6104TVN

Este é um dos fornos elétricos mais avançados tecnologicamente que podes encontrar no OLX, por 650 euros. Com uma potência máxima de 3000 W, oferece 50 programas automáticos que incluem 10 receitas personalizáveis.

Podes ainda contar com um ecrã tátil colorido, sistema de autolimpeza pirolítico e termostato de segurança, classe energética A+, para além do pré-aquecimento rápido e o sistema soft close, para fechares a porta sem esforço ou barulho.

Artigo relacionado: Vê ainda 10 dicas imperdíveis para organizares a tua cozinha

Para instalares o teu novo forno elétrico em segurança, não hesites em procurar um profissional no OLX. Aqui encontras os mais indicados para este tipo de instalação.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *