Destralhar a casa é mais do que fazer uma limpeza profunda: é dar uma nova vida a qualquer espaço. Descobre os benefícios para a saúde física e mental, e como o fazer com 6 dicas simples.

As vantagens de destralhar a casa

Destralhar a casa significa tornar os espaços mais confortáveis e harmoniosos. Morar numa casa livre de excessos favorece o bem-estar de quem a habita, já que os espaços saturados são propícios a ruídos visuais, que podem provocar sensações negativas que se refletem no nosso estado emocional e mental. 

Estas são as principais vantagens de destralhar a casa:

  • Maior limpeza. Quantas mais coisas tiveres em casa, mais difícil é de limpar, além de que vais acumular mais poeira. Destralhar a casa permite-te ter um espaço mais limpo e saudável;
  • Menos stress. A desordem pode levar à ansiedade e baixa autoestima. Nada melhor que destralhar a casa para te sentires melhor contigo mesmo. Torna esta tarefa numa atividade terapêutica e fá-la sem esforço. Uma casa arrumada pode ser muito relaxante;
  • Mais espaço. Se tens menos coisas em casa, vais conseguir ter também mais espaço. Se trabalhares em homeoffice, esta é uma vantagem essencial de destralhar a casa, uma vez que um ambiente organizado permite que a criatividade flua e que a produtividade aumente;
  • Mais tempo. Se tens menos coisas em casa, vais ter menos necessidade de dedicar tanto tempo a limpar e procurar, o que te deixa mais livre para usufruíres do teu lar e mais disponível para te divertires;
  • Maior segurança. Quanto mais tralha acumulada tens em casa, maior o risco de segurança. Com crianças ou animais, a situação é mais grave e a desarrumação pode levar a pequenos acidentes, que seriam facilmente evitáveis.

Vende o teu material escolar usado no OLX e ganha uns trocos

Como destralhar a casa com estas 5 dicas

Destralhar a casa pode ser uma tarefa simples e, em alguns casos, terapêutica. Ajuda a dar valor ao que se tem, a descobrir tesouros escondidos e outros que se julgavam perdidos para sempre. Descobre como o fazer, com estas dicas.

1# Seleciona e separa o que é útil e inútil

O primeiro passo para destralhar a casa é separar o que é útil e inútil, o que gostas do que não gostas e livrares-te de tudo o que não tem uso.

Escolhe uma área, por exemplo o armário da roupa, tira tudo para fora e começa a criar 4 montes diferentes.

  1. Para reciclar ou eliminar: meias sem par ou com buracos, roupa interior em mau estado ou roupa em mau estado que pode ser útil para reciclar ou para criar trapos;
  2. Para vender ou doar: tudo aquilo que já não usas há mais há mais de 1 ano, por exemplo, mas que continua em bom estado;
  3. Para recuperar: o que usas e queres manter, mas precisa de um pequeno remendo;
  4. Para usar: o que usas com alguma frequência e está em bom estado.

Depois, aplica a mesma fórmula ao armário da loiça, dispensa, banca da casa de banho, área de trabalho ou estudo, arrumos e outras áreas onde existe a tentação de acumular.

Mesmo uma casa grande dispensa o excesso de objetos inúteis, que muitas vezes guardamos porque um dia podem ser necessários ou simplesmente por nostalgia ou saudade. Contudo, quanto mais itens destes tivermos, mais a casa parece cheia e, por vezes, desarrumada.

#2 Remove para ganhar espaço

O que fazer com o que fica na primeira pilha? Evita a tentação de apenas mudar estes objetos de sítio. Apenas estarás a levar a poluição visual para outro lado, sem resolver a questão.

A eliminação é uma parte importante do processo de destralhar a casa. Muitas vezes, a desorganização deve-se ao facto de termos muitas coisas e ser difícil decidir sobre o que é realmente importante. Para eliminar as coisas de forma mais simples, começa por aquelas com que tens menos ligação emocional.

#3 Vende o que já não usas

Se existem móveis, caixas ou bancos de arrumação que não têm funcionalidade, o melhor é vender. Em geral, por toda a casa, existem várias coisas que podes reduzir e que têm impacto visual no teu dia a dia, tais como: 

  • Roupa. Vender roupa usada é cada vez mais comum. Além de libertares espaço nos teus armários, também podes ganhar algum dinheiro extra. Permites uma segunda vida às peças que se encontram em bom estado, mas com as quais já não te identificas ou não te servem, e desenvolves uma atitude sustentável.
  • Livros. É natural que queiras guardar os livros que mais gostas. Os restantes, vende-os e permite que alguém tenha acesso a esse mesmo conhecimento, ao qual podia até nem comprar ao preço base. Vê como vender os livros usados e ganha espaço em casa e dinheiro.
  • Antiguidades. Loiça, mobília, obras de arte, peças decorativas… Todos temos antiguidades destas em casa, sem utilização, e algumas podem valer verdadeiras fortunas.
  • DVDs antigos. Os DVDs antigos captaram o interesse de colecionadores. Alguns deles podem mesmo valer um bom dinheiro, de acordo com a sua raridade e estado de conservação. Vale a pena fazer uma pesquisa e destralhar a casa também dos teus DVDs antigos.
  • Telemóveis. Se conseguires encontrar o teu primeiro telemóvel ou um modelo antigo, algures numa gaveta em casa, podes ganhar algum dinheiro. São vários os modelos do interesse de colecionadores.
  • Brinquedos. Quem tem crianças sabe que os brinquedos se multiplicam à velocidade da luz. Uma boa forma de destralhar a casa destes objetos é ir vendendo o que já não é utilizado, à medida que as crianças ultrapassam a idade recomendada para o brinquedo.
  • Pequenos eletrodomésticos. Destralhar a casa de pequenos eletrodomésticos que já não usas é essencial, principalmente numa divisão da casa como a cozinha. Se determinado eletrodoméstico está parado ou guardado no armário há meses, apenas está a ocupar espaço que podia servir para outro tipo de organização. Se os eletrodomésticos estão em bom estado, aproveita para vender no OLX e ganhar algum dinheiro com isso.

Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

#4 Limpa o espaço

Para um espaço harmonioso, liberta todas as mesas, bancadas e superfície de móveis o máximo possível. Vais ver que além de te ajudar a destralhar a casa, este passo vai dar uma verdadeira sensação de leveza ao ambiente.

Já ouviste falar da japonesa mestre em organização? Estamos a falar de Marie Kondo. Podes encontrar o seu best-seller Arrume a sua casa, arrume a sua vida no OLX e descobrir mais sobre esta paixão em torno da organização.

#5 Organiza a casa

Existem inúmeras técnicas e dicas de organização até para as casas mais pequenas. Começa pelo mais básico: com organizadores de sapatos, caixas e cestas.

Se vires que precisas de mais soluções, opta pelos móveis funcionais como camas com gavetas, móveis modulares, entre muitos outros. Quanto mais práticos e funcionais forem os teus móveis, mais organizada vai ficar a tua casa.

Descobre ainda como manter a casa organizada em 5 passos

Se procuras uma lufada de ar fresco, começa por destralhar a casa seguindo estas dicas. E se quiseres ir ainda mais longe, vê estes 7 truques para adotares um estilo de vida minimalista.

É importante deixar que as coisas completem o seu ciclo de vida e que depois sigam outros destinos, deixando mais espaço livre para viveres a tua casa. O OLX é o local ideal para destralhar a casa e, ainda assim, ganhar dinheiro com isso. Experimenta!


Próximas leituras:

As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …
Como preparar a casa para o inverno? 9 dicas imperdíveis
As temperaturas baixas estão aí. Descobre como preparar a casa para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *